João Ferreira Filho

Área de identidad

Tipo de entidad

Persona

Forma autorizada del nombre

João Ferreira Filho

Forma(s) paralela(s) de nombre

    Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas

      Otra(s) forma(s) de nombre

        Identificadores para instituciones

        Área de descripción

        Fechas de existencia

        11/02/1929-15/03/2004

        Historia

        João Ferreira Filho nasceu em Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, filho de João Ferreira de Souza e Josefa Nogueira de Queiroz. Sua caminhada espiritual começou quando foi batizado aos 14 anos, quando recebeu o Espírito Santo. Posteriormente, toda a sua família tornou-se cristã, sendo seu irmão mais velho designado a pastor.
        Em 1945, João Ferreira Filho deixou a cidade onde nasceu e mudou-se para Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. No ano seguinte, ingressou na Marinha de Guerra, transferindo-se para o Rio de Janeiro e iniciou o curso de economia. Em 1947, em função de uma transferência para o Estado do Rio Grande do Sul, João foi atuar na cidade de Uruguaiana pela Marinha e, posteriormente, em Barra de Quaraí e Porto Lucena. Devido à sua mudança, ele não conseguiu concluir o curso de economia, que estudou por três anos. Nos anos de 1948 e 1949, lecionou matemática para Cabos e Sargentos Fuzileiros Navais.
        Foi em Porto Lucena que João conheceu Gesy de Vlieger, que viria a se casar em 13 de novembro de 1951 e em 1953 tiveram seu primeiro filho, Gerson de Vlieger Ferreira.
        Em decorrência do nascimento do filho, ele retornou ao Rio de Janeiro para licenciar-se do serviço militar, fato que o levaria a deixar definitivamente sua carreira e servir integralmente à Igreja Assembleia de Deus. Sua consagração ao ministério pastoral foi em 25 de outubro de 1953, no município gaúcho de São Borja e quando servia como pastor em Santo ngelo, nasceu sua filha Lolete.
        Em 1955, ele foi transferido para Tupanciretã, onde permaneceu por dois anos e nasceu seu terceiro filho, Gilson de Vlieger Ferreira.
        Posteriormente, recebeu a transferência para São Sepé pastoreando por um ano, quando foi transferido para Santa Maria-RS, permanecendo por 14 anos. Nesta cidade, sua filha Ilizete e o caçula Gilvon nasceram.
        Concomitante ao ministério pastoral, também concluiu o curso de enfermagem no Instituto Científico de Química do Rio de Janeiro em 1959, formou-se em teologia pelo Seminário Bíblico Latino Americano em São José, capital do país Costa Rica em 10 de Agosto de 1964 e pela Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus (EETAD).
        Em março de 1972 assumiu a liderança como pastor na Igreja Assembleia de Deus de Ijuí, deixando um legado de 27 anos nesta congregação. Em 24 de outubro de 1998, o pastor recebeu o chamado para liderar a denominação em Porto Alegre até 2003, quando retornou a Ijuí para o tratamento de uma insuficiência renal. Ele recebeu o título de cidadão honorário de Ijuí (1980) e de Porto Alegre (2000).
        Além do pastorado, também assumiu diferentes funções em instituições da denominação Assembleia de Deus: dez vezes como Presidente, uma vez como Vice-Presidente e seis vezes como 1º Secretário da Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Sul (CIEPADERGS); duas vezes como Membro do Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD); Presidente e Vice-Presidente da União dos Ministros das Convenções das Assembleias de Deus da Região Sul (UMADESUL); Vice-Presidente da Convenção Geral dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Brasil (CGADB).
        Em decorrência de seu histórico de atuação na vida religiosa e membro da Igreja Assembleia de Deus, o pastor João foi homenageado diversas vezes em diferentes cidades e mesmo outros países, incluindo homenagem de líderes de renome da igreja, como o missionário Nils Taranger.
        Sua esposa Gesy de Vlieger Ferreira atuou como professora, além de servir ao seu lado na igreja e atuar em ações filantrópicas, com destaque para o trabalho no Lar Bom Abrigo em Ijuí. Seus filhos Gerson e Gilvon se tornaram advogados, sendo o mais velho uma vez Prefeito e Vice-Prefeito de Ijuí, várias vezes Secretário de Administração, como também assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Ijuí. Lolete se formou em Letras e História, atuando como professora em Santa Maria. Ilizete se formou em ciências, trabalhando no Banco do Brasil em Dois Irmãos e Gilson se tornou psicólogo.
        O Pastor João Ferreira Filho faleceu aos 75 anos de insuficiência renal crônica e câncer. Ele foi sepultado no dia seguinte no Cemitério Municipal de Ijuí. Sua esposa Gesy faleceu aos 85 anos, em 26 de fevereiro de 2020 e também sepultada no cemitério público de Ijuí.

        Fontes:
        Transcrição do Documento JFF T 28 (biografia em anexo).
        Histórico da Igreja Assembleia de Deus de Ijuí. In.: site da IAD de Ijuí. Disponível em: https://adijui.com.br/sobre/historia/. Acesso em: julho de 2021.

        Discurso em Homenagem Póstuma ao Pastor João Ferreira Filho por Pastor Milton Cardias na Câmara dos Deputados, 23 de mar. de 2004. Disponível em: https://bit.ly/3iNBy52. Acesso em: 18/06/2021.

        “8 anos sem o Pr. João Ferreira - EX Presidente da Convenção Gaúcha”, de 1 de abril de 2012 por Pr. Edinaldo Domingos. In: Blog do Pr. Edinaldo Domingos http://pr-edinaldodomingos.blogspot.com/2012/04/8-anos-sem-o-pr-joao-ferreira-ex_01.html. Acesso em: 18/06/2021

        Homenagem e nota de falecimento de Gesy de Vlieger Ferreira. In: Site Rádio Progresso de Ijuí. Disponível em: https://www.radioprogresso.com.br/com-amplo-trabalho-filantropico-em-ijui-gesy-ferreira-morre-aos-87-anos/. Acesso em: 18/06/2021.

        Lugares

        Estatuto jurídico

        Funciones, ocupaciones y actividades

        Mandatos/fuentes de autoridad

        Estructura/genealogía interna

        Contexto general

        Área de relaciones

        Área de puntos de acceso

        Puntos de acceso por materia

        Puntos de acceso por lugar

        Profesiones

        Área de control

        Identificador de registro de autoridad

        Identificador de la institución

        Reglas y/o convenciones usadas

        Estado de elaboración

        Nivel de detalle

        Fechas de creación, revisión o eliminación

        Idioma(s)

          Escritura(s)

            Fuentes

            Notas de mantención