Barreiro - Ijuí. Soque de erva-mate, de Olmiro Brum que sucedeu o seu pai José Brum.
Soque de erva-mate de José Brum, pai do prof. Argemiro Jacob Brum. A erva era inicialmente, era moída através de pilões movidos a roda d'agua. Como o local era atingido frequentemente por enchentes, em 1939, o proprietário decidiu transferi-lo para um local mais adequado, livre das enchentes, substituindo por roda de moer erva, feita de madeira com dentes de ferro.
Na época foi considerada iniciativa pioneira. Mais tarde em 1954/55, depois de um incêndio, foi substituída por turbina hidráulica. O soque moía de cerca de 10 a 12 arrobas cada vez o que equivale a 150 a 180 kg. Cada moagem levava cerca de 2 horas, depois era imediatamente ensacada.
Rua Mase Francke, esq. Rua Luiza Couto - Ijuí. Foto do prédio da Sociedade de Laticínios Ijuiense, de Mase Francke em 1935. Aparece o prédio de esquina com a seguinte inscrição: "Soc. de Laticínios Ijuiense LTDA".
Ijuí -RS. A imagem mostra funcionários e D. Ámalia de Melllo recebendo medalha por seus 25 e 30 anos de serviço . Houve um churrasco para a comemoração.
Foto dos funcionários da sociedade da Banha emprestada por D. Amália de Mello, seu pai e irmão estão na foto. Os homens sentados são da esquerda para a direita o "fiscal", o chefe e o guarda-livros.
Ijuí. Prédio da Socidade da Banha Sul Riograndense, localizada na rua Hans Staden. Virá a ser a Incobrasa.
Ijuí - RS – Brasil. Aparecem toras no pátio, dois senhores serrando, atrás madeiras e uma carroça com um senhor em cima. Perto da serraria, dois senhores e na frente, um aplaca com os dizeres "Silva Hermanos". Nos fundos, a vista da cidade.
(Local da imagem não identificado). Aparece o prédo coberto de telhas, chaminé de zinco, pilhas de tábuas e toras. Dois homens a esquerda aparecem serrando. Um homem sobre a carroça carregada e atrelada a um cavalo e outros dois a direita. Observa-se um carrinho sobre trilhs carregado com tábuas inscrito o seguinte: "Silva Hermanos". Ao fundo vista da cidade, lado leste.
Augusto Pestana - Cadeado. Foto da Serraria de José Lange. Aparecem os prédios da serraria, destacando-se chaminé de alvenaria. A esquerda aparecem a residência da família Lange - casa de dois andares (item 06 - CB, tem foto festa cara). Em frente a serraria encontra-se toras espalhadas ao fundo é possível observar pomar, lavoura e mata nativa.
Ijuí (acima dos trilhos). Foto de serraria de José Hickenbick. Aparecem cinco homens juntos a cinto toras e tábuas. A direita aparece carroça carregada com toras, atrelada à duas juntas de boi. A esquerda, aparece casa de madeira. Nas toras aparecem inscrições da metragem e do ano (1932).
Linha 5, Norte, Ijuí. Aparece em primeiro plano várias toras, em uma delas, a esqueda, um metro. Atrás das toras, uma carroça com duas juntas de bois carregada de tábuas. Em frente a carroça, um senhor e um menino. A direita um monte de tábuas empilhadas e sobre elas, um casal sentado.
(Local da imagem não identificado)
Linha 10, Leste. Aparece em primeiro plano algumas toras, a esquerda uma carroça com duas juntas de bois e em cima um senhor segurando um chicote. Ao lado direito, o senhor de branco é Valentim Basso com sua filha e esposa. Atrás, a serraria.
Linha 11 Leste. Aparecem algumas toras, aos fundos, a serraria e sobre toras e ao lado, um grupo de pessoas. Em cima das toras, da esquerda para a direita: 2º: Dr. Solon Golçalves da Silva; 3º: Neusa Sanfelice; 6º: Esposa de Pedro Sanfelice (sentada de preto; 7º: Filho de Pedro Sanfelice; 8º: Filho de Pedro Sanfelice; 9º: Pedro A. Sanfelice (sentado de calça branca)
Linha 11 Leste. Aparecem algumas toras, atrás a serraria. Sobre as toras, pessoas. Em primeiro plano, na frente, dois meninos sentados. Integrantes da fotografia: 1º: Br. Solon G. Da Silva; 4º: Maria Glacy (filha de Pedro Sanfelice, em pé de vestido branco); 5º: Maria Luiza (filha de Pedro Sanfelice); Sentados na frente: 1º: Esposa de Pedro Sanfelice; 2º: Pedro A. Sanfelice
Linha 11 Leste. Aparece várias toras, aos fundos, uma pilha de tábuas e um metro. A direita, uma casa de madeiras, uma cerca e em frente, uma junta de bois. A esquerda, um senhor a cavalo e outro medindo toras. Um grupo grande de pessoas espalhadas sobre as toras ou ao lado. A serraria não consta na imagem.
Linha 5, Norte, Ijuí. Aparece em primeiro plano toras, atrás uma carroça carregada de tábuas, um senhor sentado em cima das mesmas, segurando um chicote. Atrás, um galpão menor e ao lado, a serraria. Em frente a serraria, mais toras e um senhor segurando um palanque e outro com os braços caídos.
(Local da imagem não identificado). Foto do prédio de Serraria e Beneficiamento. Aparece o prédio de madeira coberto detalhes de barro. Metade da parede é de tábuas (da altura do chão até o meio) e outra metade é de ripas tramadas. Ao centro uma placa de madeira, inscrito: "Serraria e Beneficiamento".
Rio Ijuí - Linha 14 Leste, Ijuí. A esquerda, toras, atrás carroças carregadas com toras. Ao fundo, a serrara. Em frente, pessoas e um carro Ford. A serraria era movimentada com roda d'água, a mesma que movimentava a carpintaria. O casal a esquerda, em frente as toras, é o senhor Davi Sproger e a esposa, Anlisa Sproger. Ao lado do Ford 29, o casal Henrique e Emília Uhdre
(Local da imagem não identificado). Foto da Madeireira Bós. Aparecem caibros pelo chão, várias casas e mata nativa ao longe.
Linha 11 Leste. Na foto superior (a), aparece uma serraria, em frente, toras. Atrás das mesas, uma carroça com duas juntas de bois e mais atrás, a serraria. A esquerda, perto dos bois, uma mulher de chapéu. A direita, um grupo de pessoas: três mulheres sentadas nas toras, outros em cima da carroça e três em cima de uma árvore desgalhada. Na foto inferior (b), uma carroça com duas juntas de bois, puxando uma grande tora. Sobre a tora, três homens e um ao lado da carroça. No canto direito, um cachorro. A serraria pertencia a Angelo Caçavara e família.
Linha 11 Oeste - Ijuí.Foto de dois prédios de madeireira da Linha 11 Oeste. Aparecem várias pessoas - Homens, mulheres e crianças. A esquerda aparecem casal a cavalo, ao centro pessoas em pé e a direita, homem sobre carroça e ao lado duas toras. Aparece também quatro pilhas de tábuas.
Linha 11 Leste - Ijui/RS. Aparecem dois galpões. A esquerda, uma carroça e um cavalo encilhado. Atrás, uma pilha de tábuas, uma árvore seca e uma canaleta que conduz água. Perto da carroça, um menino e atrás um senhor perto de uma escada. A direita, em cima de tábuas, dois senhores, um sentado e duas meninas. Atrás, um galpão e parte de uma roda d'água.
Linha 11 Leste, Ijuí - Rio Grande do Sul. A esquerda, tábuas espalhadas. Aos fundos, galpões, acima uma canaleta por onde corre a água que movimenta a roda. Mais a direita, duas meninas sentadas sobre um tronco. Ao lado, dois senhores, dois deles serrando.
Alto da União. Serraria no Alto da União. A serraria foi construída antes de 1890, talvez por Jorge Spanemberg, que vendeu em 1892 para Franklin Veríssimo da Finseca que Vendeu a Francisco Zenkner em 1897. Pertenceu a Pedro Darci de Oliveira até 2012.
(Local da imagem não identificado). Foto do Prédio da madeireira. Aparecem a cobertura de zinco com vários homens lado a lado, sobre tábuas e vigas espalhadas pelo chão. Ao fundo observa-se a proximidade da mata nativa.
Linha 11 Leste. Aparece muitos berrotes, no fundo, a esquerda, uma roda d'água e o telhado de um galpão. A direita, também aos fundos, um telhado. Em frente, a direita, um senhor com chapéu grande, com uma ripa nos ombros e outra na mão. Em primeiro plano, no meio, duas meninas. Atrás, um senhor erguendo um machado, mais abaixo, um outro senhor e a seguir um menino com uma tábua cheia de furos.
Rua do Comércio, 435 - Ijuí. Foto interna da Selaria Gressler e Irmãos de 1920. Aparecem sois homens segurando instrumentos de trabalho, dois sentados e os demais de pé. Observa-se a esquerda uma maquina de costura de selaria (encontra-se no acervo do MADP), pares de botas, selas e arreios pendurados na parede. Junto a mesa encontra-se sentado o Sr. Lindolfo Gressler.
Barreiro - Ijuí. Roda de moer erva-mate no soque de José Brum que esteve como sucessor seu filho Olmiro Brum.
Data da construção: 1939.
Rua Álvaro Chaves - Ijuí. Foto da refinaria de Banha, localizada na Rua Álvaro Chave. Atualmente fica o Pet. Dog e a firam Frick.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, montando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Fábrica de cerâmica do senhor Pedro Belarmino.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, prateleiras com peças em argila crua, prontas para irem ao forno.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, Senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficinal, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial.Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarminho ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, forno para cozimento das peças. Fábrica do senhor Pedro Belarmino, no bairro Industrial.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica de Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Nas fotos, peças de argila crua, prontas para irem ao forno. Fábrica do senhor Pedro Belarmino.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, aparelho onde a argila é cortada em fatias.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, aparelho onde a argila é cortada em fatias.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, sovando a argila.
Fábrica Cerâmica Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
Fábrica Cerâmica - Bairro Industrial. Seguindo a linha da valorização das manifestações culturais tipicamente populares, a equipe do MADP preocupou-se em fazer o registro das técnicas primitivas de trabalho, via de regra tornadas obsoletas e condenadas ao desaparecimento pelo advento da grande indústria, da tecnologia moderna e da produção em massa. Na foto, o senhor Pedro Belarmino ao torno, em sua oficina, moldando uma peça em argila.
(Local da imagem não identificado). Aparece a família, uma carroça atrolada a junta de bois, um forno de queimar tijolos e, ao fundo, a mata nativa. Em primeiro plano aparece um homem e uma mulher (segurando cuia e chaleira), sois crianças uma mulher (com bebê ao colo) e uma menina sentada. Em segundo plano, dois homens e um menino, alcançando tijolos, estando um homem e o menino sobre a carroça.
Ijuí. Foto interna da Oficina de Charrete. Aparecem seis homens com ferramentas e dois homens (bem vestidos) junto a duas charretes. Uma charrete está atrelada à cavalo escuro. Observa-se ferramentas de trabalho espalhadas pelo espaço, inclusive na parede. Chama-se atenção para o luxo dos estofados das charretes.
Ijuí/RS. Moinho quando vem para Ijuí. Movido a energia elétrica. Interior do prédio.
Ijuí-RS. Foto tirada em Panambi - 1917
1º .............. Walter
2º Eugênio Walter
3º ............. Walter
4º Stephan Walter (pai)
Panambi/RS. Visita década de 50 - Familia Walter no primeiro Moinho em Panambi.
1- Luize Walter (esposa Eugênio Walter)
2- Marta Walter (filha de Stephan Walter)
3- Marta Wickler (mãe de Luize Walter, sogra de Eugênio Walter)
4- Filha de Stephan Walter
5- Mãe de Eugênio Walter casada com Stephan Walter.
Ijuí-RS. Prédio alugado - onde hoje é a esquina "Mattioni".
Ijuí. Produtos do Moinho - nessa época conhecido como "Grande Moinho Ijuhy", sendo o mais moderno da época.
A foto e moldura - prêmio de qualidade Cruz Alta - década de 30.
Foto prédio - algumas inovações ampliando a capacidade de produção 1º prédio em Ijuí - Moinhos Walter - década de 30.
(Local da imagem não identificado). Atrás da foto está escrito: "O moinho onde Alma Weinert Knebel trabalhava com o pai Augusto Weinert.
Linha 3 Ijuí. Foto do moinho Weinert.
Início da atividade 1932, enquanto construia o outro moinho ficou funcionando.
Moinho por dentro em 1930.
Prédio próprio 1930 - Moinho foi presente de casamento (dote).
Ijuí-RS. Prédio próprio - carregamento de sacos de farinha.
A imagem mostra a ampliação do Moinho (3º prédio): empacotamento, silos de trigo e escritório. Provalmente, década de 1950.
Salto - Ijuí. Foto de moinho de Pedro Sanfelice na localidade de Salto. Aparece o prédio do moinho coberto de zinco e um puxado coberto de tabuinhas. A esquerda um galpão e a direita a morada. Dois homens e uma menina , um cachorro e um carro antigo no pátio.
Fachimal - Dr. Bozano - Ijuí/RS. Na foto, aparece uma ponte de madeira. A esquerda, uma árvore. Nos fundos, um moinho movido a roda d'água. A direita, nos fundos, um carro. Aos fundos, uma lavoura. Sobre a ponte estão: 1º: Milda Hartmann (menina pequena sentada na ponte); 2º: Júlio Hartmann; 3º: Lilian Hartmann Berg
Saltinho - Ijuí-RS. A ponte era do Fachinal.
Barreiro - Ijuí. Moinho de Erva-Mate de José Brum.
Linha 7 Norte - Ijuí. Primeiro moinho colonial de Ijuí - Aparece a família em frente, a mulher com cinco filhos sentados. Ao lado esquerdo, um menino segura um cavalo. Lado direito um senhor de camisa branca e chapéu e um menino, também de chapéu, segurando "flores" numa das mãos. Atrás a roda d'água inclusive com a queda d'água, o moinho e outras casas. O moinho Localiza-se perto da granja de Bertoldo Rick (1986) na linha 7 Norte. 2. Fredolino Kettenhuder; 3. João Kettenhuber; 4. Francisca Kettenhuber; 5. Luís Kettenhuber; 6. Paulinha Kettenhuber; A família além do moinho, tinha soque de erva e ferraria.
Linha 11 Leste. Aparece a moenda com uma senhora segurando cana e um homem sentado atrás da senhora, descascando cana. A esquerda, dois cavalos perto de um senhor. A direita, um senhor segurando cana. Aos fundos, duas senhoras em pé com lenço na cabeça. Da direita para a esquerda: 1º: Emília Priedol; 2º: André ou Carlos Priedol
Na foto, aparece o local da moenda com pessoas na frente, ao lado, dois cavaleiros e um monte de cana. Atrás, outras pessoas e uma carroça. A moenda pertencia a família Ceccato.
(Local da imagem não identificado)
Linha 11 Leste. aparece a moenda, um monte de cana e à esqeurda, Eduardo Jaunsem. A direita, dois meninos
Linha 11 Leste. Aparece a moenda com uma senhora segurando cana. A esquerda, dois cavalos perto de dois senhores. A direita, um senhor segurando cana. Aos fundos, duas senhoras em pé com lenço na cabeça. Da direita para a esquerda: 1º: Emília Priedol; 2º: André ou Carlos Priedol
Rua Ernesto Alves - Ijuí/RS. Foto da metalúrgica Ghisleni - antigamente neste local ficava a Fundição Reimann.
Hoje (2000) o prédio está totalmente modificado.
Ijuí/RS. Foto do antigo Matadouro Modelo, estava localizado perto do trevo que vai para o bairro Modelo, na Avenida Brasil (Avenida do cemitério).
( GETÚLIO VARGAS? ) !!
(Local da imagem não identificado). Foto interna de carpintaria. Aparecem homens espalhados pelo estabelecimento de madeira, junto aos instrumentos de trabalho máquinas com correias e rodas de carroça e outros objetos. A esquerda aparecem tora de madeira e serras nas vertical.
Rua do Comércio. Foto interna de marcenaria de José Hickenbick localizada na Rua do Comércio, local do antigo Hotel Central, hoje (1997) sede dos Coutinhos cabeleireiros e outras lojinhas de confecções. Aparecem crianças sentadas em feixes de madeiras segurando roldana de metal (encaixe dos aros de roda de carroça). Ao fundo aparecem vários homens, algumas rodas de carroça, um bando de charrete e instrumentos de trabalho. Neste local fabricava-se também aberturas.
Na rua 20 de setembro, próxima a Cervejaria Werner, Ijuí.
Foto tirada na frente do prédio da madeireira Schmidt Foram identificados sentados. Mertins; Frannz Krimel; Eduardo Hess. Em pé: 2º - Johan Gritsch; 3º - Eduardo Schmidt; 4º - Alberto Hoffmann; 5º - Arnaldo Huber; 6º - Rudi Schmidt; 7º - Walmiro Schuwabe (Irmão de Wally); 8º - Waldy Schuwabe (Irmão da Wally).
Praça República - Ijuí. Foto do prédio da Livraria Serrana e ao lado Correio Serrano e Die Serra Post. Esse Prédion ão existe mais, no seu lugar está o Edifício Itália de propriedade de Dirson Lucchese
Ijuí. A imagem mostra funcionários, posando para foto, em frente à Litografia. Foto colada em um cartão com palavras escritas em alemão e a data 1911-1936.
(Local da imagem não identificado). A foto foi tirada ao ar livre na frente do prédio onde funcionava os Laticínios Franke. Aparecem várias pessoas:
R. Max Franke, Ijuí, Rio Grande do Sul. Aparece o prédio do material, em frente, vários caminhões e caminhonetes carregados com leite. No caminhão que está em frente a porta da direita, dois senhores vestidos de branco descarregando. Na fua ao lado, outros carros. Ao fundo, a vista da cidade.
Rio Ijuí, Linha 14, Leste, Ijuí, Rio Grande do Sul. Na foto, aparece o interior da carpintaria. As pessoas paradas posando para a foto. A esquerda, dois meninos e espalhados pela carpintaria, mais seis homens. A roda d'água era movimentada por baixo, com pás abertas, segundo informações de Bruno Ceccatto em 19/09/1991. Junto a carpintaria, existia uma serraria, movimentada pela mesma roda d'água. A FO foi doada em 23/06/1977 por Erna Kossa e coletada por Liane Inês Rick. A marcenaria tinha 12 máquinas: lixadeiras, plainas, serra - fitas, dentre outras. A direita, entre as rodas, David Sproger. Atrás da roda, Henrique Uhdre. O menino a esquerda, com sapato branco, Orwides Sproger.
Ijuí. Fábrica de produtos suínos - "gaivotas". De propriedade de Hocevar e irmão. Aparece também a residencial de Henrique Storck.
Rua José Gabriel, Esq. Rua 21 de Abeil - Ijuí. Foto interna da IMASA. Aparecendo o Sr. Bruno Fuchs, junto a uma máquina.
Ijuí. Foto do prédio da Indústria de Máquinas Agrícolas Fucks - S.A.
Linha 14 Leste, Ijuí, Rio Grande do Sul. O primeiro é Henrique Uhdre e o segundo, Davi Sproger. Davi tinha a Serraria e Carpintaria, na linha 14 Leste, a beira do Rio Ijuí.
Ijuí. 2ª Fila - Sentadas: 3ª - Ema Beck. 1ª Fila:
Rua do Comércio 446-Ijuí. Foto do interior da funilaria localizada na Rua do Comércio. Aparecem um homem e três moças em pé entre mesas e utensílios como: bocais, canecas, chaleiras, baldes, etc... Identificação: 1º Frederico Hessel; 2º Rodolfo Poll; 3º Alfredo Persich; 4º Lindolfo Fosch.
Rua Ernesto Alves. Foto interna do estabelecimento de alvenaria da Fundição Reimann e Gressler, localizada na Rua Ernesto Alves (em frente ao Schoping JB), este prédio ainda existe hoje 1997. Aparecem homens espalhados pelo estabelecimento, junto à máquinas com correias, engrenagens e peças diversas. Carlos Reimann foi o fundador desta firma.