Sejam bem-vindos!

O Museu Antropológico Diretor Pestana, instituição de custódia criada em 1961 e mantida pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE) preserva e disponibiliza documentos de valor informativo e histórico da comunidade pertencente à memória de Ijuí e região noroeste do Rio Grande do Sul. A documentação institucional possui natureza arquivística, consequência da gestão do arquivo, que reflete as atividades realizadas ao longo de sua trajetória. As doações reúnem coleta ou seleção de itens documentais da comunidade por sua relevância e temática, misturando-se diferentes procedências que formam as coleções. Os fundos possuem natureza arquivística por identificar atividades de indivíduos, famílias ou entidades e representam o contexto de produção. Assim, este acervo de custódia do MADP, torna-se referência para pesquisadores interessados pela cultura regional do Rio Grande do Sul. A documentação reúne documentos de diferentes gêneros como audiovisual, bibliográfico, cartográfico, iconográfico (fotografias), musical, sonoro e textual. A seguir o guia de fundos e coleções:

  • Ao utilizar imagens do acervo, referenciar/citar o nome do fundo ou coleção, seguido da informação "preservado no Museu Antropológico Diretor Pestana".
  • Esta base de dados é um repositório de informações do acervo documental viabilizado pelo projeto “Difusão da memória social de Ijuí e região noroeste do Rio Grande do Sul: acesso eletrônico ao acervo fotográfico das atividades econômicas registradas no período 1900-1990”, financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul/Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio de edital Sedac n. 8/2016 “Pró-cultura RS FAC dos Museus”. O objetivo principal do projeto foi digitalizar parte da documentação das coleções Eduardo Jaunsem, Família Beck e Ijuí, a fim de garantir a preservação dos arquivos originais e o acesso aos representantes digitais, bem como disponibilizar a descrição pela internet.

    Para mais informações institucionais:

    • Acesse a página oficial do MADP
    • Acesse a página sobre a FIDENE

    COMO PESQUISAR nesta plataforma:

    Desejamos uma ótima pesquisa!