Vistas urbanas e rurais

Taxonomy

Code

Scope note(s)

Source note(s)

Display note(s)

Hierarchical terms

Vistas urbanas e rurais

Equivalent terms

Vistas urbanas e rurais

Associated terms

Vistas urbanas e rurais

30 Archival description results for Vistas urbanas e rurais

30 results directly related Exclude narrower terms

Vista Prefeitura Municipal, Família Beck (autor).

  • BR RSMADP CB-I-0-CB 0.2 0002 00011
  • Item
  • 1924
  • Part of Família Beck

Praça da República - Ijuí. Nesta aparece a montagem de uma barricada de defesa contra a Coluna Prestes também um carro sem tolda rodeado por homens armados e cavalos encilhados. No canto esquerdo observa-se uma bandeira da Cruz Vermelha.
Ataque da Coluna Prestes foi em 29 de outubro de 1924.

Família Beck

Vista Parcial de Ijuí

  • BR RSMADP CB-I-0-CB 0.2 0003 00012
  • Item
  • 1929
  • Part of Família Beck

Rua 21 de Abril/ José Gabriel - Ijuí. A foto de Ijuí, foi tirada do sentido periferia (sudoeste) Centro (Nordeste), cerca de arame, lavoura e casas. Quarteirões da Rua José Gabriel, onde hoje se localiza-se a IMASA e o Posto Oppermann. Na rua 21 de abril, na casa branca com três janelas, moravam os pais do Sr. Sadi Strapazzon.
No alto aparece a vista central de Ijuí, despontando a torre das duas igrejas.
Adiante aparece o campo do São Luiz.*

Família Beck

Vista Municipal - Ijuí, Família Beck(autor).

  • BR RSMADP CB-I-0-CB 0.2 0004 00013
  • Item
  • 1929
  • Part of Família Beck

Vista parcial de Ijuí, provavelmente tirada da Rua 21 de abril em direção ao centro, já que observa o gramado do Esporte Clube São Luiz, à direita. Em primeiro plano aparece potreiro com cerca de areme e casas. No alto vista ampla da zona urbana.

Família Beck

Vista Parcial da Linha 11 Leste, Eduardo Jaunsem (autor)

Linha 11 Leste, Rincão dos Letos - Ijuí/RS. Em primeiro plano, a estrada tendo um senhor parado observando. Ao lado direito da estrada, uma cerca. Mais adiante, no fundo uma moradia, lavouras e mato.

Eduardo Jaunsem

Vista Parcial da Praça da República, Eduardo Jaunsem (autor)

Praça da República, Rua Benjamin Constant - Ijuí/RS. Em primeiro plano parte da Praça da República em frente a Prefeitura e a esquina edifício Hocevar. Na praça aparecem hortênsias e ciprestes ornamentais e o monumento de Getúlio Vargas. A praça já havia sido reformada pelo jardineiro Sydow durante a 2º Guerra Mundial.
Nos fundos tem o prédio da prefeitura velha, onde na época funcionava o Fórum: Prefeitura, Clube Ijuí, edifício Firmino Lucchese. Foto tirada da Praça com enfoque para o lado oeste e parte lado norte.

Eduardo Jaunsem

Vista Parcial da Praça da República, Eduardo Jaunsem (autor)

Praça da República, Rua Benjamin Constant - Ijuí/RS. Em primeiro plano, praça vista do norte para o sul. Na praça há hortênsias, ciprestes e o ornamento de Getúlio Vargas.
Aparece parte edifício Muraro, na esquina a praça com Benjamin Constant, sobrado de Guilherme Reis, edifício Edwino Schöer Sigmundo Sausch e esquina da rua do Comércio Bando Nacional do Comércio, em 1994 funcionava a livraria Central.

Eduardo Jaunsem

Praça da República, Rua Benjamin Constant, Eduardo Jaunsem (autor)

Ijuí/RS. Em primeiro plano, detalhe da Praça da República, quase em frente a Rua do Comércio. Em segundo plano, antigo Banco do Comércio e o prédio da Prefeitura Velha onde funciona secretarias, com árvores e também a rua Benjamin Constant com as mesmas árvores.

Eduardo Jaunsem

Vista da Igreja Evangélica, Eduardo Jaunsem (autor)

Praça da República - Ijuí/RS. Em primeiro plano aparece, parte da praça vista de sul a norte. Atrás a Igreja Evangélica vista de frente. À direita aparece parte do Hotel do Comércio.

Eduardo Jaunsem

Vista Igreja Evangélica, Eduardo Jaunsem (autor)

Rua Floriano Peixoto - Ijuí/RS. Em primeiro plano aparece parte da Rua Floriano Peixoto e logo a seguir os fundos da Igreja Evangélica. Numa das fotos em dois carimbos e um selo, por isso, foram guardadas duas iguais.

Eduardo Jaunsem

Vista Igreja da Natividade, Eduardo Jaunsem (autor)

Praça da República - Ijuí/RS. Aparece parte da Praça da República, a frente da Igreja da Natividade, do lado direito do Cine Serrano mostra uma pequena parte do Salão São Luís. A praça tinha ornamentação com ciprestes e pequenas árvores.

Eduardo Jaunsem

Vista do Cine Teatro Serrano, Eduardo Jaunsem (autor)

Praça da República - Ijuí/RS. Aparece pequena parte da praça, a rua e o edifício do Cine Teatro Serrano, com as iniciais "CTS" numa coluna em cima da porta de acesso. Ao lado direito, o nome por extenso. Ao lado, um cinamomo.

Eduardo Jaunsem

Vista Parcial da Rua do Comércio, Eduardo Jaunsem (autor)

  • BR RSMADP CJ-I-0-CJ 0.2 0058 00821
  • Item
  • Década de 1940
  • Part of Eduardo Jaunsem

Trilhos Rua do Comércio, sentido leste - Ijuí/RS. Em primeiro plano, parte da Rua do Comércio e o trem atravessando os trilhos. A seguir, vista parcial da Rua do Comércio e da cidade no sentido Leste. Vê-se às duas torres das Igrejas.

Eduardo Jaunsem

Vista Parcial de Floresta, Eduardo Jaunsem (autor)

Linha 8, Floresta - Ijuí/RS. Na foto aparecem os fundos três propriedades, em primeiro plano a estrada e no outro lado mais algumas propriedades vistas mais de longe e lavouras.

Eduardo Jaunsem

Praça da República, Eduardo Jaunsem (autor)

Ijuí/RS. Vista da praça no sentido Norte-Sul. Em primeiro plano a praça. Nos fundos, da esquerda para direita Cine Serrano de Max Scharnberg; Igreja da Natividade; Salão São Luiz; Edifício Muraro. Na esquina da Rua Ernesto Alves com a rua Benjamin Constant, Padaria de Hugo Brancks e, mais próximo a Edifício Muraro, residência de Fernando Scheger, hoje, em 1996. Edifício Guilherme Rees, em frente parada de ônibus. Nos fundos, a vista da cidade.

Eduardo Jaunsem

Vista Praça da República, Eduardo Jaunsem (autor)

Ijuí/RS. Vista da praça no sentido Leste-Oeste. Em primeiro plano parte da praça em frente a Igreja Evangélica com muita gente no lado da praça. Da esquerda para direita, residência e relojoaria de Edmundo Pochmann, Prefeitura Municipal e Clube Ijuí. Esquina do Edifício Hocevar, Igreja Evangélica, Hotel do Comércio da família Hocevar e aparece parte da Loja de Guilherme Schneider, em 1996, Unibanco.

Eduardo Jaunsem

Quiosque, Eduardo Jaunsem (autor)

  • BR RSMADP CJ-I-0-CJ 0.2 0128 02002
  • Item
  • Década de 1950
  • Part of Eduardo Jaunsem

Praça da República - Ijuí/RS. Uma pequena casa, pintada com listras, localizada próximo ao prédio da prefeitura na praça. O proprietário era José Safarize.

Eduardo Jaunsem

Rua do Comércio, Eduardo Jaunsem (autor)

  • BR RSMADP CJ-I-0-CJ 0.2 0130 02371
  • Item
  • Década de 1950
  • Part of Eduardo Jaunsem

Ijuí/RS. Rua no sentido oeste-leste. Postes de iluminação no meio da rua, nas laterais tem árvores. A primeira casa à direita era a antiga Firma Bührer.

Eduardo Jaunsem

Controle de bens patrimoniais

Refere-se aos documentos de propriedades e outros bens, no âmbito do círculo/núcleo familiar (cônjuge e filhos), que inclui bens móveis e imóveis.

Paisagem fotográfica: vista da propriedade da família Gieseler, paisagem arquitetônica e natural. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Propriedade da Família Gieseler. Linha1, Leste, Ijuí, RS, Brasil. A imagem mostra o moinho, ao lado a residência da família Gieseler e os galpões. Ao lado oposto da propriedade está a cachoeira do Rio Potiribu e a Usina Hidrelétrica (hoje Usina Velha), com apenas a primeira turbina geradora de energia. A foto pode ser do período entre 1923 e 1932, cuja vista da imagem foi capturada da estrada que dá acesso à Usina. Fonte: adpatado da pesquisa e relato feitos por Edgar Beno Gieseler, pasta 1

Paisagem fotográfica: vista arquitetônica da praça da República de Ijuí. Luiz Germano Gieseler (autor).

O centro de Ijuí tem como espaços destacados, a primeira praça, a atual Praça da República, bem como as igrejas luterana e católica, que ficam neste local: de um lado a Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade (Católica Apostólica Romana), do outro, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), conhecida localmente como “Igreja do Relógio”.
FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Praça da República, Ijuí, RS, Brasil. Primeiro Plano: tem como objeto central, a praça, com a arborização terminada em 1913. Plano de detalhes: cercas de proteção em volta da praça, para bloquear a entrada de animais, principalmente o cavalo, que era muito utilizado na época como meio de transporte e estes eram amarrados nas cercas, enquanto seus proprietários estavam em seus compromissos no centro. Plano de fundo: aparece a Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, com prédio da época e torre do sino em estrutura de madeira, bem como edificações ao lado.