Local: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
ATKINSON, Gerson e MATTOS, VilsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
Gerson AtkinsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
Gerson AtkinsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona. Legenda da ficha catalográfica em 2000: "visão geral da miséria em que vivem os Índios acampados.
Gerson AtkinsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
Gerson AtkinsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
ATKINSON, Gerson e MATTOS, VilsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
Gerson AtkinsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
Gerson AtkinsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
Gerson AtkinsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de criança. Ao fundo, uma habitação de lona.
Gerson AtkinsonLocal: Comunidade Indígena de Péi-Kãr, Rodeio Bonito, RS.
Não identificado.Local não identificado. Indígena e religiosidade.
Não identificado.Itapiranga - RS. Indígena Kaingang de passagem por Itapiranga - RS.
Não identificado.Local: Escola Rural do Distrito Itaí de Ijuí - RS. A imagem mostra indígenas em cerimônia católica de primeira comunhão ou primeira eucaristia.
Não identificado.Local: Distrito de Itaí, de Ijuí - RS. Crianças indígenas Kaingang, de Inhacorá - RS em colônia de férias.
Não identificado.Local: Guarani das Missões - RS. A imagem mostra mãe e pai com quatro filhos crianças, de família afro-brasileira e indígena (aparentemente o pai é descendente de indígena).
Local: Inhacorá - Grupo de Índias em frente a uma moradia.
Martin FisherLocal: Inhacorá - RS. Major Xico Fongue.
Local: Iraí - RS. A imagem mostra um grupo de homens Indígenas Kaingang de Nonoai-RS. Há uma Inscrição de legenda na imagem: "Indígenas do Toldo de Nonoai em visita em Iraí".
Não identificado.Local: Rancho na Terra Indígena Toldo de Nonoai, RS. A imagem mostra o rancho e ao lado, mulheres e crianças.
Não identificado.Local: Iray [Iraí] - RS. Mulher indígena Kaingang de Nonoai-RS com o filho, instalados numa cabana em Iraí-RS.
Não identificado.Local: Toldo de Nonoai-RS. A imagem mostra mulheres indígenas carregam crianças através de faixas nas costas. Também há duas crianças no entorno.
Não identificado.Local: Nonoai - RS. A imagem mostra mulheres indígenas Kaingang e crianças.
Não identificado.Local: Nonoai - RS. A imagem mostra duas mulheres indígenas Kaingang, com crianças ao colo e em seu entorno.
Não identificado.Local: Irai - RS. A imagem mostra Famílias indígenas Kaingang de Nonoai-RS, com cestos para venda.
Não identificado.Local: Terra Indígena Nonoai, RS. Mãe indígena kaingang com seu filho e crianças ao redor, da aldeia de Pinhalzinho, Nonoai. (Ela é natural de Serrinha, área extinta durante o governo Leonel Brizola).
Local: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
Gerson AtkinsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
Gerson AtkinsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
ATKINSON, Gerson e MATTOS, VilsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
Gerson AtkinsonLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
ATKINSON, Gerson e MATTOS, VilsonLocal: Inhacorá - RS. Sra. Hedwig Lampann em visita ao toldo indígena Kaingang de Inhacorá - RS. Na imagem, mulher indígena trançando um cesto em frente à choupana.
Local: Inhacorá, RS. Sra. Hedwig Lampann com família indígena Kaingang no toldo de Inhacorá - RS. Ao fundo, com lenço na cabeça, a Sra. Hedwig Lampann abraçada com três crianças e à esquerda, a mãe trabalhando com o pilão.
Local: Distrito de Itaí de Ijuí - RS. Crianças indígenas em prática de arco e flecha na colônia de férias em Itaí.
Local: Íraí, aparece no livro Iraí "Cidade Saúde" p.11
Local: Nonoai, RS. Duas mães indígenas kaingang, com seus filhos, ao fundo uma Choupana. A imagem se encontra no livro "Iraí: Cidade Saúde", p.15.
Local: Barranco vermelho - Rio Juruena, Mato Grosso (MT), anotações no verso da foto:
Barranco vermelho - Rio Juruena
Irmão do Rio dos peixes - Irmãs da imaculada Conceição Clarência Maria de Jesus (Missionárias).
Local: Terra indígena Sangradouro - Mato Grosso (MT). Indígenas Xavantes fazendo a limpeza da aldeia, acompanhados pela missionária irmã Rita.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena Sangradouro - Mato Grosso (MT). Crianças indígenas xavantes, na hora do banho.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena Sangradouro - Mato Grosso (MT). Família indígena Xavante: homem e crianças.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena Sangradouro - Mato Grosso (MT). Crianças indígenas xavantes, na hora do banho.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: São Miguel das Missões, RS. Menina indígena Guarani. Imagem que integrou a Exposição temporária com fotografias sobre o povo Guarani: "NOSSO POVO ESQUECIDO".
VILANT, Luís TadeuLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Homem Indígena Txukahamãe ou Kayapó [Caiapó] Metuktire, durante a cerimônia dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
Ulrich LöwLocal: Comunidade Indígena de Péi- Kãr.
Local: Sangradouro - Mato Grosso (MT). Mulher indígena Xavante com filho segura na cabeça, um cesto baquité de fibra de buriti sobre a cabeça.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Sangradouro - Mato Grosso/MS, alunas da prof Kátia, que trabalhou junto com essas comunidades. Ela viajava com os padres missionários e freiras, dando atendimento à diversas aldeias no município de Sangradouro/MS.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Sangradouro - Mato Grosso/MS, alunas da prof Kátia, que trabalhou junto com essas comunidades. Ela viajava com os padres missionários e freiras, dando atendimento à diversas aldeias no município de Sangradouro/MS.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Sangradouro - Mato Grosso (MT). Meninas e moças xavantes, alunas da professora Kátia Coimbra da Silveira, que viajava com os padres e freiras missionários, dando atendimento às diversas aldeias no município de Sangradouro - MT.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Sangradouro - Mato Grosso (MT). Meninas e moças xavantes, alunas da professora Kátia Coimbra da Silveira, que viajava com os padres e freiras missionários, dando atendimento às diversas aldeias no município de Sangradouro - MT.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Sangradouro - Mato Grosso (MT). Meninas e moças xavantes, alunas da professora Kátia Coimbra da Silveira, que viajava com os padres e freiras missionários, dando atendimento às diversas aldeias no município de Sangradouro - MT.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena Sangradouro, Mato Grosso (MT), indígenas xavantes em Choupanas provisórias de uma aldeia nova.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena Sangradouro/Volta Grande, Mato Grosso (MT). A imagem mostra indígenas Boróros em festa realizada para uma madre italiana que estava em visita a aldeia.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena Sangradouro/Volta Grande, Mato Grosso (MT). A imagem mostra indígenas Boróros em festa realizada para uma madre italiana que estava em visita a aldeia.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena Sangradouro/Volta Grande, Mato Grosso (MT). A imagem mostra indígenas Boróros em festa realizada para uma madre italiana que estava em visita a aldeia.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena Sangradouro/Volta Grande, Mato Grosso (MT). A imagem mostra crianças indígenas Boróros enfeitados para uma festa realizada para uma madre italiana que estava em visita a aldeia. Local: Sangradouro - Mato Grosso/MS.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.
Kátia Coimbra da Silveira.Local: (Local da imagem não identificado), mulher Kaingang produzindo cestaria nas periferias de cidades, próximo à estrada.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.Local: Chapecó - SC. Muitas vezes para comercializar sua produção artesanal, os indígenas necessitam se deslocar a longas distâncias. Seguidamente, eles montam acampamento nas periferias das cidades e ali permanecem por semanas ou meses. A imagem mostra uma comunidade Kaingang de Votouro - RS acampada nas periferias de Chapecó para confecção e venda de artesanato/cestas.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.Local: Comunidade Indígena Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. A música é muito valorizada entre os indígenas. As festas com danças são frequentes entre eles. Kaingang de Péi-Kãr tocando acordeon.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.Local: Ibirama - SC, índios Guarani de Cacique Doble, morando em Ibirama.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.Local: Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. Em Reuniões de trabalho para discussão política são providenciadas refeições coletivas, principalmente em épocas de safra, portanto de abundância de alimentos. Em Péi-Kãr os Kaingang carneiam um porco para o almoço. As mulheres dão sua contribuição transportando água, limpando os vasilhames, ajudando a servir os alimentos.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.Local: Terra indígena de Votouro - RS. Roça coletiva de soja preparada pelos indígenas Kaingang de Votouro.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.Local: Nonoai - RS. O carregamento de mantimentos, sementes, produtos em pequenas quantidades faz parte do dia a dia dos indígenas Kaingang e Guarani.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.Local: Nonoai - RS. No passado, os indígenas transportavam os cestos sobre as costas, assim como também as crianças eram presas nas costas por uma tira/faixa, apoiada na testa ou cabeça da mãe.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.Local: Ibirama - SC, indígenas Guarani de Cacique Doble, morando em Ibirama - SC. Mulher sentada e outra no plano de fundo da imagem.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.Local: Nonoai - RS, Índios carregando cestaria no ônibus para vender em outras localidades.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.Local: Comunidade Indígena Péi-Kãr em Rodeio Bonito - RS. Churrasco realizado na comunidade por ocasião da festa de São Jorge.
Lígia Terezinha Lopes SimonianLocal: terra indígena na região de Pinhalzinho e Nonoai - RS, indígenas Kaingang vendendo cestos.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.Local: Terra indígena de Votouro - RS, Estrada estadual no interior da aldeia. A abertura de estradas no interior abrem flancos para o contágio de doenças bronco-respiratórias, venéreas, doenças de pele e outras, sobretudo porque as condições alimentares não são satisfatórias.
Simonian, Ligia T.LLocal: Votouro - RS, Indígena Kaingang de Votouro segurando um feixe de feijão colhido para o preparo da refeição.
Lígia Terezinha Lopes SimonianLocal: Comunidade Indígena de Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. As matas com seus frutos, a caça em abundância e os rios piscosos são elementos importantes na cultura tradicional dos Kaingang. Mas apenas uma parcela mínima desta realidade permanece. A indústria madeireira destruiu a mata e a poluição matou os peixes.
Lígia Terezinha Lopes SimonianLocal: Iraí/RS. Índia Kaingang produzindo cestaria.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.Local: Iraí - RS. Mulher indígena Kaingang em ritual de benzimento.
Não identificado.Local: Reserva Indígena de Votouro. Há um quadro na reserva técnica da Divisão de Museologia, considerado material de apoio (fez parte da primeira exposição de longa duração), registrado pelo nº 66, com o seguinte título de legenda:"Mãe Kaingang e filho mestiço Kaingang e Guarani".
Lígia Terezinha Lopes SimonianLocal: Inhacorá, casa Kaingang coberta com palha.
Lígia Terezinha Lopes Simonian.