Local: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona.
Sin títuloIndígenas
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Sin títuloLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona. Legenda da ficha catalográfica em 2000: "visão geral da miséria em que vivem os Índios acampados.
Sin títuloLocal: BR - 285, trevo em direção ao município de Cruz Alta, Ijuí - RS. Mulheres indígenas Kaingang em confecção de cestaria, acompanhadas de crianças. Ao fundo, uma habitação de lona. Legenda da ficha catalográfica em 2000: "visão geral da miséria em que vivem os Índios acampados.
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Sin títuloLocal: Inhacorá - RS. Sra. Hedwig Lampann em visita ao toldo indígena Kaingang de Inhacorá - RS. Na imagem, mulher indígena trançando um cesto em frente à choupana.
Local: Inhacorá, RS. Sra. Hedwig Lampann com família indígena Kaingang no toldo de Inhacorá - RS. Ao fundo, com lenço na cabeça, a Sra. Hedwig Lampann abraçada com três crianças e à esquerda, a mãe trabalhando com o pilão.
Local: Distrito de Itaí de Ijuí - RS. Crianças indígenas em prática de arco e flecha na colônia de férias em Itaí.
Local: Íraí, aparece no livro Iraí "Cidade Saúde" p.11
Local: Barranco vermelho - Rio Juruena, Mato Grosso (MT), anotações no verso da foto:
Barranco vermelho - Rio Juruena
Irmão do Rio dos peixes - Irmãs da imaculada Conceição Clarência Maria de Jesus (Missionárias).
Local: Terra indígena Sangradouro - Mato Grosso (MT). Indígenas Xavantes fazendo a limpeza da aldeia, acompanhados pela missionária irmã Rita.
Sin títuloLocal: Terra indígena Sangradouro - Mato Grosso (MT). Crianças indígenas xavantes, na hora do banho.
Sin títuloLocal: Terra indígena Sangradouro - Mato Grosso (MT). Família indígena Xavante: homem e crianças.
Sin títuloLocal: Terra indígena Sangradouro - Mato Grosso (MT). Crianças indígenas xavantes, na hora do banho.
Sin títuloLocal: São Miguel das Missões, RS. Menina indígena Guarani. Imagem que integrou a Exposição temporária com fotografias sobre o povo Guarani: "NOSSO POVO ESQUECIDO".
Sin títuloLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Homem Indígena Txukahamãe ou Kayapó [Caiapó] Metuktire, durante a cerimônia dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
Sin títuloLocal: Parque de Exposições Wanderley Burmann em Ijuí/RS. Grupo de indígenas em frente à casa construída no parque por ocasião da III Expo-Ijuí.
Sin títuloLocal: Comunidade Indígena de Péi- Kãr.
Local: Sangradouro - Mato Grosso (MT). Mulher indígena Xavante com filho segura na cabeça, um cesto baquité de fibra de buriti sobre a cabeça.
Sin títuloLocal: Sangradouro - Mato Grosso/MS, alunas da prof Kátia, que trabalhou junto com essas comunidades. Ela viajava com os padres missionários e freiras, dando atendimento à diversas aldeias no município de Sangradouro/MS.
Sin títuloLocal: Sangradouro - Mato Grosso/MS, alunas da prof Kátia, que trabalhou junto com essas comunidades. Ela viajava com os padres missionários e freiras, dando atendimento à diversas aldeias no município de Sangradouro/MS.
Sin títuloLocal: Sangradouro - Mato Grosso (MT). Meninas e moças xavantes, alunas da professora Kátia Coimbra da Silveira, que viajava com os padres e freiras missionários, dando atendimento às diversas aldeias no município de Sangradouro - MT.
Sin títuloLocal: Sangradouro - Mato Grosso (MT). Meninas e moças xavantes, alunas da professora Kátia Coimbra da Silveira, que viajava com os padres e freiras missionários, dando atendimento às diversas aldeias no município de Sangradouro - MT.
Sin títuloLocal: Sangradouro - Mato Grosso (MT). Meninas e moças xavantes, alunas da professora Kátia Coimbra da Silveira, que viajava com os padres e freiras missionários, dando atendimento às diversas aldeias no município de Sangradouro - MT.
Sin títuloLocal: Terra indígena Sangradouro, Mato Grosso (MT), indígenas xavantes em Choupanas provisórias de uma aldeia nova.
Sin títuloLocal: Terra indígena Sangradouro/Volta Grande, Mato Grosso (MT). A imagem mostra indígenas Boróros em festa realizada para uma madre italiana que estava em visita a aldeia.
Sin títuloLocal: Terra indígena Sangradouro/Volta Grande, Mato Grosso (MT). A imagem mostra indígenas Boróros em festa realizada para uma madre italiana que estava em visita a aldeia.
Sin títuloLocal: Terra indígena Sangradouro/Volta Grande, Mato Grosso (MT). A imagem mostra indígenas Boróros em festa realizada para uma madre italiana que estava em visita a aldeia.
Sin títuloLocal: Terra indígena Sangradouro/Volta Grande, Mato Grosso (MT). A imagem mostra crianças indígenas Boróros enfeitados para uma festa realizada para uma madre italiana que estava em visita a aldeia. Local: Sangradouro - Mato Grosso/MS.
Sin títuloLocal: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.
Sin títuloLocal: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.
Sin títuloLocal: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida com tora de Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra a dança, após o término da corrida de Buriti.
Sin títuloLocal: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.
Sin títuloLocal: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.
Sin títuloLocal: Terra indígena de Sangradouro/Volta Grande em Mato Grosso (MT). A corrida do Buriti é um exercício de adestramento, com o objetivo de preparar os xavantes para uma retirada repentina, no caso de um ataque inimigo. Na corrida, duas equipes correm mais ou menos 7 ou 8 km em revezamento, levando no ombro uma tora de Buriti (árvore nativa daquela região - espécie de coqueiro), de oitenta quilos. Enquanto correm, os participantes passam a tora um para outro. A imagem mostra uma sequência da corrida.
Sin títuloLocal: (Local da imagem não identificado), mulher Kaingang produzindo cestaria nas periferias de cidades, próximo à estrada.
Sin títuloLocal: Chapecó - SC. Muitas vezes para comercializar sua produção artesanal, os indígenas necessitam se deslocar a longas distâncias. Seguidamente, eles montam acampamento nas periferias das cidades e ali permanecem por semanas ou meses. A imagem mostra uma comunidade Kaingang de Votouro - RS acampada nas periferias de Chapecó para confecção e venda de artesanato/cestas.
Sin títuloLocal: Comunidade Indígena Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. A música é muito valorizada entre os indígenas. As festas com danças são frequentes entre eles. Kaingang de Péi-Kãr tocando acordeon.
Sin títuloLocal: Ibirama - SC, índios Guarani de Cacique Doble, morando em Ibirama.
Sin títuloLocal: Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. Em Reuniões de trabalho para discussão política são providenciadas refeições coletivas, principalmente em épocas de safra, portanto de abundância de alimentos. Em Péi-Kãr os Kaingang carneiam um porco para o almoço. As mulheres dão sua contribuição transportando água, limpando os vasilhames, ajudando a servir os alimentos.
Sin títuloLocal: Terra indígena de Votouro - RS. Roça coletiva de soja preparada pelos indígenas Kaingang de Votouro.
Sin títuloLocal: Nonoai - RS. O carregamento de mantimentos, sementes, produtos em pequenas quantidades faz parte do dia a dia dos indígenas Kaingang e Guarani.
Sin títuloLocal: Nonoai - RS. No passado, os indígenas transportavam os cestos sobre as costas, assim como também as crianças eram presas nas costas por uma tira/faixa, apoiada na testa ou cabeça da mãe.
Sin títuloLocal: Ibirama - SC, indígenas Guarani de Cacique Doble, morando em Ibirama - SC. Mulher sentada e outra no plano de fundo da imagem.
Sin títuloLocal: Nonoai - RS, Índios carregando cestaria no ônibus para vender em outras localidades.
Sin títuloLocal: Comunidade Indígena Péi-Kãr em Rodeio Bonito - RS. Churrasco realizado na comunidade por ocasião da festa de São Jorge.
Sin títuloLocal: terra indígena na região de Pinhalzinho e Nonoai - RS, indígenas Kaingang vendendo cestos.
Sin títuloLocal: Terra indígena de Votouro - RS, Estrada estadual no interior da aldeia. A abertura de estradas no interior abrem flancos para o contágio de doenças bronco-respiratórias, venéreas, doenças de pele e outras, sobretudo porque as condições alimentares não são satisfatórias.
Sin títuloLocal: Votouro - RS, Indígena Kaingang de Votouro segurando um feixe de feijão colhido para o preparo da refeição.
Local: Comunidade Indígena de Péi-Kãr, Rodeio Bonito - RS. As matas com seus frutos, a caça em abundância e os rios piscosos são elementos importantes na cultura tradicional dos Kaingang. Mas apenas uma parcela mínima desta realidade permanece. A indústria madeireira destruiu a mata e a poluição matou os peixes.
Sin títuloLocal: Terra indígena Guarita - RS. As crianças, mesmo crescidas estão sempre junto à mãe, que nunca lhes nega o seio para amamentar. Mães Guarani com seus filhos junto de si.
Sin títuloLocal: Comunidade Indígena de Péi-Kãr, Rodeio Bonito, RS.
Sin títuloLocal: Nonoai - RS, setor Pinhalzinho. Mãe indígena kaingang com seu filho e crianças ao redor (Ela é natural de Serrinha, área extinta durante o governo Leonel Brizola).
Sin títuloLocal: Nonoai/RS, setor Pinhalzinho. Os Kaingang e Guarani que lutaram e continuam lutando para defender seus direitos.
Sin títuloLocal: Iraí/RS. Índia Kaingang produzindo cestaria.
Sin títuloLocal: Nonoai - RS. Mulher indígena Kaingang em ritual de benzimento.
Sin títuloLocal: Nonoai-RS, setor Pinhalzinho. Indígenas descansando após longa caminhada para venda de cestos.
Sin títuloLocal: Guarita - Tenente Portela/RS. Indígenas Kaingang da terra indígena Guarita em separação de resíduos.
Sin títuloLocal: Reserva Indígena de Votouro. Há um quadro na reserva técnica da Divisão de Museologia, considerado material de apoio (fez parte da primeira exposição de longa duração), registrado pelo nº 66, com o seguinte título de legenda:"Mãe Kaingang e filho mestiço Kaingang e Guarani".
Sin títuloLocal: Inhacorá, casa Kaingang coberta com palha.
Sin títuloLocal: Terra indígena Guarita - RS. Duas mulheres indígenas kaingang com suas crianças, em frente à habitação.
Sin títuloLocal: Rio Coluene, Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Moça e criança indígenas Kamaiurá [também Kamayurá].
Sin títuloLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Dança da tribo dos indígenas Txukahamãe ou Kayapó [Caiapó] Metuktire, durante a cerimônia dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
Sin títuloLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Guarda do tronco dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
Sin títuloLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Abertura da Luta "Huka Huka" dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], apresentação dos campeões antes do combate. A luta é uma das etapas do ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
Sin títuloLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Momento de canto e marcação do ritmo da dança dos indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT. Legenda da fotografia no verso: "Os cantadores marcando o ritmo da dança".
Sin títuloLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). Apresentação dos chefes indígenas Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT.
Sin títuloLocal: Parque Nacional do Xingú, Indígenas Kamaiurá [também Kamayurá] em dança no ritual de passagem Kuarup [também Quarup], na região do rio Xingú - MT. Aspecto de uma dança da cerimônia.
Sin títuloLocal: Parque Nacional do Xingú, Chefe da tribo indígena Kamaiurá [também Kamayurá], em ritual de passagem na região do rio Xingú - MT, quem organizou o ritual de passagem (funeral), o Quarup [também Kuarup], em 1964.
Sin títuloLocal: Parque Nacional do Xingú, Mato Grosso (MT). A imagem mostra rapaz indígena Kamaiurá participando do ritual de passagem (funeral), assistindo a luta do Quarup.
Sin títuloLocal não identificado. Indígena e religiosidade.
Sin títuloItapiranga - RS. Indígena Kaingang de passagem por Itapiranga - RS.
Sin títuloLocal: Escola Rural do Distrito Itaí de Ijuí - RS. A imagem mostra indígenas em cerimônia católica de primeira comunhão ou primeira eucaristia.
Sin títuloLocal: Distrito de Itaí, de Ijuí - RS. Crianças indígenas Kaingang, de Inhacorá - RS em colônia de férias.
Sin títuloLocal: Guarani das Missões - RS. A imagem mostra mãe e pai com quatro filhos crianças, de família afro-brasileira e indígena (aparentemente o pai é descendente de indígena).
Local: Inhacorá - Grupo de Índias em frente a uma moradia.
Sin títuloLocal: Inhacorá - RS.
Sin títuloLocal: Inhacorá - RS. Major Xico Fongue.
Local: Inhacorá RS. Grupo de indígenas Kaingang.
Sin títuloLocal: Toldo Nonoai - RS. A imagem mostra a vista parcial de um bosque de araucárias e dois rapazes em Nonoai - RS. A mesma imagem está registrada e ampliada no quadro nº22, intitulado "Antes pinheiro, hoje devastação", utilizado como material de apoio pela Divisão de Museologia.
Sin títuloLocal: Iraí - RS. Indígenas Kaingang, que passam por Iraí.
Sin títuloLocal: Iray [Iraí] - RS. Mulher indígena Kaingang de Nonoai-RS com o filho, instalados numa cabana em Iraí-RS.
Sin títuloLocal: Iray [Iraí] - RS. Mulher indígena Kaingang de Nonoai-RS com o filho, instalados numa cabana em Iraí-RS.
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