João Ferreira Filho nasceu em Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, filho de João Ferreira de Souza e Josefa Nogueira de Queiroz. Sua caminhada espiritual começou quando foi batizado aos 14 anos, quando recebeu o Espírito Santo. Posteriormente, toda a sua família tornou-se cristã, sendo seu irmão mais velho designado a pastor.
Em 1945, João Ferreira Filho deixou a cidade onde nasceu e mudou-se para Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. No ano seguinte, ingressou na Marinha de Guerra, transferindo-se para o Rio de Janeiro e iniciou o curso de economia. Em 1947, em função de uma transferência para o Estado do Rio Grande do Sul, João foi atuar na cidade de Uruguaiana pela Marinha e, posteriormente, em Barra de Quaraí e Porto Lucena. Devido à sua mudança, ele não conseguiu concluir o curso de economia, que estudou por três anos. Nos anos de 1948 e 1949, lecionou matemática para Cabos e Sargentos Fuzileiros Navais.
Foi em Porto Lucena que João conheceu Gesy de Vlieger, que viria a se casar em 13 de novembro de 1951 e em 1953 tiveram seu primeiro filho, Gerson de Vlieger Ferreira.
Em decorrência do nascimento do filho, ele retornou ao Rio de Janeiro para licenciar-se do serviço militar, fato que o levaria a deixar definitivamente sua carreira e servir integralmente à Igreja Assembleia de Deus. Sua consagração ao ministério pastoral foi em 25 de outubro de 1953, no município gaúcho de São Borja e quando servia como pastor em Santo ngelo, nasceu sua filha Lolete.
Em 1955, ele foi transferido para Tupanciretã, onde permaneceu por dois anos e nasceu seu terceiro filho, Gilson de Vlieger Ferreira.
Posteriormente, recebeu a transferência para São Sepé pastoreando por um ano, quando foi transferido para Santa Maria-RS, permanecendo por 14 anos. Nesta cidade, sua filha Ilizete e o caçula Gilvon nasceram.
Concomitante ao ministério pastoral, também concluiu o curso de enfermagem no Instituto Científico de Química do Rio de Janeiro em 1959, formou-se em teologia pelo Seminário Bíblico Latino Americano em São José, capital do país Costa Rica em 10 de Agosto de 1964 e pela Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus (EETAD).
Em março de 1972 assumiu a liderança como pastor na Igreja Assembleia de Deus de Ijuí, deixando um legado de 27 anos nesta congregação. Em 24 de outubro de 1998, o pastor recebeu o chamado para liderar a denominação em Porto Alegre até 2003, quando retornou a Ijuí para o tratamento de uma insuficiência renal. Ele recebeu o título de cidadão honorário de Ijuí (1980) e de Porto Alegre (2000).
Além do pastorado, também assumiu diferentes funções em instituições da denominação Assembleia de Deus: dez vezes como Presidente, uma vez como Vice-Presidente e seis vezes como 1º Secretário da Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Sul (CIEPADERGS); duas vezes como Membro do Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD); Presidente e Vice-Presidente da União dos Ministros das Convenções das Assembleias de Deus da Região Sul (UMADESUL); Vice-Presidente da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Brasil (CGADB).
Em decorrência de seu histórico de atuação na vida religiosa e membro da Igreja Assembleia de Deus, o pastor João foi homenageado diversas vezes em diferentes cidades e mesmo outros países, incluindo homenagem de líderes de renome da igreja, como o missionário Nils Taranger.
Sua esposa Gesy de Vlieger Ferreira atuou como professora, além de servir ao seu lado na igreja e atuar em ações filantrópicas, com destaque para o trabalho no Lar Bom Abrigo em Ijuí. Seus filhos Gerson e Gilvon se tornaram advogados, sendo o mais velho uma vez Prefeito e Vice-Prefeito de Ijuí, várias vezes Secretário de Administração, como também assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Ijuí. Lolete se formou em Letras e História, atuando como professora em Santa Maria. Ilizete se formou em ciências, trabalhando no Banco do Brasil em Dois Irmãos e Gilson se tornou psicólogo.
O Pastor João Ferreira Filho faleceu aos 75 anos de insuficiência renal crônica e câncer. Ele foi sepultado no dia seguinte no Cemitério Municipal de Ijuí. Sua esposa Gesy faleceu aos 85 anos, em 26 de fevereiro de 2020 e também sepultada no cemitério público de Ijuí.
Fontes:
Transcrição do Documento JFF T 28 (biografia em anexo).
Histórico da Igreja Assembleia de Deus de Ijuí. In.: site da IAD de Ijuí. Disponível em: https://adijui.com.br/sobre/historia/. Acesso em: julho de 2021.
Discurso em Homenagem Póstuma ao Pastor João Ferreira Filho por Pastor Milton Cardias na Câmara dos Deputados, 23 de mar. de 2004. Disponível em: https://bit.ly/3iNBy52. Acesso em: 18/06/2021.
“8 anos sem o Pr. João Ferreira - EX Presidente da Convenção Gaúcha”, de 1 de abril de 2012 por Pr. Edinaldo Domingos. In: Blog do Pr. Edinaldo Domingos http://pr-edinaldodomingos.blogspot.com/2012/04/8-anos-sem-o-pr-joao-ferreira-ex_01.html. Acesso em: 18/06/2021
Homenagem e nota de falecimento de Gesy de Vlieger Ferreira. In: Site Rádio Progresso de Ijuí. Disponível em: https://www.radioprogresso.com.br/com-amplo-trabalho-filantropico-em-ijui-gesy-ferreira-morre-aos-87-anos/. Acesso em: 18/06/2021.
Read less