Séries 000 - Administração geral

Área de identificação

Código de referência

BR RSMADP AF-000

Título

Administração geral

Data(s)

  • 1976-1986 (Produção)

Nível de descrição

Séries

Dimensão e suporte

Documentos sonoros em fitas cassete

Área de contextualização

Nome do produtor

(1957)

História administrativa

A instituição tem origem na criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI) em 1957, primeira entidade de ensino superior no noroeste do Rio Grande do Sul, por articulação da Associação Ijuiense Pró-Ensino Superior (de 1956) e Sociedade Literária Boaventura (pertencente à Ordem dos Frades Menores Franciscanos, os Capuchinhos) junto à comunidade de Ijuí e região.
A implantação da FAFI ocorreu num cenário em que parte da comunidade carecia de educação superior pública, que era suprida predominantemente pela iniciativa privada, por isso, houve um número expressivo de instituições de ensino superior privado no interior do Estado. No ano de 1953, Ijuí contava apenas com uma organização chamada Centro de Estudos Pedagógicos Antônio Balbino, um espaço para capacitação de professores onde, através de cursos rápidos e trocas de experiências, buscavam o aperfeiçoamento para o desempenho profissional. Assim, a mobilização em prol da implantação da FAFI buscou atender a qualificação e habilitação para o trabalho pedagógico no ensino secundário em vigor.
Em 1961, o reflexo de desenvolvimento das áreas do conhecimento na instituição foi através da implantação do Centro de Estudos e Pesquisas Filosóficas, Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais, Centro de Estudos e Pesquisas Psicológicas e o Centro de Estudos e Pesquisas Sociais. A atuação da FAFI na região e o Movimento Comunitário de Base tiveram forte influência nas discussões para a criação de uma entidade regional aberta e descentralizada, a fim de conduzir a expansão do ensino superior da região.
Deste modo, da ordem religiosa dos Capuchinhos para a comunidade regional, surge em julho de 1969 a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (FIDENE), com o propósito de encaminhar a universidade regional, dando o suporte legal, patrimonial e econômico-financeiro. Em 1970, como mantenedora, a FIDENE criou a Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Ijuí (FACACEI). Em 1976 foi implantado o Centro de Ciências Agrárias (CeCA) e em 1980, a Escola de Enfermagem de Ijuí (EEI). Com o passar dos anos, cada vez mais as atividades de extensão universitária foram assumindo a forma de programas e projetos específicos.
Em 1981 foram criados os Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí, substituindo as Faculdades. Posteriormente, a Universidade de Ijuí (UNIJUÍ) foi reconhecida em 1985, tendo-se como mantenedora a FIDENE. Na década de 1990 foram criados o Campus Santa Rosa (06/06/1990), o Campus Panambi (05/03/1992) e o Campus Três Passos (24/06/1992). Assim, em 10/11/1993 ocorreu a regionalização da Unijuí com a estrutura multicampi, viabilizando-se a mudança de sua denominação em 27/05/1994 para Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Em paralelo ao contexto de desenvolvimento da FIDENE, outras entidades mantidas foram surgindo, como o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP) 25/05/1961, o Instituto Psicopedagógico Infantil (IPPI) em 15/07/1968, que se tornou Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) em 2007, os Serviços de Editoração e Gráfica (SEDIGRAF) em 1957, o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDER) em 05/08/1994, a Distribuidora Universitária de Livros (UNILIVROS) em 1995 e a Rádio e Televisão Educativa (RTVE) em 02/05/1992, que se tornou Rádio Educativa Unijuí FM em 20/07/2001. Posteriormente, o IRDER, a SEDIGRAF e a UNILIVROS foram extintas e atualmente, as mantidas subordinadas à FIDENE são: UNIJUÍ, MADP, EFA e Rádio Unijuí FM.

História do arquivo

A história custodial e arquivística ainda é desconhecida.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Documentos recolhidos ao Museu Antropológico Diretor Pestana.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Esta série reflete reflete a história administrativa da fundação, incluindo atividades referentes aos eventos sociais realizados na instituição, como: solenidades, comemorações e homenagens de fundações e inaugurações de prédios, proclamação do ensino superior na Fidene, à aprovação da carta-consulta da Unijuí, formaturas, aulas inaugurais, atos oficiais, cerimônias de posse, reconhecimento da Unijuí e convênios.
Esta série reflete os anos iniciais de atuação da Fidene.

Avaliação, seleção e eliminação

Não se tem conhecimento.

Incorporações

Poderá haver novas incorporações na medida ainda que há documentos a serem recolhidos das unidades administrativas da Unijuí/Fidene.

Sistema de arranjo

Os documentos estão organizados de acordo com as séries estabelecidas pelo Código de Classificação de Documentos relativos as atividades-meio mensuradas para a realização do quadro de arranjo das fitas cassete do Fundo Documental Fidene, preservadas no Museu Antropológico Diretor Pestana. Sendo subdividido pelas seguintes subsérie: organização e funcionamento, atividade de pessoal. O plano de classificação está em elaboração para as demais

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

É permitido pesquisa.

Condiçoes de reprodução

A reprodução dos documentos seguirá as taxas de prestação de serviços do Museu.

Idioma do material

  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Áudio em português.

    Características físicas e requisitos técnicos

    O documentos estão em estado regular de conservação, porém muitos áudios estão comprometidos pela ação do tempo, possuindo áudio bem reduzido, com chiado, e alguns casos há perda da informação, ou pelo rompimento da fita ou pela ação do tempo.

    Instrumentos de descrição

    Índices de pesquisa numéricos.

    Instrumento de pesquisa gerado

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    As fitas cassete encontram-se preservadas no Museu Antropológico Diretor Pestana.

    Existência e localização de cópias

    Os documentos sonoros provenientes da digitalização encontram-se preservados também no Museu Antropológico Diretor Pestana.

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    BR BR RSMADP AF

    Identificador da entidade custodiadora

    Museu Antropológico Diretor Pestana

    Regras ou convenções utilizadas

    ARQUIVO NACIONAL. CONARQ. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: CONARQ, 2006. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/NOBRADE.pdf. Acesso em: 16 de dezembro de 2015.
    CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. Rio de Janeiro: CONARQ, 2000. Disponível em: http://www.CONARQ.arquivonacional.gov.br/Media/publicacoes/isad_g_2001.pdf. Acesso em: 16 de dezembro de 2015.

    Estado atual

    Final

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    16 de dezembro de 2015

    Idioma(s)

    • português

    Sistema(s) de escrita(s)

      Fontes

      Publicações do CONARQ, Arquivo Nacional.

      Nota do arquivista

      Definição do arranjo e da descrição arquivística foi elaborada pela arquivista Sandra Schinwelski Maldaner, sob orientação do Professor Daniel Flores.

      Área de ingresso