Local: Prefeitura Municipal de Ijuí-RS. Fundação da Associação Nacional de Apoio ao Índio (ANAÍ).
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Local: Prefeitura Municipal de Ijuí-RS. Fundação da Associação Nacional de Apoio ao Índio (ANAÍ).
Local: Prefeitura Municipal de Ijuí-RS. Fundação da Associação Nacional de Apoio ao Índio (ANAÍ).
Local: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Da esquerda para direita: Gilmar Fabrim, Dulci Matte, Silvio Meinke, Jorge Pereira, Cláudio Nunes, Ana Colling Flores, Hilário Barbian, Humberto Copetti, Luis Gesing, Egídio Dal Forno, Nerêo Ceratti e Aparecida Maragon. No quadro aparecem os nomes da Diretoria da ANAÍ/Ijuí.
Não identificado.Local: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Da esquerda para a direita: Ana Maria Colling Flores, Hilário Barbian, Humberto Copetti, Luis Gesing, Egídio Dal Forno, Nerêo Ceratti, Aparecida Maragon, Roseane Terezinha Callai Della Flora, Jolar Spanemberg, Maure Spanemberg.
Não identificado.Local: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Da esquerda para a direita: Ana Maria Colling Flores, Hilário Barbian, Luís Gesing, Egídio Dal Forno, Nerêo Ceratti, Aparecida Maragon, Roseane Terezinha Callai Della Flora, Jolar e Maure Spanemberg.
Não identificado.Local: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Na foto aparecem, Humberto Copetti (Ijuí), Assis Hoffmann (Porto Alegre), Roseane Della Flora (Ijuí), Sílvio Meinke (Ijuí) Egídio Dal Forno (Ijuí), Jolar e Maure Spanemberg (Ijuí).
Nestor Leopoldo Matte.Reunião da ANAÍ. Local: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Na foto aparecem, da esquerda para a direita:
1-
2- Caio Lustosa (Porto Alegre)
3-
4- Notburga Rosa Reckziegel (ANAÍ/Porto Alegre)
5- Danilo Lazzarotto (Ijuí)
6- Nerêo Ceratti (Ijuí)
7- Ana Maria Colling Flores (Ijuí)
8- Maria Aparecida Maragom (Ijuí)
Reunião ANAÍ. Local: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Na foto aparecem, da esquerda para a direita, Egídio Dal Forno, Jolar e Maure Spanemberg, Caio Lustosa, Notburga Rosa Reckziegel.
Nestor Leopoldo MatteReunião ANAÍ. Local: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Na foto aparecem, da esquerda para direita:
1-
2-
3- Notburga Reckziegel
4- Danilo Lazzarotto
5- Nerêo Ceratti
6- Ana Maria Colling Flores
7- Aparecida Marangon
Local: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Na foto aparecem, da esquerda para a direita: Cláudio Nunes, Luís Gesing, Roseane Dalla Flora, Sílvio Meinke, Egídio Dal Forno.
Nestor Leopoldo MatteLocal: Distrito Barra do Guarita de Tenente Portela-RS (Barra do Guarita foi emancipada em 1992). Índia Kaingang preparando alimentos.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Distrito Barra do Guarita de Tenente Portela-RS (Barra do Guarita foi emancipada em 1992). Índia Kaingang tecendo cestaria.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Público reunido.
Não identificado.Local: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
Não identificado.Local: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
Não identificado.Local: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
Não identificado.Local: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
Não identificado.Local: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
Não identificado.Local: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
Não identificado.Local: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
Não identificado.Local: Posto Indígena da Ilha do Bananal, Tocantins. Laureano de Mello na aldeia Santa Isabel do Morro (Hawaló), de índios Iny Karajá/Carajá.
Não identificado.Local: Tenente Portela-RS. Índios desfilando no dia 7 de setembro em Tenente Portela.
Não identificado.Local: Tenente Portela-RS, índios desfilando no feriado de 7 de setembro.
Não identificado.Local: Tenente Portela - RS, Índios desfilando no feriado de 7 de setembro.
Não identificado.Local: Tenente Portela - RS. Índios desfilando no feriado de 7 de setembro.
Não identificado.Local: Distrito Barra do Guarita de Tenente Portela-RS (Barra do Guarita foi emancipado em 1992). Aeroporto que estava sendo construído nos limites da reserva indígena de Guarita.
Nestor Leopoldo Matte.Local: Tenente Portela-RS. Indígenas do Posto Indígena de Guarita jogam futebol com visitantes em excursão.
Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE).Local: Tenente Portela-RS. Indígenas do Posto Indígena de Guarita jogam futebol com visitantes em excursão. A imagem mostra o grupo em pose para a fotografia.
Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE).Tenente Portela-RS. Representação da Missão Evangélica no Posto Indígena de Guarita. A fotografia foi tirada por conta de uma excursão ao Posto Indígena.
Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE).Tenente Portela-RS. Vista parcial das residências do Posto Indígena. A fotografia foi tirada por conta de uma excursão ao Posto Indígena.
Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE).Residências Posto Indígena de Guarita em Tenente Portela/RS. A fotografia foi tirada por conta de uma excursão ao Posto Indígena.
Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE).Local: Posto Indígena de Guarita - Tenente Portela/RS. A fotografia foi tirada por conta de uma excursão ao Posto Indígena.
Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE).Local: Posto Indígena de Guarita - Tenente Portela/RS. A fotografia foi tirada por conta de uma excursão ao Posto Indígena.
Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE).Local: Entrada do Anexo 1 do prédio da FIDENE e Seminário São Geraldo, Ijuí-RS. O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) funcionava no 2° piso do edifício. A imagem mostra a família indígena Kaingang, de sobrenome Crespan, moradores do Toldo de Guarita em Tenente Portela - RS.
Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE).Local: Entrada do Anexo 1 do prédio da FIDENE e Seminário São Geraldo, Ijuí-RS. O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) funcionava no 2° piso do edifício. A imagem mostra a esposa de Francisco Crespan com sua filha, uma família indígena kaingang, moradores do Toldo de Guarita em Tenente Portela - RS.
Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE).Local: Entrada do Anexo 1 do prédio da FIDENE e Seminário São Geraldo, Ijuí-RS. O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) funcionava no 2° piso do edifício. A imagem mostra a filha do casal indígena Kaingang, de sobrenome Crespan, do Toldo de Guarita em Tenente Portela - RS, no colo da funcionária do MADP, Tania Aimi.
Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE).Local: Nonoai - RS. A imagem mostra duas mulheres indígenas Kaingang, com crianças ao colo e em seu entorno.
Não identificado.Local: Nonoai - RS. A imagem mostra mulheres indígenas Kaingang e crianças.
Não identificado.Local: Toldo de Nonoai-RS. A imagem mostra mulheres indígenas carregam crianças através de faixas nas costas. Também há duas crianças no entorno.
Não identificado.Local: Iray [Iraí] - RS. Mulher indígena Kaingang de Nonoai-RS com o filho, instalados numa cabana em Iraí-RS.
Não identificado.Local: Toldo de Nonoai-RS. A imagem mostra mulheres indígenas carregam crianças através de faixas nas costas. Também há duas crianças no entorno.
Não identificado.Local: Rancho na Terra Indígena Toldo de Nonoai, RS. A imagem mostra o rancho e ao lado, mulheres e crianças.
Não identificado.Local: Irai - RS. A imagem mostra Famílias indígenas Kaingang de Nonoai-RS, com cestos para venda.
Não identificado.Local: Iraí - RS. A imagem mostra um grupo de homens Indígenas Kaingang de Nonoai-RS. Há uma Inscrição de legenda na imagem: "Indígenas do Toldo de Nonoai em visita em Iraí".
Não identificado.Local: Iray [Iraí] - RS. Mulher indígena Kaingang de Nonoai-RS com o filho, instalados numa cabana em Iraí-RS.
Não identificado.Local: Inhacorá RS. Grupo de indígenas Kaingang.
Não identificado.Local: Inhacorá - RS. Major Xico Fongue.
Local: Inhacorá - Grupo de Índias em frente a uma moradia.
Martin FisherLocal: Guarani das Missões - RS. A imagem mostra mãe e pai com quatro filhos crianças, de família afro-brasileira e indígena (aparentemente o pai é descendente de indígena).
Local: Distrito de Itaí, de Ijuí - RS. Crianças indígenas Kaingang, de Inhacorá - RS em colônia de férias.
Não identificado.Local: Escola Rural do Distrito Itaí de Ijuí - RS. A imagem mostra indígenas em cerimônia católica de primeira comunhão ou primeira eucaristia.
Não identificado.Itapiranga - RS. Indígena Kaingang de passagem por Itapiranga - RS.
Não identificado.Local não identificado. Indígena e religiosidade.
Não identificado.Local: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). A imagem mostra rapaz indígena Kamaiurá participando do ritual de passagem (funeral), assistindo a luta do Quarup.
Ulrich LöwLocal: Parque Nacional do Xingú, Chefe da tribo indígena Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem na região do rio Xingú - MT, quem organizou o ritual de passagem (funeral), o Quarup [também Kuarup], em 1964.
Ulrich LöwLocal: Parque Nacional do Xingú, Indígenas Kamaiurá [também Kamayurá] em dança no ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT. Aspecto de uma dança da cerimônia.
Ulrich LöwLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Apresentação dos chefes indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
Ulrich LöwLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Luta "Huka Huka" dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
Ulrich LöwLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Momento de canto e marcação do ritmo da dança dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT. Legenda da fotografia no verso: "Os cantadores marcando o ritmo da dança".
Ulrich LöwLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Abertura da Luta "Huka Huka" dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], apresentação dos campeões antes do combate. A luta é uma das etapas do ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
Ulrich LöwLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Guarda do tronco dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
Ulrich LöwLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Dança da tribo dos indígenas Txukahamãe ou Kayapó [Caiapó] Metuktire, durante a cerimônia dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
Ulrich LöwLocal: Rio Coluene, Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Moça e criança indígenas Kamaiurá [também Kamayurá].
Ulrich LöwLocal: Terra indígena Guarita - RS. Duas mulheres indígenas kaingang com suas crianças, em frente à habitação.
Não identificado.Local: Inhacorá, casa Kaingang coberta com palha.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Reserva Indígena de Votouro. Há um quadro na reserva técnica da Divisão de Museologia, considerado material de apoio (fez parte da primeira exposição de longa duração), registrado pelo nº 66, com o seguinte título de legenda:"Mãe Kaingang e filho mestiço Kaingang e Guarani".
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Guarita - Tenente Portela/RS. Indígenas Kaingang da terra indígena Guarita em separação de resíduos.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Nonoai-RS, setor Pinhalzinho. Indígenas descansando após longa caminhada para venda de cestos.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Nonoai - RS. Mulher indígena Kaingang em ritual de benzimento.
Não identificado.Local: Nonoai/RS, setor Pinhalzinho. Os Kaingang e Guarani que lutaram e continuam lutando para defender seus direitos.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Nonoai - RS, setor Pinhalzinho. Mãe indígena kaingang com seu filho e crianças ao redor (Ela é natural de Serrinha, área extinta durante o governo Leonel Brizola).
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Comunidade Indígena de Péi-Kãr, Rodeio Bonito, RS.
Não identificado.Local: Terra indígena Guarita - RS. As crianças, mesmo crescidas estão sempre junto à mãe, que nunca lhes nega o seio para amamentar. Mães Guarani com seus filhos junto de si.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Comunidade Indígena de Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. As matas com seus frutos, a caça em abundância e os rios piscosos são elementos importantes na cultura tradicional dos Kaingang. Mas apenas uma parcela mínima desta realidade permanece. A indústria madeireira destruiu a mata e a poluição matou os peixes.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Votouro - RS, Indígena Kaingang de Votouro segurando um feixe de feijão colhido para o preparo da refeição.
Local: Terra indígena de Votouro - RS, Estrada estadual no interior da aldeia. A abertura de estradas no interior abrem flancos para o contágio de doenças bronco-respiratórias, venéreas, doenças de pele e outras, sobretudo porque as condições alimentares não são satisfatórias.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: terra indígena na região de Pinhalzinho e Nonoai - RS, indígenas Kaingang vendendo cestos.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Comunidade Indígena Péi-Kãr em Rodeio Bonito - RS. Churrasco realizado na comunidade por ocasião da festa de São Jorge.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Nonoai - RS, Índios carregando cestaria no ônibus para vender em outras localidades.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Ibirama - SC, indígenas Guarani de Cacique Doble, morando em Ibirama - SC. Mulher sentada e outra no plano de fundo da imagem.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Nonoai - RS. No passado, os indígenas transportavam os cestos sobre as costas, assim como também as crianças eram presas nas costas por uma tira/faixa, apoiada na testa ou cabeça da mãe.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Nonoai - RS. O carregamento de mantimentos, sementes, produtos em pequenas quantidades faz parte do dia a dia dos indígenas Kaingang e Guarani.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Terra indígena de Votouro - RS. Roça coletiva de soja preparada pelos indígenas Kaingang de Votouro.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. Em Reuniões de trabalho para discussão política são providenciadas refeições coletivas, principalmente em épocas de safra, portanto de abundância de alimentos. Em Péi-Kãr os Kaingang carneiam um porco para o almoço. As mulheres dão sua contribuição transportando água, limpando os vasilhames, ajudando a servir os alimentos.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Ibirama - SC, índios Guarani de Cacique Doble, morando em Ibirama.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Comunidade Indígena Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. A música é muito valorizada entre os indígenas. As festas com danças são frequentes entre eles. Kaingang de Péi-Kãr tocando acordeon.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Chapecó - SC. Muitas vezes para comercializar sua produção artesanal, os indígenas necessitam se deslocar a longas distâncias. Seguidamente, eles montam acampamento nas periferias das cidades e ali permanecem por semanas ou meses. A imagem mostra uma comunidade Kaingang de Votouro - RS acampada nas periferias de Chapecó para confecção e venda de artesanato/cestas.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: (Local da imagem não identificado), mulher Kaingang produzindo cestaria nas periferias de cidades, próximo à estrada.
Ligia Terezinha Lopes SimonianLocal: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena Sangradouro/Volta Grande, Mato Grosso (MT). A imagem mostra crianças indígenas Boróros enfeitados para uma festa realizada para uma madre italiana que estava em visita a aldeia. Local: Sangradouro - Mato Grosso/MS.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena Sangradouro/Volta Grande, Mato Grosso (MT). A imagem mostra indígenas Boróros em festa realizada para uma madre italiana que estava em visita a aldeia.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena Sangradouro/Volta Grande, Mato Grosso (MT). A imagem mostra indígenas Boróros em festa realizada para uma madre italiana que estava em visita a aldeia.
Kátia Coimbra da Silveira.