Ajuda

COMO PESQUISAR

Passo 1: selecione o idioma de seu domínio ou preferência através do ícone "globo terrestre" (canto superior direito, ao lado do ícone "i"/atalho).

Passo 2: Escolha suas opções de busca, conforme instruções a seguir.

  1. Recursos da Página principal/Home desta plataforma
    OBS: Sempre que precisar retornar à página principal, clique na logomarca FIDENE (Canto superior esquerdo da página).

1.1 selecionando uma das categorias de informação pré-definidas disponíveis em "Navegar por" (lado esquerdo da página). As categorias de informação disponíveis são:

  • Descrição Arquivística: disponibiliza unidades de descrição documental, principalmente o conjunto documental, seja fundo ou coleção, com informações que servem para identificar, gerir, localizar e explicar documentos de arquivo, seu contexto de produção e sistema de arquivo. Também exibe, caso existam registros, outra natureza de acervo, como o museológico.

  • Registro de Autoridade: disponibiliza nomes e identidade de uma entidade coletiva, pessoa ou família nomeada num ponto de acesso que seja relacionado a uma unidade de descrição arquivística.

  • Instituição Arquivística: disponibiliza o registro de Instituições de custódia de documentos, que detém a responsabilidade pela guarda para preservação e difusão. No caso desta plataforma de acesso, exibe-se o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP).

  • Funções: disponibiliza registros de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção dos arquivos/fundos representados nas descrições arquivísticas. Além de funções, também exibe qualquer uma das subdivisões de uma função, tais como subfunção, procedimento operacional, atividade, tarefa ou transação.

  • Assuntos: Disponibiliza termos/palavras-chaves registrados nas descrições arquivísticas (Controle de vocabulário).

  • Locais: disponibiliza informações de localização espacial que foram registradas nas descrições arquivísticas.

  • Objeto Digital (o objeto digital consiste num arquivo composto por suporte que registra codificações lógicas de seus bits, dotado de conteúdo, identificador único e metadados associados): Disponibiliza os arquivos digitais armazenados na plataforma, que estarão relacionados às descrições arquivísticas e podem ser gerados por reprodução (representante digital ou cópia digital a partir de um documento analógico), ou arquivos nato-digitais (formatos que nasceram em ambiente digital, como documentos fotográficos originais de uma câmera digital, ou documentos textuais criados no computador).

1.2 Clicando num dos títulos exibidos na lista dos registros mais acessados/consultados em "Popular nesta semana" (lado esquerdo da página, abaixo de "Navegar por").

1.3 Selecionando um conjunto documental (fundo ou coleção) através do Museu Antropológico Diretor Pestana em "Instituição arquivística"

1.4 Pesquisa dentro de um conjunto documental (fundo ou coleção), após selecionar o conjunto abaixo do ícone do Museu Antropológico Diretor Pestana, no lado esquerdo da página, sob a lista da estrutura do fundo ou itens da coleção (guia Acervo/Holdings), selecione a guia "Pesquisa rápida/Quick Search" e digite um termo/palavra-chave na caixa de texto.

  1. Ferramenta de BUSCA SIMPLES pela página inicial, na caixa de texto e opção "Navegar/Browse" (canto superior esquerdo da página, ao lado da logomarca institucional).

2.1 Busca simples na caixa de texto: digitar termo/palavra-chave de interesse ou código de registro do documento.

2.2 Busca simples pela opção "Navegar/Browse", selecionando uma das categorias de informação pré-definidas disponíveis na guia:

  • Descrição Arquivística
  • Registro de Autoridade
  • Instituição Arquivística
  • Funções
  • Assuntos
  • Locais
  • Objeto Digital
  1. Ferramenta de BUSCA AVANÇADA pela página inicial, no ícone da "lupa", ao lado da caixa de texto e opção "Navegar/Browse" (canto superior esquerdo da página, ao lado da logomarca institucional) Clique em: http://atom.unijui.edu.br/index.php/informationobject/browse?topLod=0&query=&repos=

3.1 Lista de facetas e lista de resultados: a lista de faceta no canto esquerdo da página, exibe campos expansíveis, informações que funcionam como filtros, quando selecionadas, podendo-se restringir os registros armazenados no sistema apresentados na lista de resultados (no centro da página). As listas apresentadas no centro são extraídas e exibidas a partir da informação selecionada na lista de facetas.

3.2 Opções de pesquisa avançada (localizada acima da lista de resultados): busca a partir da seleção de diversos campos que servem de filtro para uma pesquisa mais específica e complexa, com argumento de busca, restringindo campos determinados, com o uso de operadores booleanos entre argumentos e uso de filtros. Acesse o filtro e selecione a opção dentre as já disponíveis, por fim, clique em "pesquisar". Para realizar nova pesquisa, clique em "reiniciar".

DÚVIDAS E SUGESTÕES
Em caso de dúvidas sobre como pesquisar ou contribuição com sugestões, nos envie um e-mail para madppesquisa@unijui.edu.br