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Descrição arquivística
BR RSMADP AK-I-AK 00142 · Item · 08/05/2000
Parte de Indígena

Local: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona. Legenda da ficha catalográfica em 2000: "visão geral da miséria em que vivem os Índios acampados.

Gerson Atkinson
Casamento Kaingang
BR RSMADP AK-I-AK 00083 · Item · 1978
Parte de Indígena

Local: Comunidade Indígena de Péi-Kãr, Rodeio Bonito, RS.

Não identificado.
Indígena e religiosidade.
BR RSMADP AK-I-AK 00063 · Item · S.D. (sem data)
Parte de Indígena

Local não identificado. Indígena e religiosidade.

Não identificado.
Mulheres e crianças Kaingang.
BR RSMADP AK-I-AK 00057 · Item · Década de 50
Parte de Indígena

Local: Inhacorá - Grupo de Índias em frente a uma moradia.

Martin Fisher
Proteção Estadual
BR RSMADP AK-I-AK 00056 · Item · 1950
Parte de Indígena

Local: Inhacorá - RS.

Não identificado.
Major Xico Fongue
BR RSMADP AK-I-AK 00055 · Item · S.D. (sem data)
Parte de Indígena

Local: Inhacorá - RS. Major Xico Fongue.

Visita toldo Kaingang
BR RSMADP AK-I-AK 00132 · Item · 1962
Parte de Indígena

Local: Inhacorá - RS. Sra. Hedwig Lampann em visita ao toldo indígena Kaingang de Inhacorá - RS. Na imagem, mulher indígena trançando um cesto em frente à choupana.

Homem indígena Kaingang
BR RSMADP AK-I-AK 00129 · Item · Década de 1950
Parte de Indígena

Local: Íraí, aparece no livro Iraí "Cidade Saúde" p.11

Indígenas Kaingang
BR RSMADP AK-I-AK 00127 · Item · Década de 50
Parte de Indígena

Local: Nonoai, RS. Duas mães indígenas kaingang, com seus filhos, ao fundo uma Choupana. A imagem se encontra no livro "Iraí: Cidade Saúde", p.15.

Menino Indígena Rikbaktsa (Erikbatsa)
BR RSMADP AK-I-AK 00126 · Item · S.D. (sem data)
Parte de Indígena

Local: Barranco vermelho - Rio Juruena, Mato Grosso (MT), anotações no verso da foto:
Barranco vermelho - Rio Juruena
Irmão do Rio dos peixes - Irmãs da imaculada Conceição Clarência Maria de Jesus (Missionárias).

Kátia Coimbra da Silveira.
Indígenas Xavantes. Autora: SILVEIRA, Kátia Coimbra da.
BR RSMADP AK-I-AK 00125 · Item · S.D. (sem data)
Parte de Indígena

Local: Terra indígena Sangradouro - Mato Grosso (MT). Indígenas Xavantes fazendo a limpeza da aldeia, acompanhados pela missionária irmã Rita.

Kátia Coimbra da Silveira.
Menina indígena Guarani. VILANI, Luís Tadeu.
BR RSMADP AK-I-AK 00121 · Item · 1999
Parte de Indígena

Local: São Miguel das Missões, RS. Menina indígena Guarani. Imagem que integrou a Exposição temporária com fotografias sobre o povo Guarani: "NOSSO POVO ESQUECIDO".

VILANT, Luís Tadeu
BR RSMADP AK-I-AK 00120 · Item · S.D. (sem data)
Parte de Indígena

Local: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Homem Indígena Txukahamãe ou Kayapó [Caiapó] Metuktire, durante a cerimônia dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.

Ulrich Löw
BR RSMADP AK-I-AK 00115 · Item · 12/1985
Parte de Indígena

Local: Sangradouro - Mato Grosso/MS, alunas da prof Kátia, que trabalhou junto com essas comunidades. Ela viajava com os padres missionários e freiras, dando atendimento à diversas aldeias no município de Sangradouro/MS.

Kátia Coimbra da Silveira.
BR RSMADP AK-I-AK 00114 · Item · 12/1985
Parte de Indígena

Local: Sangradouro - Mato Grosso/MS, alunas da prof Kátia, que trabalhou junto com essas comunidades. Ela viajava com os padres missionários e freiras, dando atendimento à diversas aldeias no município de Sangradouro/MS.

Kátia Coimbra da Silveira.
BR RSMADP AK-I-AK 00113 · Item · 12/1985
Parte de Indígena

Local: Sangradouro - Mato Grosso (MT). Meninas e moças xavantes, alunas da professora Kátia Coimbra da Silveira, que viajava com os padres e freiras missionários, dando atendimento às diversas aldeias no município de Sangradouro - MT.

Kátia Coimbra da Silveira.
BR RSMADP AK-I-AK 00112 · Item · 12/1985
Parte de Indígena

Local: Sangradouro - Mato Grosso (MT). Meninas e moças xavantes, alunas da professora Kátia Coimbra da Silveira, que viajava com os padres e freiras missionários, dando atendimento às diversas aldeias no município de Sangradouro - MT.

Kátia Coimbra da Silveira.
BR RSMADP AK-I-AK 00111 · Item · 12/1985
Parte de Indígena

Local: Sangradouro - Mato Grosso (MT). Meninas e moças xavantes, alunas da professora Kátia Coimbra da Silveira, que viajava com os padres e freiras missionários, dando atendimento às diversas aldeias no município de Sangradouro - MT.

Kátia Coimbra da Silveira.
BR RSMADP AK-I-AK 00105 · Item · 12/1985
Parte de Indígena

Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.

Kátia Coimbra da Silveira.
BR RSMADP AK-I-AK 00104 · Item · 12/1985
Parte de Indígena

Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.

Kátia Coimbra da Silveira.
BR RSMADP AK-I-AK 00103 · Item · 12/1985
Parte de Indígena

Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.

Kátia Coimbra da Silveira.
BR RSMADP AK-I-AK 00102 · Item · 12/1985
Parte de Indígena

Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.

Kátia Coimbra da Silveira.
BR RSMADP AK-I-AK 00101 · Item · 12/1985
Parte de Indígena

Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.

Kátia Coimbra da Silveira.
BR RSMADP AK-I-AK 00100 · Item · 12/1985
Parte de Indígena

Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.

Kátia Coimbra da Silveira.
BR RSMADP AK-I-AK 00098 · Item · 12/1983
Parte de Indígena

Local: Chapecó - SC. Muitas vezes para comercializar sua produção artesanal, os indígenas necessitam se deslocar a longas distâncias. Seguidamente, eles montam acampamento nas periferias das cidades e ali permanecem por semanas ou meses. A imagem mostra uma comunidade Kaingang de Votouro - RS acampada nas periferias de Chapecó para confecção e venda de artesanato/cestas.

Lígia Terezinha Lopes Simonian.
BR RSMADP AK-I-AK 00095 · Item · 1982
Parte de Indígena

Local: Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. Em Reuniões de trabalho para discussão política são providenciadas refeições coletivas, principalmente em épocas de safra, portanto de abundância de alimentos. Em Péi-Kãr os Kaingang carneiam um porco para o almoço. As mulheres dão sua contribuição transportando água, limpando os vasilhames, ajudando a servir os alimentos.

Lígia Terezinha Lopes Simonian.
Mulheres indígenas Guarani de Cacique Doble - RS.
BR RSMADP AK-I-AK 00091 · Item · 1982
Parte de Indígena

Local: Ibirama - SC, indígenas Guarani de Cacique Doble, morando em Ibirama - SC. Mulher sentada e outra no plano de fundo da imagem.

Lígia Terezinha Lopes Simonian.
BR RSMADP AK-I-AK 00087 · Item · 1981
Parte de Indígena

Local: Terra indígena de Votouro - RS, Estrada estadual no interior da aldeia. A abertura de estradas no interior abrem flancos para o contágio de doenças bronco-respiratórias, venéreas, doenças de pele e outras, sobretudo porque as condições alimentares não são satisfatórias.

Simonian, Ligia T.L
BR RSMADP AK-I-AK 00085 · Item · 1980
Parte de Indígena

Local: Comunidade Indígena de Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. As matas com seus frutos, a caça em abundância e os rios piscosos são elementos importantes na cultura tradicional dos Kaingang. Mas apenas uma parcela mínima desta realidade permanece. A indústria madeireira destruiu a mata e a poluição matou os peixes.

Lígia Terezinha Lopes Simonian
BR RSMADP AK-I-AK 00076 · Item · 1975
Parte de Indígena

Local: Reserva Indígena de Votouro. Há um quadro na reserva técnica da Divisão de Museologia, considerado material de apoio (fez parte da primeira exposição de longa duração), registrado pelo nº 66, com o seguinte título de legenda:"Mãe Kaingang e filho mestiço Kaingang e Guarani".

Lígia Terezinha Lopes Simonian