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Fotografia de viagem: retrato fotográfico da família Hauth. Luiz Germano Gieseler (autor).

João Hauth e sua famíia eram vizinhos e amigos da família Gieseler e Niedesberg em Santa Cruz do Sul/RS. João foi padrinho de batismo em 06/08/1899 de Emílio Ernesto Gieseler (filho de Luiz Germano Gieseler).
Local: Residência da família Hauth, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Conforme legenda da embalagem traduzida do alemão: 6) 4 filhos de João Hauth". A fotografia foi tirada Santa Cruz do Sul/RS, local onde hoje é a Linha Travessa, em frente à casa onde residia Maria Emilie Niedesberg (esposa de Luiz Germano Gieseler) e sua família. No centro da imagem está o casal João Hauth e sua esposa.

Retrato fotográfico do casamento de Henrique Arthur Max Gieseler e Justina Ida Lausch. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos Henrique Arthur Max Gieseler e Justina Ida Lausch, que que posam para fotografia em frente à porta da residência da propriedade da família Gieseler. Primeiro Plano: os noivos estão no centro da imagem, posicionados no último degrau da escada em frente à posta residencial e ambos estão em posição de frente para o outro, em leve sentido diagonal, onde ela olha em direção à câmera e ele olha para a lateral. O vestido da noiva é na cor branca, no estilo que segue nos anos 1920, mais soltos e curtos, cortes mais retos com sapatos e parte das pernas a mostra, possui véu e ela segura um grande buquê de flores numa das mãos. Plano de detalhes: eles não estão sorrindo e preservam os braços relaxados, que não estão entrelaçados. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, o entorno da escada e porta está decorado com folhagens tropicais (palmeira leque) e um vaso no degrau. Henrique Arthur (14/09/1896-20/07/1978), também chamado apenas por Max era o filho mais velho dentre os rapazes, sendo Anna Emilia nascida primeiramente, ainda em Santa Cruz como ele.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e demais planos; nitidez III (iluminação) clara sem sombras.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico do casamento de Gustavo Mohr e Ida Emilia Elisabeth Weber, confraternização. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: distrito rural Alto da União-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos Gustavo Mohr e Ida Emilia Elisabeth Weber e família posam para fotografia durante a confraternização de casamento. Primeiro plano: Os noivos aparecem no centro da imagem, sentado na ponta da mesa e os demais membros da família estão posicionados ao redor do casal, sendo adultos e crianças misturados, sem ordem aparente de pais e filhos. A noiva usa vestido todo escuro (provavelmente na cor preta), sobre usa cabeça, uma tiara, coroa ou arranjo composto de flores com folhas delicadas. O noivo usa terno escuro (provavelmente na cor preta). Plano de detalhes: Pelos gestos ou movimentos irreverentes dos retratados masculinos, o momento é alegre e descontraído. Um sujeito, usando máscara levanta a garrafa cheia de uma bebida escura, que pode estar sendo usada para o brinde dos noivos, pois há apenas três copos cheios sobre a mesa. A mãe da noiva, Henriqueta Helena (irmã de Luiz Germano Gieseler), na época, viúva de Henrique Weber, está sentada sobre a mesa no lado direito e segura um dos copos; Fritz Willy (irmão de Luiz Germano) de bigode, lenço no pescoço e boné de lado; Clara Helena Hedwig (irmã de Luiz Germano), casada com Frederico Germano Genz, próxima à noiva, no lado esquerdo. Plano de fundo: O ambiente da cena parece o interior de uma residência ou estabelecimento de madeira: ao fundo, um pano ou cortina escura para o registro fotográfico dos noivos e ao lado mostra a parede de madeira na cor clara com dois quadros pendurados. Ida Weber (23/07/1896-13/04/1963), sobrinha de Luiz Germano Gieseler. Gustavo Mohr (17/05/1894-20/10/1940). Ambos, quando faleceram foram sepultados no cemitério do distrito rural Alto da União-Ijuí, RS, Brasil.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: horizontal; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco, exceto a menina no canto esquerdo e crianças no fundo; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e no lado direito, já os demais planos estão com pouca definição ou esmaecidos; nitidez III (iluminação) clara sem sombras.
Série Prática Fotográfica, Subsérie relações familiares, Subsubsérie Confraternizações e Cerimônias, Dossiê Recordações de casamento.
ANOTAÇÕES: Este casamento está registrado numa das caixas/embalagens originais dos negativos de vidro que foram entregues à instituição de custódia. A anotação pertence à caixa 29, que continha os negativos 297 e 301, de mesmo contexto desta imagem descrita. Esta imagem, pertencente ao negativo 120, estava separado dos demais, na caixa nº12. Explicação sobre a notação do código de localização, ver item “regras e convenções”.

Luiz Germano Gieseler

Fotografia de fatos da atualidade evento esportivo em Ijuí. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. O período aproximado pode ser entre 1910 e 1912. Na cena do evento esportivo aparecem um colchão sobre o chão para amaciar a queda, espectadores, juiz, etc. Ao fundo poucas casas, prevalece a mata, o local da apresentação deve ser nas imediações do atual (2018) colégio Ruizinho e Primeira Igreja Batista. No plano de fundo da imagem, onde aparece a mata, deve ser o local onde atualmente está sediada a Sociedade Ginástica Ijuí - SOGI. Fonte: adaptado da pesquisa feita por Edgar Beno Gieseler, conforme pasta 1.

Paisagem fotográfica de fatos da atualidade da enchente 1928 e cheia do rio Potiribu próximo à Usina Hidrelétrica. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. "A grande enchente ocorrida em Ijuí/RS, a foto de 08/09/1928 retrata o Rio Potiribu junto a primeira Usina do Município, inaugurada em 1923, hoje 27/12/2014, chamada de "Usina Velha", aparecendo o prédio que na época abrigava a primeira turbina geradora de energia elétrica, a água tomou conta de todo entorno do prédio, ficando ilhado [...] contava sobre a foto de que esta foi a maior enchente havida até aquela data". Fonte: pesquisa feita por Edgar Beno Gieseler, conforme pasta 1.

Retrato fotográfico do casamento de Gustavo Mohr e Ida Emilia Elisabeth Weber; Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: distrito rural Alto da União-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos Gustavo Mohr e Ida Emilia Elisabeth Weber posam para fotografia durante a confraternização de casamento. Primeiro plano: o casal está no centro da imagem. A noiva usa vestido todo escuro (provavelmente na cor preta) e longo, que cobre parte dos sapatos, sobre sua cabeça, uma tiara, coroa ou arranjo composto de flores com folhas delicadas. O noivo usa terno escuro (provavelmente na cor preta). Ao fundo, o que parece um pano ou cortina escura para o registro fotográfico dos noivos. Plano de detalhes: Ida e Gustavo estão com semblantes sérios, ela está com seu braço entrelaçado ao dele. Plano de fundo: o ambiente da cena é o interior de uma edificação de madeira, ao fundo, um pano ou cortina escura para o registro fotográfico. Ida Weber (23/07/1896-13/04/1963), sobrinha de Luiz Germano Gieseler, filha de Henriqueta Helena (irmã de Luiz Germano Gieseler) e Henrique Weber. Gustavo Mohr (17/05/1894-20/10/1940). Ambos, quando faleceram foram sepultados no cemitério do distrito rural Alto da União-Ijuí, RS, Brasil.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e no entorno; nitidez III (iluminação) clara sem sombras, mas pelo cenário escuro, a imagem tem pouca claridade.
ANOTAÇÕES: Este casamento está registrado numa das caixas/embalagens originais dos negativos de vidro que foram entregues à instituição de custódia. A anotação pertence à caixa 29, que continha os negativos 297 e 301, de mesmo contexto desta imagem descrita. Esta imagem, pertencente ao negativo 120, estava separado dos demais, na caixa nº12. Explicação sobre a notação do código de localização, ver item “regras e convenções”.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico do casamento de Gustavo Mohr e Ida Emilia Elisabeth Weber. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: distrito rural Alto da União-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos Gustavo Mohr e Ida Emilia Elisabeth Weber posam para fotografia durante a confraternização de casamento. Primeiro plano: o casal está no centro da imagem. A noiva usa vestido todo escuro (provavelmente na cor preta) e longo, que cobre parte dos sapatos, sobre sua cabeça, uma tiara, coroa ou arranjo composto de flores com folhas delicadas. O noivo usa terno escuro (provavelmente na cor preta). Ao fundo, o que parece um pano ou cortina escura para o registro fotográfico dos noivos. Plano de detalhes: Ida e Gustavo sorriem sutilmente, ela está com seu braço entrelaçado ao dele. Plano de fundo: o ambiente da cena é o interior de uma edificação de madeira, ao fundo, há um pano ou cortina escura para o registro fotográfico. Ida Weber (23/07/1896-13/04/1963), sobrinha de Luiz Germano Gieseler, filha de Henriqueta Helena (irmã de Luiz Germano Gieseler) e Henrique Weber. Gustavo Mohr (17/05/1894-20/10/1940). Ambos, quando faleceram foram sepultados no cemitério do distrito rural Alto da União-Ijuí, RS, Brasil.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e no entorno; nitidez III (iluminação) clara sem sombras, mas pelo cenário escuro, a imagem tem pouca claridade.
ANOTAÇÕES: este casamento está registrado numa das caixas/embalagens originais dos negativos de vidro que foram entregues à instituição de custódia. A anotação pertence à caixa 29, que continha os negativos 297 e 301, de mesmo contexto desta imagem descrita. Esta imagem, pertencente ao negativo 120, estava separado dos demais, na caixa nº12. Explicação sobre a notação do código de localização, ver item “regras e convenções”.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico do casamento de Estanislau Kaczmarek e Wadislava Angieski do distrito Santana. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: antigo Povoado Santana-distrito rural Santana, Ijuí, RS, Brasil. Casal Estanislau Kaczmarek e Wadislava Angieski da comunidade polonesa durante seu casamento. Primeiro plano: os noivos ao centro da imagem, onde a noiva usa vestido branco, véu e grinalda, meias claras com sapatos escuros (pode ser por causa do solo da propriedade), também segura um buquê, aparentemente formado por folhagens. O noivo veste terno escuro e gravata. Plano de detalhes: a noiva não está sorrindo e o noivo sorri sutilmente, com os lábios cerrados. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, pelo costume do local, o solo e a claridade que reflete no pano ou cortina escura como parte do cenário. A existência de comunidade da etnia polonesa era expressiva nas redondezas da propriedade de Luiz Germano Gieseler. Frequentemente, Luiz Germano Gieseler realizava fotografias ao redor de sua propriedade, mas ainda não há informações que comprovem se o fotógrafo era pago para fotografar os eventos ou atividades locais. Há uma suposição de Alice Gerda de que o avô poderia ter realizado trabalhos fotográficos na comunidade e por isso, também recebido alguma quantia como pagamento, mas sem indícios, como registros ou outros membros, que confirmem o fato.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e plano de fundo; nitidez III (iluminação) claro, sem sombras.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico do casamento de Estanislau Kaczmarek e Wadislava Angieski do distrito Santana. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: antigo Povoado Santana-distrito rural Santana, Ijuí, RS, Brasil. Casal Estanislau Kaczmarek e Wadislava Angieski da comunidade polonesa durante seu casamento. Primeiro plano: os noivos ao centro da imagem, onde a noiva usa vestido branco, véu e grinalda, meias claras com sapatos escuros (pode ser por causa do solo da propriedade), também segura um buquê, aparentemente formado por folhagens. O noivo veste terno escuro e gravata. Plano de detalhes: a noiva não está sorrindo e o noivo sorri sutilmente, com os lábios cerrados. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, pelo costume do local, o solo e a claridade que reflete no pano ou cortina escura como parte do cenário. A existência de comunidade da etnia polonesa era expressiva nas redondezas da propriedade de Luiz Germano Gieseler. Frequentemente, Luiz Germano Gieseler realizava fotografias ao redor de sua propriedade, mas ainda não há informações que comprovem se o fotógrafo era pago para fotografar os eventos ou atividades locais. Há uma suposição de Alice Gerda de que o avô poderia ter realizado trabalhos fotográficos na comunidade e por isso, também recebido alguma quantia como pagamento, mas sem indícios, como registros ou outros membros, que confirmem o fato.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e plano de fundo; nitidez III (iluminação) claro, sem sombras.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico de casamento no distrito Santana em Ijuí-RS. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Distrito Santana (Povoado Santana), Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos da comunidade de imigrantes poloneses em confraternização de casamento. Primeiro plano: os noivos ao centro da imagem, dividindo o destaque com o casal na fila da frente (possíveis integrantes da família respeitados, também mais idosos). A noiva usa vestido branco, véu e grinalda, o noivo veste terno escuro e gravata. Vários retratados, que podem ser familiares e ou amigos convidados dividem espaço na fotografia. Plano de detalhes: todos estão com os lábios cerrados, alguns aparentam leve sorriso. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, ao fundo, um pano ou cortina escura como parte do cenário. A existência de comunidade da etnia polonesa era expressiva nas redondezas da propriedade de Luiz Germano Gieseler. Frequentemente, Luiz Germano Gieseler realizava fotografias ao redor de sua propriedade, mas ainda não há informações que comprovem se ele era pago para fotografar os eventos ou atividades locais. Há uma suposição de Alice Gerda Hieck (neta) de que o avô poderia ter prestado serviços fotográficos na comunidade e por isso, também recebido alguma quantia como pagamento, mas sem indícios, como registros ou outros membros, que confirmem o fato.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) com pouco contraste (linhas razoavelmente definidas) no objeto central, um pouco esmaecido no plano de fundo (retratados do fundo e laterais); nitidez III (iluminação) claro, com pouca sombra na parte inferior da imagem.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico de casamento no distrito Santana em Ijuí-RS. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Distrito Santana (Povoado Santana), Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos da comunidade de imigrantes poloneses em confraternização de casamento. Primeiro plano: os noivos ao centro da imagem, onde a noiva usa vestido branco, véu e grinalda, com sapatos escuros (pode ser por causa do solo da propriedade), o noivo veste terno escuro e gravata. Plano de detalhes: a noiva não está sorrindo e o noivo sorri sutilmente, com os lábios cerrados. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, ao fundo, um pano ou cortina escura como parte do cenário, onde surge um menino que espia/acompanha o ato fotográfico. A existência de comunidade da etnia polonesa era expressiva nas redondezas da propriedade de Luiz Germano Gieseler. Frequentemente, Luiz Germano Gieseler realizava fotografias ao redor de sua propriedade, mas ainda não há informações que comprovem se ele era pago para fotografar os eventos ou atividades locais. Há uma suposição de Alice Gerda Hieck (neta) de que o avô poderia ter prestado serviços fotográficos na comunidade e por isso, também recebido alguma quantia como pagamento, mas sem indícios, como registros ou outros membros, que confirmem o fato.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central, um pouco esmaecido no plano de fundo; nitidez III (iluminação) escuro na parte inferior da imagem, com sombras.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico do casamento de Henrique Arthur Max Gieseler e Justina Ida Lausch. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos Henrique Arthur Max Gieseler e Justina Ida Lausch, que que posam para fotografia em frente à porta da residência da propriedade da família Gieseler. Primeiro Plano: os noivos estão no centro da imagem, posicionados no último degrau da escada em frente à posta residencial e ambos estão em posição de frente para o outro, em leve sentido diagonal, onde ela olha em direção à câmera e ele olha para a lateral. O vestido da noiva é na cor branca, no estilo que segue nos anos 1920, mais soltos e curtos, cortes mais retos com sapatos e parte das pernas a mostra, possui véu e ela segura um grande buquê de flores numa das mãos. Plano de detalhes: eles não estão sorrindo e preservam os braços relaxados, que não estão entrelaçados. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, o entorno da escada e porta está decorado com folhagens tropicais (palmeira leque) e um vaso no degrau. Henrique Arthur (14/09/1896-20/07/1978), também chamado apenas por Max era o filho mais velho dentre os rapazes, sendo Anna Emilia nascida primeiramente, ainda em Santa Cruz como ele.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e demais planos; nitidez III (iluminação) clara sem sombras.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico do casamento de Estanislau Kaczmarek e Wadislava Angieski do distrito Santana. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: antigo Povoado Santana-distrito rural Santana, Ijuí, RS, Brasil. Casal Estanislau Kaczmarek e Wadislava Angieski da comunidade polonesa durante seu casamento. Primeiro plano: os noivos não estão no centro da imagem, um pouco ao lado direito, mas em evidência na fila da frente do grupo, a centralização está no agrupamento de retratados, supondo-se estar constituído pelos familiares e amigos próximos do casal. Ao lado dos noivos, o gaiteiro (tocando acordeom) é Inácio Nowaczyk. A noiva está sentada e usa vestido branco, véu e grinalda, meias claras com sapatos escuros (pode ser por causa do solo da propriedade), também segura um buquê, aparentemente formado por folhagens. O noivo sentado, veste terno escuro e gravata. Plano de detalhes: a noiva não está sorrindo, mas o noivo sorri. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, pelo costume do local, o solo e a claridade, ao fundo uma construção de madeira, que pode ser uma casa ou residência da família de um dos noivos. A existência de comunidade da etnia polonesa era expressiva nas redondezas da propriedade de Luiz Germano Gieseler. Frequentemente, Luiz Germano Gieseler realizava fotografias ao redor de sua propriedade, mas ainda não há informações que comprovem se o fotógrafo era pago para fotografar os eventos ou atividades locais. Há uma suposição de Alice Gerda de que o avô poderia ter realizado trabalhos fotográficos na comunidade e por isso, também recebido alguma quantia como pagamento, mas sem indícios, como registros ou outros membros, que confirmem o fato.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: horizontal; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: família e casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e plano de fundo; nitidez III (iluminação) claro, com mais exposição no lado esquerdo superior.

Luiz Germano Gieseler

Luiz Germano Gieseler

  • BR RSMADP LGG
  • Fundo
  • 1899-1954

CUSTÓDIA DO MUSEU ANTROPOLÓGICO DIRETOR PESTANA (MADP)
Documento Textuais: 1 (papel); Documentos Fotográficos: 378 (negativos de vidro; negativos flexíveis); 105 (caixas de papel originais das placas de vidro); Objetos, acervo tridimencional (instrumentos/utensílios de processo fotográfico): 7. Todos os negativos são de autoria de Luiz Germano Gieseler, produzidos pela função de fotógrafo, com registro de imagens de diferentes temas, tanto de âmbito privado (pessoal e familiar) como público e social (relação com a comunidade externa, acontecimentos públicos municipais) e gêneros ou especialidades fotográficas (retrato, paisagens naturais e arquitetônicas, fotografia de patrimônio, fotografia de notícia, fotografia de criação, fotografia de viagem). O documento textual e objetos tridimensionais eram de uso na atividade de revelação fotográfica do autor, onde realizava o processamento na câmara escura (laboratório fotográfico). Os temas em geral tratam de assuntos ligados às atividades cotidianas da família na propriedade, como a prática agrícola de cultivar lavouras de subsistência e a moagem como meio econômico. Os retratos de momentos de comemoração (happy memories) são comuns, como os casamentos, encontros familiares, o lazer com as crianças e os piqueniques. Temas de âmbito público, que contextualizam os acontecimentos de época do município: enchentes, obras públicas, eventos esportivos e religiosos.

CUSTÓDIA DA FAMÍLIA GIESELER
Documentos Textuais: 9; Documentos Fotográficos de autoria própria confirmada: 302 (fotografias em papel; negativos de vidro); Documentos fotográficos (papel e postal) sem autoria comprovada: 32; Documento iconográfico/ilustração: 1 (papel); Objetos (instrumentos/utensílios de processo fotográfico): 4. O volume de documentos textuais de produção de Luiz Germano Gieseler não é expressivo, porém registra sua trajetória e de seus pais, desde que saíram da Alemanha em 1881 até se estabelecerem no Rio Grande do Sul. Há lacunas, como por exemplo, faltam textos originais que registrem detalhes da vida em Santa Cruz do Sul, RS, contendo mais documentos da aquisição e venda/transmissão de propriedades em Ijuí, RS e documentos pessoais ligados às obrigações cívicas. O acervo fotográfico, com maior expressividade, sua grande maioria são as revelações ampliadas e por contato dos negativos de vidro, logo, com os mesmos temas e gêneros. As fotografias que não possuem autoria confirmada de Luiz Germano Gieseler, supõe-se que foram adquiridas por recebimento de amigos e parentes como recordações, como cartas de visita e postais. Assim como o acervo tridimensional presente no MADP, os objetos custodiados por Edgar também foram usados por seu avô para o processo de revelação fotográfico.
Avaliação e seleção no ato da doação para a instituição de custódia. Não há registros detalhados da análise de aquisição do acervo pelo MADP.
Reproduções de documentos fotográfico em papel sob a custódia de Edgar Beno Giseler, que formam mesmo contexto de produção dos negativos de vidro e ou sequências fotográficas.

Luiz Germano Gieseler

Documentos iconográficos (Fotografias)

As fotografias da Família Beck apresentam uma diversidade de temas e gêneros fotográficos, como as vistas e os retratos.
DESTAQUE DA COLEÇÃO
Imagens de vistas urbanas, os retratos ao ar livre e em estúdio, as fotografias de família.
O negativo de vidro, considerado um suporte fotográfico de alta qualidade da imagem e durabilidade, tem um volume expressivo no acervo. A partir dos negativos foram feitas as imagens positivas através de cópias por contato em papel.

Família Beck

Documentos iconográficos (Fotografias)

As fotografias de Eduardo Jaunsem apresentam uma diversidade de temas e gêneros fotográficos, como as vistas e os retratos.
DESTAQUE DA COLEÇÃO
São destaques as imagens de vistas da natureza, o cotidiano do homem no campo ou meio rural (agricultura), fotografias artísticas.
O negativo de vidro, considerado um suporte fotográfico de alta qualidade da imagem e durabilidade, tem um volume expressivo no acervo. Entre 2005 e 2007, o Museu realizou a duplicação de segurança dos negativos para filmes, bem como a reprodução das imagens positivas, através do projeto "Preservação/Publicização da Coleção Eduardo Jaunsem", aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal - PRONAC - MECENATO do Ministério da Cultura (MinC).

Eduardo Jaunsem

Documentos iconográficos (Fotografias)

  • BR RSMADP AI-I
  • Seção
  • 1893-2011
  • Part of Ijuí

A documentação é formada em sua maioria por suportes do processo analógico, em cores e monocromáticos (preto e branco). Há diferentes temas e gêneros fotográficos como retratos e paisagens.

Colheita

(Local da imagem não identificado).

Pulverização Lavoura

(Local da imagem não identificado). Um trator passando veneno em uma lavoura. Aos fundos, casas.

Festa do Colono

Dr. Bozano - Ijuí/RS. Grupo grande de pessoas em frente a Sede Dr. Bozano, 1º de Ijuhy, 1926. Segundo informações escritas atrás da foto, é a Sociedade Italiana, mas na foto, consta "Salve 25 de Julho - Dia do Colono".

Exposição

(Local da imagem não identificado).

Exposição

(Local da imagem não identificado)

Exposição

(Local da imagem não identificado)

Exposição

(Local da imagem não identificado)

Festa do Colono

Dr. Bozano - Ijuí/RS. Grupo grande de pessoas em frente a Sede Dr. Bozano, 1º de Ijuhy, 1926. Segundo informações escritas atrás da foto, é a Sociedade Italiana, mas na foto, consta "Salve 25 de Julho - Dia do Colono".

Usina Velha

Ijuí - RS – Brasil. Fachada do prédio da Usina velha.

Túnel - Usina

Passo de Ajuricaba - Ijuí/RS. A usina foi inaugurada em 19/10/1959

Usina Passo Ajuricaba

Linha 10, Leste, Ijuí - RS – Brasil. Homem parado as margens do Rio Ijuí, tendo ao fundo a Usina do Passo de Ajuricaba.

Usina Passo Ajuricaba

Linha 10, Leste, Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. Foto de uma mulher nas margens do Rio Ijuí, junto a represa da Usina do Passo de Ajuricaba. A direita, encontra-se uma muralha de pedras (cascalho, ao centro, a mulher sobre trilhos de ferro e a direita, o rio. A senhora é Geni Kronberg.

Usina Velha

Ijuí, Rio Grande do Sul. Aparecem partes da turbina da Usina Velha. Em frente, um senhor sentado em palanques.

Inauguração Usina Passo de Ajuricaba

  • BR RSMADP CJ-I-3-CJ 3.5 0002 01271
  • Item
  • 19/10/1959
  • Part of Eduardo Jaunsem

Passo Ajuricaba - Ijuí/RS. Vista do público participante dos atos inaugurais da Usina. Em frente a porta ainda fechada, autoridades. A inauguração da usina contou com a presença do Governador do Estado, Leonel de Moura Brizola, o deputado Alberto Hoffmann e o prefeito de Ijuí Lothar Friedrich. Para maiores informações, ver "Colling, Ana Maria." A história da energia elétrica em Ijuí A1 0.4 p. 22.

Rede Elétrica - Conserto

Um poste de luz com um rapaz escalando o mesmo e dois senhores sentados na parte superior.
(Local da imagem não identificado)

Hotel Familiar

Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. Fachada do prédio do Hotel Familiar.

Fotógrafo Eduardo Jaunsem

Linha 11 Leste. Na foto, Eduardo Jaunsem em seu laboratório fotográfico em frente a seu ampliador.

Fotógrafo Eduardo Jaunsem

Linha 11 Leste. Na foto, Eduardo Jaunsem em seu laboratório fotográfico em frente a seu ampliador.

Fotógrafo Eduardo Jaunsem

Foto de Eduardo Jaunsem jovem, sentado com os braços apoiados sobre uma mesa, junto a um álbum fotográfico ou livro.
(Local da imagem não identificado).

Tecelã Charlota Danielson

Na foto, aparece a Sra. Charlota em sua residência, sentada em frente a sua máquina de tecer. No chão, um cesto com lãs e tecidos já prontos. Charlota é de origem Sueca.
(Local da imagem não identificado)

Trabalhadores

Aparecem trabalhadores lidando com terra perto de um rio. No rio, uma espécie de caixa grande.
(Local da imagem não identificado)

Fotógrafo Jorge Alberto Beck

Aeroporto de Ijuí. Aparece o fotógrafo Jorge Beck fumando, com duas máquinas fotográficas e um boné na cabeça. Atrás, um grupo grande de pessoas. No céu, muitas nuvens.

Fotógrafo Eduardo Jaunsem

Linha 11 Leste. Na foto, em pé, aparece o fotógrafo Eduardo Jaunsem com uma câmera fotográfica na mão.

Bar - Hotel Alto Uruguai

Aparece uma casa grande de madeira. Em cima de uma das portas, a inscrição "Bar - Hotel Alto Uruguai". Em frente, várias pessoas e um carro. O terceiro, encostado no carro, é Eduardo Jaunsem.
(Local da imagem não identificado)

Serraria

(Local da imagem não identificado). Mostra uma família em frente a uma tora amarrada sobre uma carroça, representando o trabalho de uma serraria.

Industria

(Local da imagem não identificado)

Indústria

(Local da imagem não identificado)

Alambique

(Local da imagem não identificado)

Moinho

(Local da imagem não identificado)

Alambique

(Local da imagem não identificado)

Moinho

(Local da imagem não identificado)

Marcenaria

(Local da imagem não identificado)

Carpintaria

(Local da imagem não identificado)

Serraria

(Local da imagem não identificado).

Alambique

(Local da imagem não identificado)

Firma Grimm - Inauguração - Descascador de Arroz

  • BR RSMADP CJ-I-3-CJ 3.3 0041 01749
  • Item
  • 20/03/1946
  • Part of Eduardo Jaunsem

Rua Bento Gonçalves - Ijuí/RS. Funcionários da Firma Grimm, inauguração do descascador de arroz - Máquina de beneficiamento de arroz. Mesmas pessoas da foto anterior, atrás no alto: Luis Schimanski (entregador de compras com gaiota); Arthur Reiss. O menino com camisa xadrez é irmão de Luis Schimanski (ajudante)

Firma Grimm - Inauguração - Descascador de Arroz

  • BR RSMADP CJ-I-3-CJ 3.3 0040 01748
  • Item
  • 20/03/1946
  • Part of Eduardo Jaunsem

Rua Bento Gonçalves - Ijuí/RS. Funcionários da Firma Grimm: Sentados: 1º: André Kossa Filho; 2º: Roberto Grimm; 3º: Sr. Klimk (engenheiro de São Paulo - Máquinas Lucak); 4º: Jacob Grimm. Segunda fila, em pé: 5º: Rudolf Krüger; 6º: (gerente da Banrisul; 7º: Domingos Delfrari (pedreiro); 8º: Omar Grimm; 9º: Guerino Lucchese; 10º: Orlando Burmann (1º guarda-livro (contador)); 11º: Werner Grimm; 12º: (irmão de Willy Brendler); 13º: João Grimm; 14º: Atílio Delfrari. Atrás, de pé, o maquinista Arthur Reiss. O descascador de arroz é a máquina onde há um homem sentado, o qual só aparecem as pernas.

Carpintaria Sproger

Rio Ijuí - Linha 14 Leste, Ijuí, Rio Grande do Sul.. Aparece a roda d'água que movimentava a serraria e carpintaria de Davi Sproger com quatro senhores, um senhor ao lado (de camisa branca e lenço e atrás, um grupo de senhoras. Na janela da carpintaria, duas pessoas.

Carpintaria Sproger

Rio Ijuí - Linha 14 Leste, Ijuí, Rio Grande do Sul. Em primeiro plano, aparece o rio Ijuí e uma pequena cascata. Do outro lado, a roda d'água que movimentava tanto a carpintaria quanto a serraria. Atrás da roda d'água, a carpintaria e um galpão. Nos fundos, mato, perto da roda algumas pessoas e dois senhores perto das cascatas.

Henrique Uhdre e Davi Sproger

Linha 14 Leste, Ijuí, Rio Grande do Sul. O primeiro é Henrique Uhdre e o segundo, Davi Sproger. Davi tinha a Serraria e Carpintaria, na linha 14 Leste, a beira do Rio Ijuí.

Serraria Davi Sproger

  • CJ 3.3 0036 01353
  • Item
  • 1936

Rio Ijuí - Linha 14 Leste, Ijuí. A esquerda, toras, atrás carroças carregadas com toras. Ao fundo, a serrara. Em frente, pessoas e um carro Ford. A serraria era movimentada com roda d'água, a mesma que movimentava a carpintaria. O casal a esquerda, em frente as toras, é o senhor Davi Sproger e a esposa, Anlisa Sproger. Ao lado do Ford 29, o casal Henrique e Emília Uhdre

Serraria

Linha 11 Leste, Ijuí - Rio Grande do Sul. A esquerda, tábuas espalhadas. Aos fundos, galpões, acima uma canaleta por onde corre a água que movimenta a roda. Mais a direita, duas meninas sentadas sobre um tronco. Ao lado, dois senhores, dois deles serrando.

Serraria

Linha 11 Leste - Ijui/RS. Aparecem dois galpões. A esquerda, uma carroça e um cavalo encilhado. Atrás, uma pilha de tábuas, uma árvore seca e uma canaleta que conduz água. Perto da carroça, um menino e atrás um senhor perto de uma escada. A direita, em cima de tábuas, dois senhores, um sentado e duas meninas. Atrás, um galpão e parte de uma roda d'água.

Serraria

Linha 11 Leste. Aparece muitos berrotes, no fundo, a esquerda, uma roda d'água e o telhado de um galpão. A direita, também aos fundos, um telhado. Em frente, a direita, um senhor com chapéu grande, com uma ripa nos ombros e outra na mão. Em primeiro plano, no meio, duas meninas. Atrás, um senhor erguendo um machado, mais abaixo, um outro senhor e a seguir um menino com uma tábua cheia de furos.

Moinho de Júlio Hartmann

Fachimal - Dr. Bozano - Ijuí/RS. Na foto, aparece uma ponte de madeira. A esquerda, uma árvore. Nos fundos, um moinho movido a roda d'água. A direita, nos fundos, um carro. Aos fundos, uma lavoura. Sobre a ponte estão: 1º: Milda Hartmann (menina pequena sentada na ponte); 2º: Júlio Hartmann; 3º: Lilian Hartmann Berg

Engenho

(Local da imagem não identificado). O suporte contém duas imagens (a e b) de mesma sequência fotográfica, com leves alterações , onde os retratados mudam ligeiramente gestos e expressões. As duas imagens mostram 7 (sete) retratados em pose no local de trabalho, o engenho como cenário do retrato, sendo 2 (duas) mulheres e 5 (cinco) homens.

Carpintaria dos Sproger

Rio Ijuí - Linha 14 Leste, Rio Grande do Sul. Aparece o interior da carpintaria. Várias mesas e máquinas e as rodas de carroças, que se sobressaem. No canto esquerdo, mostra-se parte do corpo de uma pessoa na cena. Carpintaria movida a roda d'água. Com revelação ao sobrenome Sproger, este foi informado pela sobrinha de Davi Sproger, Lerna Kossa, em 1977.

Carpintaria dos Sproger

Rio Ijuí - Linha 14, Leste, Ijuí - Rio Grande do Sul. Aparece o interior da carpintaria. Várias mesas e máquinas e as rodas de carroças, que se sobressaem. Carpintaria movida a roda d'água. Com revelação ao sobrenome Sproger, este foi informado pela sobrinha de Davi Sproger, Lerna Kossa, em 1977.

Laticínios Carlos Franke

R. Max Franke, Ijuí, Rio Grande do Sul. Aparece o prédio do material, em frente, vários caminhões e caminhonetes carregados com leite. No caminhão que está em frente a porta da direita, dois senhores vestidos de branco descarregando. Na fua ao lado, outros carros. Ao fundo, a vista da cidade.

Alambique

(Local da imagem não identificado). Aparece um galpão aberto e ao lado, mais a esquerda, parte de um grande forno. Próximo a este, um senhor e um menino em pé. Em baixo do galpão, dois senhores, um tomando chimarrão, ao lado de uma menina pequena, de branco e um menino encostado em uma carroça carregada de cana. Ao lado desta, em baixo do galpão, outra carroça com cana e uma junta de bois. Perto destes, outro senhor, Atrás do galpão, mais duas carroças também carregadas e cana, e entre elas, um senhor.

Serraria

(Local da imagem não identificado). Aparece em primeiro plano, toras espalhadas pelo chão e outras em uma elevação feita com toras e tábuas grossas em frente a serraria. No lado esquerdo, tábuas, em frente, três senhores, um deles, com chaleira e cuia na mão. Serraria Movida a vapor.

Serraria

(Local da imagem não identificado). Em primeiro plano, toras. A esquerda, na terceira tora, três moças sentadas. Na segunda, um menino de chapéu sentado. Atrás, pessoas em pé e uma mulher de vestido longo. Aparecem também três juntas e bois e, a direita, uma carroça. Aos fundos, a serraria e uma casa.

Serraria e Menina

(Local da imagem não identificado). São duas fotos, a imagem a ser descrita é a inferior do negativo, que mostra: em posição horizontal, aparece uma carroça vazia com uma junta de bois, em baixo um tronco de árvore. Na frente, dois senhores e um outro segurando uma das rodas traseiras. Atrás da carroça, uma senhora e uma menina pequena. Aos fundos, a serraria.

Interior da Carpintaria dos Sproger

Rio Ijuí, Linha 14, Leste, Ijuí, Rio Grande do Sul. Na foto, aparece o interior da carpintaria. As pessoas paradas posando para a foto. A esquerda, dois meninos e espalhados pela carpintaria, mais seis homens. A roda d'água era movimentada por baixo, com pás abertas, segundo informações de Bruno Ceccatto em 19/09/1991. Junto a carpintaria, existia uma serraria, movimentada pela mesma roda d'água. A FO foi doada em 23/06/1977 por Erna Kossa e coletada por Liane Inês Rick. A marcenaria tinha 12 máquinas: lixadeiras, plainas, serra - fitas, dentre outras. A direita, entre as rodas, David Sproger. Atrás da roda, Henrique Uhdre. O menino a esquerda, com sapato branco, Orwides Sproger.

Serraria

Aparece em primeiro plano, um pátio com galhos. Mais atrás, a esquerda, troncos. No centro, uma árvore, um ônibus, ao lado, um grupo de pessoas . Nos fundos, uma residência. Mais a direita, pilhas de tábuas.
(Local da imagem não identificado)

Serraria

(Local da imagem não identificado) Aparece em primeiro plano, a esquerda, alguns troncos. Atrás, um galpão comprido, nos fundos, uma roda dágua. Ao lado, uma casa. Em frente, madeiras espalhadas. Na porta da casa, um senhor.

Serraria Angelo Caçavara

Linha 11 Leste. Na foto superior (a), aparece uma serraria, em frente, toras. Atrás das mesas, uma carroça com duas juntas de bois e mais atrás, a serraria. A esquerda, perto dos bois, uma mulher de chapéu. A direita, um grupo de pessoas: três mulheres sentadas nas toras, outros em cima da carroça e três em cima de uma árvore desgalhada. Na foto inferior (b), uma carroça com duas juntas de bois, puxando uma grande tora. Sobre a tora, três homens e um ao lado da carroça. No canto direito, um cachorro. A serraria pertencia a Angelo Caçavara e família.

Serraria de Henrique Udre

Linha 11 Leste. Aparece várias toras, aos fundos, uma pilha de tábuas e um metro. A direita, uma casa de madeiras, uma cerca e em frente, uma junta de bois. A esquerda, um senhor a cavalo e outro medindo toras. Um grupo grande de pessoas espalhadas sobre as toras ou ao lado. A serraria não consta na imagem.

Serraria de Pedro A. Sanfelice

Linha 11 Leste. Aparecem algumas toras, atrás a serraria. Sobre as toras, pessoas. Em primeiro plano, na frente, dois meninos sentados. Integrantes da fotografia: 1º: Br. Solon G. Da Silva; 4º: Maria Glacy (filha de Pedro Sanfelice, em pé de vestido branco); 5º: Maria Luiza (filha de Pedro Sanfelice); Sentados na frente: 1º: Esposa de Pedro Sanfelice; 2º: Pedro A. Sanfelice

Serraria de Pedro A. Sanfelice

Linha 11 Leste. Aparecem algumas toras, aos fundos, a serraria e sobre toras e ao lado, um grupo de pessoas. Em cima das toras, da esquerda para a direita: 2º: Dr. Solon Golçalves da Silva; 3º: Neusa Sanfelice; 6º: Esposa de Pedro Sanfelice (sentada de preto; 7º: Filho de Pedro Sanfelice; 8º: Filho de Pedro Sanfelice; 9º: Pedro A. Sanfelice (sentado de calça branca)

Serraria Silva Hermanos

Ijuí - RS – Brasil. Aparecem toras no pátio, dois senhores serrando, atrás madeiras e uma carroça com um senhor em cima. Perto da serraria, dois senhores e na frente, um aplaca com os dizeres "Silva Hermanos". Nos fundos, a vista da cidade.

Serraria de Hammarstrong

Linha 5, Norte, Ijuí. Aparece em primeiro plano toras, atrás uma carroça carregada de tábuas, um senhor sentado em cima das mesmas, segurando um chicote. Atrás, um galpão menor e ao lado, a serraria. Em frente a serraria, mais toras e um senhor segurando um palanque e outro com os braços caídos.

Serraria Hammarstrong

Linha 5, Norte, Ijuí. Aparece em primeiro plano várias toras, em uma delas, a esqueda, um metro. Atrás das toras, uma carroça com duas juntas de bois carregada de tábuas. Em frente a carroça, um senhor e um menino. A direita um monte de tábuas empilhadas e sobre elas, um casal sentado.
(Local da imagem não identificado)

Serraria de Valentim Basso

Linha 10, Leste. Em primeiro plano, tábuas empilhadas, atrás, toras. Mais a esquerda, duas mulheres de vestido escuro e tênis branco. Em cima, três crianças. O menor de branco, a seguir três senhores e atrás a serraria.

Serraria de Valentim Basso

Linha 10, Leste. Aparece em primeiro plano algumas toras, a esquerda uma carroça com duas juntas de bois e em cima um senhor segurando um chicote. Ao lado direito, o senhor de branco é Valentim Basso com sua filha e esposa. Atrás, a serraria.

Cancheador de Erva Mate

Aparece o galpão onde está instalado o soque e o carijo. Atrás, árvores desgalhadas e uma casa. Na frente, sacos cheios de erva mate. A esquerda, um senhor a cavalo. Em cima dos sacos, três pessoas sentadas, uma delas sendo um senhor servindo chimarrão. Em frente, dois senhores com bombacha larga. Encostados no galpão do soque, em um canto, dois meninos e mais adiante um senhor.
(Local da imagem não identificado)

Cancheador de Erva Mate

(Local da imagem não identificado). Aparece o galpão onde está instalado o soque e o carijo. Atrás, árvores desgalhadas e uma casa. Na frente, sacos cheios de erva mate. A esquerda, um senhor a cavalo. Em cima dos sacos, três pessoas sentadas, uma delas sendo um senhor servindo chimarrão. Em frente, dois senhores com bombacha larga. Encostados no galpão do soque, em um canto, dois meninos e mais adiante um senhor.

Alambique

Santa Lúcia, Ijuí, RS. O alambique. A foto mostra um prédio de madeira onde está instalado o alambique. Na frente, um grupo de trabalhadores, animais e carroças utilizados no transporte de cana, barris e outros utensílios utilizados na fabricação da aguardente.

Alambique de Lourenço Ceccatto

Dr. Bozano. Na foto, aparecem três carroças carregadas de cana, homens, um barril. Ao lado esquerdo, um menino a cavalo. Aos fundos, o alambique, uma roda d'água, uma casa e um galpão. Alambique para a fabricação de cachaça. Local: Antigo Faxinal, na época (1985), Dr. Bozano, hoje (2018), Bozano, perto do distrito Floresta, em Ijuí. Proprietário: Lourenço Ceccatto e em 1985, Alfredo Sartori (segundo informações de Lourdes Sartori, de Dr. Bozano). Contudo, o alambique não existe mais. Segundo informações, livro de ocorrências 48/74, os nomes dos integrantes da foto eram: Nelsom Ceccatto, valor Ceccatto, Louranço Ceccatto, Valmir Sandri, Júlio Francisco Vieira, Celso Vieira, Emiliano Sandri e Aristide Máximo Pereira. a REP foi feita por Beck e comprada pelo museu em 1974.

Alambique de Lourenço Ceccatto

Dr. Bozano. Na foto, aparecem três carroças carregadas de cana, homens, um barril. Ao lado esquerdo, um menino a cavalo. Aos fundos, o alambique, uma roda d'água, uma casa e um galpão. Alambique para a fabricação de cachaça. Local: Antigo Faxinal, na época (1985), Dr. Bozano, hoje (2018), Bozano, perto do distrito Floresta, em Ijuí. Proprietário: Lourenço Ceccatto e em 1985, Alfredo Sartori (segundo informações de Lourdes Sartori, de Dr. Bozano). Contudo, o alambique não existe mais. Segundo informações, livro de ocorrências 48/74, os nomes dos integrantes da foto eram: Nelsom Ceccatto, valor Ceccatto, Louranço Ceccatto, Valmir Sandri, Júlio Francisco Vieira, Celso Vieira, Emiliano Sandri e Aristide Máximo Pereira. a REP foi feita por Beck e comprada pelo museu em 1974.

Moenda de Cana

  • BR RSMADP CJ-I-3-CJ 3.3 0006 00406
  • Item
  • Década 1920
  • Part of Eduardo Jaunsem

Linha 11 Leste. Aparece a moenda com uma senhora segurando cana. A esquerda, dois cavalos perto de dois senhores. A direita, um senhor segurando cana. Aos fundos, duas senhoras em pé com lenço na cabeça. Da direita para a esquerda: 1º: Emília Priedol; 2º: André ou Carlos Priedol

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