Collection HE - Hemeroteca

Identity area

Reference code

BR RSMADP HE

Title

Hemeroteca

Date(s)

  • A partir de 1842 (Creation)

Level of description

Collection

Extent and medium

Documentos textuais; 40 títulos de publicação.

Context area

Name of creator

Biographical history

Archival history

A formação da hemeroteca ocorreu com a aquisição de diversos títulos de jornais, principalmente, durante a década de 1970 e 80. A política de guarda de jornais foi redefinida no ano de 2003 pelo Conselho de Direção do Museu e aprovada pelo Conselho Diretor da Mantenedora. Deste modo, O Museu levantou jornais que não seriam mais de interesse de guarda e fez a doação de 1530 volumes referentes a 68 títulos aos respectivos municípios produtores dos mesmos. Até esta data eram arquivados 92 títulos de jornais.

PROJETOS EXECUTADOS

  • “Preservação da Memória Jornalística de Ijuí”. Projeto executado através com patrocínio do Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí (DEMEI), por meio da Lei de Incentivo à Cultura do RS (LIC) no ano de 2004, que proporcionou a reprodução das edições dos jornais “Correio Serrano” e “Die Serra Post”, viabilizando a pesquisa, já que o estado de conservação dos originais não permitia mais o manuseio para consultas. Assim, os títulos foram microfilmados e digitalizados, totalizando 102 mil páginas. As reproduções estão disponíveis para acesso em banco de dados local, tanto as cópias em microfilme, por meio de equipamento de leitura, quanto as cópias digitalizadas.

  • “Difusão da memória social através da imprensa em ljuí e Rio Grande do Sul: conservação do acervo de jornais e acesso eletrônico às publicações sobre a revolução farroupilha (1838-1840) e o cooperativismo regional (1973-1994)”. Projeto executado através de financiamento do Pró-Cultura RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Edital SEDAC nº 07/2021 do Concurso FAC Patrimônio no período entre 2022 e 2023, submetido pela Associação de Amigos do Museu Antropológico Diretor Pestana (AMADP). A realização do projeto viabilizou atividades de conservação preventiva e de acesso para a pesquisa. Quanto à conservação, o Museu adquiriu um sistema de módulos de arquivos deslizantes de aço para a conservação preventiva dos jornais da coleção Hemeroteca (HE) e um ar-condicionado para a sala de reprodução documental. Quanto à difusão, um scanner de documentos de dimensão A2 foi adquirido para a digitalização dos títulos “O Povo” e “Cotrijornal”, a fim de garantir a preservação em longo prazo dos originais, por meio do acesso aos representantes digitais e seu inventário pela internet.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

O objetivo da hemeroteca é preservar, tanto os jornais produzidos no município de Ijuí e Noroeste do Rio Grande do Sul. Também inclui títulos de cunho histórico e político, com temáticas relacionadas ao patrimônio histórico-cultural, por isso, a permanência de edições de fora do estado. Atualmente, o conjunto reúne 40 títulos, relacionados à cidade de Ijuí, Estado do Rio Grande do Sul e Brasil, em sua maior parte, proveniente de Ijuí e região. Na coleção, também há suplementos de diferentes locais, com temas comemorativos ou de âmbito histórico.
DESTAQUES NA COLEÇÃO

  • Jornais “Correio Serrano” e “Die Serra Post”: o Museu preserva edições de 1917 a 1988 do Correio Serrano e edições de 1919 a 1984 do Die Serra Post. As reproduções das edições pelo projeto “Preservação da Memória Jornalística de Ijuí” (2004) estão disponíveis para acesso em banco de dados local, tanto as cópias em microfilme, por meio de equipamento de leitura, quanto as cópias digitalizadas.

  • Jornais “Cotrijornal” e “O Povo”: O Museu preserva 220 edições entre 1973 e 1994 do Cotrijornal, produzido pela Cooperativa Tritícola Serrana Ltda (COTRIJUÍ) e o fac-símile das 160 edições de O Povo, jornal político, literário e ministerial da República Rio Grandense produzido no contexto da Guerra dos Farrapos. As reproduções das edições pelo projeto “Difusão da memória social através da imprensa em ljuí e Rio Grande do Sul: conservação do acervo de jornais e acesso eletrônico às publicações sobre a revolução farroupilha (1838-1840) e o cooperativismo regional (1973-1994)” estão disponíveis para consulta online através dos catálogos do “Cotrijornal” e de “O Povo”.

  • “Jornal da Manhã”: jornal produzido em Ijuí desde 1973, com todas as edições preservadas pelo Museu até os dias atuais. A coleção ainda não foi reproduzida, mas os originais podem ser consultados na sala de pesquisa e as reproduções de datas específicas podem ser solicitadas mediante atendimento presencial ou a distância (agende sua pesquisa).

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Disponível para consulta local dos originais, através do atendimento a pesquisas, que pode ser agendado conforme orientações da página do site: https://madp.unijui.edu.br/pesquise/. Ao pesquisar e usar os documentos como fonte de pesquisa, citar em seu trabalho ou publicação: Coleção Hemeroteca. Custódia do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Conditions governing reproduction

Parcialmente digitalizado.

Language of material

    Script of material

      Language and script notes

      Physical characteristics and technical requirements

      Allied materials area

      Existence and location of originals

      Existence and location of copies

      Related units of description

      Related descriptions

      Notes area

      Alternative identifier(s)

      Access points

      Subject access points

      Place access points

      Name access points

      Genre access points

      Description control area

      Description identifier

      Institution identifier

      Rules and/or conventions used

      Status

      Level of detail

      Dates of creation revision deletion

      Elaboração da descrição: Amanda Keiko Higashi, arquivista FIDENE/Museu Antropológico Diretor Pestana, em 2022

      Language(s)

        Script(s)

          Sources

          Accession area