Barreiro - Ijuí. Soque de erva-mate, de Olmiro Brum que sucedeu o seu pai José Brum.
Soque de erva-mate de José Brum, pai do prof. Argemiro Jacob Brum. A erva era inicialmente, era moída através de pilões movidos a roda d'agua. Como o local era atingido frequentemente por enchentes, em 1939, o proprietário decidiu transferi-lo para um local mais adequado, livre das enchentes, substituindo por roda de moer erva, feita de madeira com dentes de ferro.
Na época foi considerada iniciativa pioneira. Mais tarde em 1954/55, depois de um incêndio, foi substituída por turbina hidráulica. O soque moía de cerca de 10 a 12 arrobas cada vez o que equivale a 150 a 180 kg. Cada moagem levava cerca de 2 horas, depois era imediatamente ensacada.
Rua Mase Francke, esq. Rua Luiza Couto - Ijuí. Foto do prédio da Sociedade de Laticínios Ijuiense, de Mase Francke em 1935. Aparece o prédio de esquina com a seguinte inscrição: "Soc. de Laticínios Ijuiense LTDA".
Ijuí -RS. A imagem mostra funcionários e D. Ámalia de Melllo recebendo medalha por seus 25 e 30 anos de serviço . Houve um churrasco para a comemoração.
Foto dos funcionários da sociedade da Banha emprestada por D. Amália de Mello, seu pai e irmão estão na foto. Os homens sentados são da esquerda para a direita o "fiscal", o chefe e o guarda-livros.
Ijuí. Prédio da Socidade da Banha Sul Riograndense, localizada na rua Hans Staden. Virá a ser a Incobrasa.
Ijuí - RS – Brasil. Aparecem toras no pátio, dois senhores serrando, atrás madeiras e uma carroça com um senhor em cima. Perto da serraria, dois senhores e na frente, um aplaca com os dizeres "Silva Hermanos". Nos fundos, a vista da cidade.
(Local da imagem não identificado). Aparece o prédo coberto de telhas, chaminé de zinco, pilhas de tábuas e toras. Dois homens a esquerda aparecem serrando. Um homem sobre a carroça carregada e atrelada a um cavalo e outros dois a direita. Observa-se um carrinho sobre trilhs carregado com tábuas inscrito o seguinte: "Silva Hermanos". Ao fundo vista da cidade, lado leste.
Augusto Pestana - Cadeado. Foto da Serraria de José Lange. Aparecem os prédios da serraria, destacando-se chaminé de alvenaria. A esquerda aparecem a residência da família Lange - casa de dois andares (item 06 - CB, tem foto festa cara). Em frente a serraria encontra-se toras espalhadas ao fundo é possível observar pomar, lavoura e mata nativa.
Ijuí (acima dos trilhos). Foto de serraria de José Hickenbick. Aparecem cinco homens juntos a cinto toras e tábuas. A direita aparece carroça carregada com toras, atrelada à duas juntas de boi. A esquerda, aparece casa de madeira. Nas toras aparecem inscrições da metragem e do ano (1932).
Linha 5, Norte, Ijuí. Aparece em primeiro plano várias toras, em uma delas, a esqueda, um metro. Atrás das toras, uma carroça com duas juntas de bois carregada de tábuas. Em frente a carroça, um senhor e um menino. A direita um monte de tábuas empilhadas e sobre elas, um casal sentado.
(Local da imagem não identificado)
(Local da imagem não identificado). São duas fotos, a imagem a ser descrita é a inferior do negativo, que mostra: em posição horizontal, aparece uma carroça vazia com uma junta de bois, em baixo um tronco de árvore. Na frente, dois senhores e um outro segurando uma das rodas traseiras. Atrás da carroça, uma senhora e uma menina pequena. Aos fundos, a serraria.
Linha 10, Leste. Aparece em primeiro plano algumas toras, a esquerda uma carroça com duas juntas de bois e em cima um senhor segurando um chicote. Ao lado direito, o senhor de branco é Valentim Basso com sua filha e esposa. Atrás, a serraria.
Linha 11 Leste. Aparecem algumas toras, aos fundos, a serraria e sobre toras e ao lado, um grupo de pessoas. Em cima das toras, da esquerda para a direita: 2º: Dr. Solon Golçalves da Silva; 3º: Neusa Sanfelice; 6º: Esposa de Pedro Sanfelice (sentada de preto; 7º: Filho de Pedro Sanfelice; 8º: Filho de Pedro Sanfelice; 9º: Pedro A. Sanfelice (sentado de calça branca)
Linha 11 Leste. Aparecem algumas toras, atrás a serraria. Sobre as toras, pessoas. Em primeiro plano, na frente, dois meninos sentados. Integrantes da fotografia: 1º: Br. Solon G. Da Silva; 4º: Maria Glacy (filha de Pedro Sanfelice, em pé de vestido branco); 5º: Maria Luiza (filha de Pedro Sanfelice); Sentados na frente: 1º: Esposa de Pedro Sanfelice; 2º: Pedro A. Sanfelice
Serra do Cadeado - Augusto Pestana. Foto da serraria de José Lange em Serra do Cadeado, hoje Augusto Pestana. Aparece o prédio coberto de tabuinhas, homens e meninos em pé e sentados sobre as toras e uma carroça atrelada a quarto juntas de bois. Insctrição em alemão no verso da foto: "Sageroerk mit 4 paar ocksengespann des Joseph Lange in S. Cadeado im Jahre 1908. Oben links das 2 Wohnhaus, das erste war mit gerissenen holz gemacht" Tradução: "Serraria com quatro pares de juntas de bois de José Lange em Serra do Cadeado no ano de 1908. Acima a esquerda a 2ª moradia, a 1ª era feita de varas e barro, afastado da cidade. Esta era feita de madeira lascada".
Augusto Pestana. Foto de serraria de José Lange. Aparecem homens, uma carroça atrelada e seis cavalos e mulas. Três homens então sobre a carroça carregada de tábuas, um está sobre uma mula e segura uma longa vara nos ombros. A direita há mais um grupo de homens. O prédio da serraria está coberto com tabuinhas e possui caminé de zinco. No verso da foto a seguinte inscerição: Fuhrberke des Chistov Lange geschnittens holz nach Ijuí. Meistens das an der Station Alto da Unição, alles durch den Fuss Conceição. 250 Dt Louro und Zederholz fir 6,500,00 Ein berg von Brettorn fur diese Geringe Leisten". Tradução: "Carroças de Cristovão Lange com amdeira serrada para Ijuí. A maioria para Estação de Lato da União, tudo passava pelo Rio Conceição. 250 dúzias de madeira de louro e cedro, por 6,500,00 (Seis Contos e Quinhentos Mil Reais). Um monte de tábuas de ripas simples."
Linha 11 Leste. Aparece várias toras, aos fundos, uma pilha de tábuas e um metro. A direita, uma casa de madeiras, uma cerca e em frente, uma junta de bois. A esquerda, um senhor a cavalo e outro medindo toras. Um grupo grande de pessoas espalhadas sobre as toras ou ao lado. A serraria não consta na imagem.
Linha 5, Norte, Ijuí. Aparece em primeiro plano toras, atrás uma carroça carregada de tábuas, um senhor sentado em cima das mesmas, segurando um chicote. Atrás, um galpão menor e ao lado, a serraria. Em frente a serraria, mais toras e um senhor segurando um palanque e outro com os braços caídos.
(Local da imagem não identificado). Foto do prédio de Serraria e Beneficiamento. Aparece o prédio de madeira coberto detalhes de barro. Metade da parede é de tábuas (da altura do chão até o meio) e outra metade é de ripas tramadas. Ao centro uma placa de madeira, inscrito: "Serraria e Beneficiamento".
Rio Ijuí - Linha 14 Leste, Ijuí. A esquerda, toras, atrás carroças carregadas com toras. Ao fundo, a serrara. Em frente, pessoas e um carro Ford. A serraria era movimentada com roda d'água, a mesma que movimentava a carpintaria. O casal a esquerda, em frente as toras, é o senhor Davi Sproger e a esposa, Anlisa Sproger. Ao lado do Ford 29, o casal Henrique e Emília Uhdre
(Local da imagem não identificado). Foto da Madeireira Bós. Aparecem caibros pelo chão, várias casas e mata nativa ao longe.
Linha 11 Leste. Na foto superior (a), aparece uma serraria, em frente, toras. Atrás das mesas, uma carroça com duas juntas de bois e mais atrás, a serraria. A esquerda, perto dos bois, uma mulher de chapéu. A direita, um grupo de pessoas: três mulheres sentadas nas toras, outros em cima da carroça e três em cima de uma árvore desgalhada. Na foto inferior (b), uma carroça com duas juntas de bois, puxando uma grande tora. Sobre a tora, três homens e um ao lado da carroça. No canto direito, um cachorro. A serraria pertencia a Angelo Caçavara e família.
Linha 11 Oeste - Ijuí.Foto de dois prédios de madeireira da Linha 11 Oeste. Aparecem várias pessoas - Homens, mulheres e crianças. A esquerda aparecem casal a cavalo, ao centro pessoas em pé e a direita, homem sobre carroça e ao lado duas toras. Aparece também quatro pilhas de tábuas.
(Local da imagem não identificado). Em primeiro plano, toras. A esquerda, na terceira tora, três moças sentadas. Na segunda, um menino de chapéu sentado. Atrás, pessoas em pé e uma mulher de vestido longo. Aparecem também três juntas e bois e, a direita, uma carroça. Aos fundos, a serraria e uma casa.
(Local da imagem não identificado).
(Local da imagem não identificado). Mostra uma família em frente a uma tora amarrada sobre uma carroça, representando o trabalho de uma serraria.
(Local da imagem não identificado) Aparece em primeiro plano, a esquerda, alguns troncos. Atrás, um galpão comprido, nos fundos, uma roda dágua. Ao lado, uma casa. Em frente, madeiras espalhadas. Na porta da casa, um senhor.
Aparece em primeiro plano, um pátio com galhos. Mais atrás, a esquerda, troncos. No centro, uma árvore, um ônibus, ao lado, um grupo de pessoas . Nos fundos, uma residência. Mais a direita, pilhas de tábuas.
(Local da imagem não identificado)
Linha 11 Leste - Ijui/RS. Aparecem dois galpões. A esquerda, uma carroça e um cavalo encilhado. Atrás, uma pilha de tábuas, uma árvore seca e uma canaleta que conduz água. Perto da carroça, um menino e atrás um senhor perto de uma escada. A direita, em cima de tábuas, dois senhores, um sentado e duas meninas. Atrás, um galpão e parte de uma roda d'água.
Linha 11 Leste, Ijuí - Rio Grande do Sul. A esquerda, tábuas espalhadas. Aos fundos, galpões, acima uma canaleta por onde corre a água que movimenta a roda. Mais a direita, duas meninas sentadas sobre um tronco. Ao lado, dois senhores, dois deles serrando.
Alto da União. Serraria no Alto da União. A serraria foi construída antes de 1890, talvez por Jorge Spanemberg, que vendeu em 1892 para Franklin Veríssimo da Finseca que Vendeu a Francisco Zenkner em 1897. Pertenceu a Pedro Darci de Oliveira até 2012.
(Local da imagem não identificado). Foto do Prédio da madeireira. Aparecem a cobertura de zinco com vários homens lado a lado, sobre tábuas e vigas espalhadas pelo chão. Ao fundo observa-se a proximidade da mata nativa.
(Local da imagem não identificado). Aparece em primeiro plano, toras espalhadas pelo chão e outras em uma elevação feita com toras e tábuas grossas em frente a serraria. No lado esquerdo, tábuas, em frente, três senhores, um deles, com chaleira e cuia na mão. Serraria Movida a vapor.
Linha 11 Leste. Aparece muitos berrotes, no fundo, a esquerda, uma roda d'água e o telhado de um galpão. A direita, também aos fundos, um telhado. Em frente, a direita, um senhor com chapéu grande, com uma ripa nos ombros e outra na mão. Em primeiro plano, no meio, duas meninas. Atrás, um senhor erguendo um machado, mais abaixo, um outro senhor e a seguir um menino com uma tábua cheia de furos.
Rua do Comércio, 435 - Ijuí. Foto interna da Selaria Gressler e Irmãos de 1920. Aparecem sois homens segurando instrumentos de trabalho, dois sentados e os demais de pé. Observa-se a esquerda uma maquina de costura de selaria (encontra-se no acervo do MADP), pares de botas, selas e arreios pendurados na parede. Junto a mesa encontra-se sentado o Sr. Lindolfo Gressler.
Barreiro - Ijuí. Roda de moer erva-mate no soque de José Brum que esteve como sucessor seu filho Olmiro Brum.
Data da construção: 1939.
Rua Álvaro Chaves - Ijuí. Foto da refinaria de Banha, localizada na Rua Álvaro Chave. Atualmente fica o Pet. Dog e a firam Frick.
(local não identificado). Foto de um grupo de pessoas. Duas mulheres e cinco homens. No fundo 3 barris enormes. Aparece ainda outros objetos. Ninguém foi identificado.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, montando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Fábrica de cerâmica do senhor Pedro Belarmino.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, prateleiras com peças em argila crua, prontas para irem ao forno.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, Senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficinal, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial.Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarminho ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, forno para cozimento das peças. Fábrica do senhor Pedro Belarmino, no bairro Industrial.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica de Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Nas fotos, peças de argila crua, prontas para irem ao forno. Fábrica do senhor Pedro Belarmino.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, aparelho onde a argila é cortada em fatias.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, aparelho onde a argila é cortada em fatias.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, sovando a argila.
Fábrica Cerâmica Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Local: Propriedade da Família Gieseler. Linha1, Leste, Ijuí, RS, Brasil. A imagem mostra o prédio do moinho colonial de Luiz Germano Gieseler, juntos à cascata do Rio Potiribu, Usina Velha. Na janela aparecem Maria Emilie com um dos filhos, na outra janela ao lado, outro filho e no andar de baixo, na escada da porta de entrada, mais um dos filhos em pé. Também, em torno do moinho estão alguns animais como porcos soltos no pátio.
(Local da imagem não identificado). Aparece a família, uma carroça atrolada a junta de bois, um forno de queimar tijolos e, ao fundo, a mata nativa. Em primeiro plano aparece um homem e uma mulher (segurando cuia e chaleira), sois crianças uma mulher (com bebê ao colo) e uma menina sentada. Em segundo plano, dois homens e um menino, alcançando tijolos, estando um homem e o menino sobre a carroça.
Ijuí. Foto interna da Oficina de Charrete. Aparecem seis homens com ferramentas e dois homens (bem vestidos) junto a duas charretes. Uma charrete está atrelada à cavalo escuro. Observa-se ferramentas de trabalho espalhadas pelo espaço, inclusive na parede. Chama-se atenção para o luxo dos estofados das charretes.