Local: Prefeitura Municipal de Ijuí-RS. Fundação da Associação Nacional de Apoio ao Índio (ANAÍ).
Local: Prefeitura Municipal de Ijuí-RS. Fundação da Associação Nacional de Apoio ao Índio (ANAÍ).
Local: Prefeitura Municipal de Ijuí-RS. Fundação da Associação Nacional de Apoio ao Índio (ANAÍ).
Local: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Da esquerda para direita: Gilmar Fabrim, Dulci Matte, Silvio Meinke, Jorge Pereira, Cláudio Nunes, Ana Colling Flores, Hilário Barbian, Humberto Copetti, Luis Gesing, Egídio Dal Forno, Nerêo Ceratti e Aparecida Maragon. No quadro aparecem os nomes da Diretoria da ANAÍ/Ijuí.
UntitledLocal: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Da esquerda para a direita: Ana Maria Colling Flores, Hilário Barbian, Humberto Copetti, Luis Gesing, Egídio Dal Forno, Nerêo Ceratti, Aparecida Maragon, Roseane Terezinha Callai Della Flora, Jolar Spanemberg, Maure Spanemberg.
UntitledLocal: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Da esquerda para a direita: Ana Maria Colling Flores, Hilário Barbian, Luís Gesing, Egídio Dal Forno, Nerêo Ceratti, Aparecida Maragon, Roseane Terezinha Callai Della Flora, Jolar e Maure Spanemberg.
UntitledLocal: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Na foto aparecem, Humberto Copetti (Ijuí), Assis Hoffmann (Porto Alegre), Roseane Della Flora (Ijuí), Sílvio Meinke (Ijuí) Egídio Dal Forno (Ijuí), Jolar e Maure Spanemberg (Ijuí).
UntitledReunião da ANAÍ. Local: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Na foto aparecem, da esquerda para a direita:
1-
2- Caio Lustosa (Porto Alegre)
3-
4- Notburga Rosa Reckziegel (ANAÍ/Porto Alegre)
5- Danilo Lazzarotto (Ijuí)
6- Nerêo Ceratti (Ijuí)
7- Ana Maria Colling Flores (Ijuí)
8- Maria Aparecida Maragom (Ijuí)
Reunião ANAÍ. Local: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Na foto aparecem, da esquerda para direita:
1-
2-
3- Notburga Reckziegel
4- Danilo Lazzarotto
5- Nerêo Ceratti
6- Ana Maria Colling Flores
7- Aparecida Marangon
Local: Sala 104 - Sede Acadêmica da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Rio Grande do Sul - FIDENE, Ijuí-RS. Na foto aparecem, da esquerda para a direita: Cláudio Nunes, Luís Gesing, Roseane Dalla Flora, Sílvio Meinke, Egídio Dal Forno.
UntitledLocal: Distrito Barra do Guarita de Tenente Portela-RS (Barra do Guarita foi emancipada em 1992). Índia Kaingang preparando alimentos.
UntitledLocal: Distrito Barra do Guarita de Tenente Portela-RS (Barra do Guarita foi emancipada em 1992). Índia Kaingang tecendo cestaria.
UntitledLocal: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Público reunido.
UntitledLocal: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
UntitledLocal: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
UntitledLocal: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
UntitledLocal: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
UntitledLocal: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
UntitledLocal: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
UntitledLocal: Ruínas de São Miguel - Santo Ângelo. Encontro Devolução de terras Indígenas: público reunido.
UntitledLocal: Posto Indígena da Ilha do Bananal, Tocantins. Laureano de Mello na aldeia Santa Isabel do Morro (Hawaló), de índios Iny Karajá/Carajá.
UntitledLocal: Tenente Portela-RS. Índios desfilando no dia 7 de setembro em Tenente Portela.
UntitledLocal: Tenente Portela-RS, índios desfilando no feriado de 7 de setembro.
UntitledLocal: Tenente Portela - RS, Índios desfilando no feriado de 7 de setembro.
UntitledLocal: Tenente Portela - RS. Índios desfilando no feriado de 7 de setembro.
UntitledLocal: Distrito Barra do Guarita de Tenente Portela-RS (Barra do Guarita foi emancipado em 1992). Aeroporto que estava sendo construído nos limites da reserva indígena de Guarita.
UntitledLocal: Tenente Portela-RS. Indígenas do Posto Indígena de Guarita jogam futebol com visitantes em excursão.
UntitledLocal: Tenente Portela-RS. Indígenas do Posto Indígena de Guarita jogam futebol com visitantes em excursão. A imagem mostra o grupo em pose para a fotografia.
UntitledTenente Portela-RS. Representação da Missão Evangélica no Posto Indígena de Guarita. A fotografia foi tirada por conta de uma excursão ao Posto Indígena.
UntitledTenente Portela-RS. Vista parcial das residências do Posto Indígena. A fotografia foi tirada por conta de uma excursão ao Posto Indígena.
UntitledLocal: Posto Indígena de Guarita em Tenente Portela/RS. A fotografia foi tirada por conta de uma excursão ao Posto Indígena.
UntitledLocal: Posto Indígena de Guarita Tenente Portela/RS. A fotografia foi tirada por conta de uma excursão ao Posto Indígena.
UntitledResidências Posto Indígena de Guarita em Tenente Portela/RS. A fotografia foi tirada por conta de uma excursão ao Posto Indígena.
UntitledLocal: Posto Indígena de Guarita - Tenente Portela/RS. A fotografia foi tirada por conta de uma excursão ao Posto Indígena.
UntitledLocal: Posto Indígena de Guarita - Tenente Portela/RS. A fotografia foi tirada por conta de uma excursão ao Posto Indígena.
UntitledLocal: Entrada do Anexo 1 do prédio da FIDENE e Seminário São Geraldo, Ijuí-RS. O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) funcionava no 2° piso do edifício. A imagem mostra a família indígena Kaingang, de sobrenome Crespan, moradores do Toldo de Guarita em Tenente Portela - RS.
UntitledLocal: Entrada do Anexo 1 do prédio da FIDENE e Seminário São Geraldo, Ijuí-RS. O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) funcionava no 2° piso do edifício. A imagem mostra a filha do casal indígena Kaingang, de sobrenome Crespan, do Toldo de Guarita em Tenente Portela - RS, no colo da funcionária do MADP, Tania Aimi.
UntitledLocal: Entrada do Anexo 1 do prédio da FIDENE e Seminário São Geraldo, Ijuí-RS. O Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) funcionava no 2° piso do edifício. A imagem mostra a família indígena Kaingang, de sobrenome Crespan, moradores do Toldo de Guarita em Tenente Portela - RS.
UntitledLocal: Nonoai - RS. A imagem mostra duas mulheres indígenas Kaingang, com crianças ao colo e em seu entorno.
UntitledLocal: Nonoai - RS. A imagem mostra mulheres indígenas Kaingang e crianças.
UntitledLocal: Toldo de Nonoai-RS. A imagem mostra mulheres indígenas carregam crianças através de faixas nas costas. Também há duas crianças no entorno.
UntitledLocal: Iraí - RS. Indígena com vestimenta atirando com arco e flecha.
UntitledLocal: Iray [Iraí] - RS. Mulher indígena Kaingang de Nonoai-RS com o filho, instalados numa cabana em Iraí-RS.
UntitledLocal: Toldo de Nonoai-RS. A imagem mostra mulheres indígenas carregam crianças através de faixas nas costas. Também há duas crianças no entorno.
UntitledLocal: Rancho na Terra Indígena Toldo de Nonoai, RS. A imagem mostra o rancho e ao lado, mulheres e crianças.
UntitledLocal: Irai - RS. A imagem mostra Famílias indígenas Kaingang de Nonoai-RS, com cestos para venda.
UntitledLocal: Iraí - RS. A imagem mostra um grupo de homens Indígenas Kaingang de Nonoai-RS. Há uma Inscrição de legenda na imagem: "Indígenas do Toldo de Nonoai em visita em Iraí".
UntitledLocal: Iray [Iraí] - RS. Mulher indígena Kaingang de Nonoai-RS com o filho, instalados numa cabana em Iraí-RS.
UntitledLocal: Iraí - RS. Indígenas Kaingang, que passam por Iraí.
UntitledLocal: Toldo Nonoai - RS. A imagem mostra a vista parcial de um bosque de araucárias e dois rapazes em Nonoai - RS. A mesma imagem está registrada e ampliada no quadro nº22, intitulado "Antes pinheiro, hoje devastação", utilizado como material de apoio pela Divisão de Museologia.
UntitledLocal: Inhacorá RS. Grupo de indígenas Kaingang.
UntitledLocal: Inhacorá - RS. Major Xico Fongue.
Local: Inhacorá - Grupo de Índias em frente a uma moradia.
UntitledLocal: Guarani das Missões - RS. A imagem mostra mãe e pai com quatro filhos crianças, de família afro-brasileira e indígena (aparentemente o pai é descendente de indígena).
Local: Distrito de Itaí, de Ijuí - RS. Crianças indígenas Kaingang, de Inhacorá - RS em colônia de férias.
UntitledLocal: Escola Rural do Distrito Itaí de Ijuí - RS. A imagem mostra indígenas em cerimônia católica de primeira comunhão ou primeira eucaristia.
UntitledItapiranga - RS. Indígena Kaingang de passagem por Itapiranga - RS.
UntitledLocal não identificado. Indígena e religiosidade.
UntitledLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). A imagem mostra rapaz indígena Kamaiurá participando do ritual de passagem (funeral), assistindo a luta do Quarup.
UntitledLocal: Parque Nacional do Xingú, Chefe da tribo indígena Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem na região do rio Xingú - MT, quem organizou o ritual de passagem (funeral), o Quarup [também Kuarup], em 1964.
UntitledLocal: Parque Nacional do Xingú, Indígenas Kamaiurá [também Kamayurá] em dança no ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT. Aspecto de uma dança da cerimônia.
UntitledLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Apresentação dos chefes indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
UntitledLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Luta "Huka Huka" dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
UntitledLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Momento de canto e marcação do ritmo da dança dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT. Legenda da fotografia no verso: "Os cantadores marcando o ritmo da dança".
UntitledLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Abertura da Luta "Huka Huka" dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], apresentação dos campeões antes do combate. A luta é uma das etapas do ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
UntitledLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Guarda do tronco dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
UntitledLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Dança da tribo dos indígenas Txukahamãe ou Kayapó [Caiapó] Metuktire, durante a cerimônia dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
UntitledLocal: Rio Coluene, Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Moça e criança indígenas Kamaiurá [também Kamayurá].
UntitledLocal: Terra indígena Guarita - RS. Duas mulheres indígenas kaingang com suas crianças, em frente à habitação.
UntitledLocal: Inhacorá, casa Kaingang coberta com palha.
UntitledLocal: Reserva Indígena de Votouro. Há um quadro na reserva técnica da Divisão de Museologia, considerado material de apoio (fez parte da primeira exposição de longa duração), registrado pelo nº 66, com o seguinte título de legenda:"Mãe Kaingang e filho mestiço Kaingang e Guarani".
UntitledLocal: Guarita - Tenente Portela/RS. Indígenas Kaingang da terra indígena Guarita em separação de resíduos.
Untitled(Local da imagem não identificado). Índios descansando após longa caminhada para venda de cestos.
UntitledLocal: Iraí - RS. Mulher indígena Kaingang em ritual de benzimento.
UntitledLocal: Iraí/RS. Índia Kaingang produzindo cestaria.
UntitledLocal: Nonoai/RS. Os Kaingang e Guarani que lutaram e continuam lutando para defender seus direitos.
UntitledLocal: Terra Indígena Nonoai, RS. Mãe indígena kaingang com seu filho e crianças ao redor, da aldeia de Pinhalzinho, Nonoai. (Ela é natural de Serrinha, área extinta durante o governo Leonel Brizola).
Local: Comunidade Indígena de Péi-Kãr, Rodeio Bonito, RS.
UntitledLocal: Terra indígena Guarita - RS. As crianças, mesmo crescidas estão sempre junto à mãe, que nunca lhes nega o seio para amamentar. Mães Guarani com seus filhos junto de si.
UntitledLocal: Comunidade Indígena de Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. As matas com seus frutos, a caça em abundância e os rios piscosos são elementos importantes na cultura tradicional dos Kaingang. Mas apenas uma parcela mínima desta realidade permanece. A indústria madeireira destruiu a mata e a poluição matou os peixes.
UntitledLocal: Votouro - RS, Indígena Kaingang de Votouro segurando um feixe de feijão colhido para o preparo da refeição.
UntitledLocal: Terra indígena de Votouro - RS, Estrada estadual no interior da aldeia. A abertura de estradas no interior abrem flancos para o contágio de doenças bronco-respiratórias, venéreas, doenças de pele e outras, sobretudo porque as condições alimentares não são satisfatórias.
UntitledLocal: terra indígena na região de Pinhalzinho e Nonoai - RS, indígenas Kaingang vendendo cestos.
UntitledLocal: Comunidade Indígena Péi-Kãr em Rodeio Bonito - RS. Churrasco realizado na comunidade por ocasião da festa de São Jorge.
UntitledLocal: Nonoai - RS, Índios carregando cestaria no ônibus para vender em outras localidades.
UntitledLocal: Ibirama - SC, indígenas Guarani de Cacique Doble, morando em Ibirama - SC. Mulher sentada e outra no plano de fundo da imagem.
UntitledLocal: Nonoai - RS. No passado, os indígenas transportavam os cestos sobre as costas, assim como também as crianças eram presas nas costas por uma tira/faixa, apoiada na testa ou cabeça da mãe.
UntitledLocal: Nonoai - RS. O carregamento de mantimentos, sementes, produtos em pequenas quantidades faz parte do dia a dia dos indígenas Kaingang e Guarani.
UntitledLocal: Terra indígena de Votouro - RS. Roça coletiva de soja preparada pelos indígenas Kaingang de Votouro.
UntitledLocal: Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. Em Reuniões de trabalho para discussão política são providenciadas refeições coletivas, principalmente em épocas de safra, portanto de abundância de alimentos. Em Péi-Kãr os Kaingang carneiam um porco para o almoço. As mulheres dão sua contribuição transportando água, limpando os vasilhames, ajudando a servir os alimentos.
UntitledLocal: Ibirama - SC, índios Guarani de Cacique Doble, morando em Ibirama.
UntitledLocal: Comunidade Indígena Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. A música é muito valorizada entre os indígenas. As festas com danças são frequentes entre eles. Kaingang de Péi-Kãr tocando acordeon.
UntitledLocal: Chapecó - SC. Muitas vezes para comercializar sua produção artesanal, os indígenas necessitam se deslocar a longas distâncias. Seguidamente, eles montam acampamento nas periferias das cidades e ali permanecem por semanas ou meses. A imagem mostra uma comunidade Kaingang de Votouro - RS acampada nas periferias de Chapecó para confecção e venda de artesanato/cestas.
UntitledLocal: (Local da imagem não identificado), mulher Kaingang produzindo cestaria nas periferias de cidades, próximo à estrada.
UntitledLocal: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.
UntitledLocal: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.
UntitledLocal: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.
UntitledLocal: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.
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