Iconográfico

Taxonomy

Code

Scope note(s)

Source note(s)

Display note(s)

Hierarchical terms

Iconográfico

Equivalent terms

Iconográfico

Associated terms

Iconográfico

1924 Archival description results for Iconográfico

1924 results directly related Exclude narrower terms

Transporte Produtos Agrícolas, Eduardo Jaunsem (autor).

Estrada Travessão, antiga Linha 8, hoje, Floresta - Ijuí/RS. Na foto aparece uma carroça puxada por oito burros, carregada de sacos de amendoim. Dois senhores, Albino Wagner condutor da carroça e Sinobaldo Bortoli em cima dos sacos. A carroça pertencia a Pedro Thorstemberg e o produto era transportado de Ijuí a Cruz Alta. A firma tinha o nome de Firma Thorstemberg.

Eduardo Jaunsem

João Arais e Margarida Arais, Eduardo Jaunsem (autor)

(Local da imagem não identificado). Família Arais.
Sentados: Margarida e João Arais.
Em pé, da esquerda para direita: 1 - Anita Arais; 2 - Gustavo Arais; 3 - Guilherme Arais; 4 - João Arais; 5 - Ernesto Arais.
(Informação de Waldemar Garros).
Na foto aparece o casal sentado, ele barbeado. Atrás os filhos, dois rapazes, dois meninos e a esquerda uma moça de vestido branco comprido e ramalhete flores, numa das mãos.

Eduardo Jaunsem

Família Jaunsem, Eduardo Jaunsem (autor)

Linha 11 Leste - Ijuí/RS. Foto tirada a um fogo de chão. Da esquerda para a direita: 1 - Eduardo Jaunsem; 2 - Matilde K. Jaunsem; 3 - Silvestre Joaquim da Rosa.
Informação dada por Beatriz Arays Kuzbick em 16/11/2020.

Eduardo Jaunsem

Família da Rosa, Eduardo Jaunsem (autor)

(Local da imagem não identificado). Foto ao ar livre. Aparece um grupo grande de pessoas. Sentados na frente, três casais. Entre o casal do centro uma menina. Na 2ª fila, dois casais, duas meninas e outro casal. Na 3ª fila, um rapaz, uma moça e outro rapaz. No fundo árvores e, aparece parte de uma área grande onde se vê uma mulher.

Eduardo Jaunsem

Rua do Comércio, Eduardo Jaunsem (autor)

  • BR RSMADP CJ-I-0-CJ 0.2 0130 02371
  • Item
  • Década de 1950
  • Part of Eduardo Jaunsem

Ijuí/RS. Rua no sentido oeste-leste. Postes de iluminação no meio da rua, nas laterais tem árvores. A primeira casa à direita era a antiga Firma Bührer.

Eduardo Jaunsem

Grupo Escolar, Eduardo Jaunsem (autor)

Linha 8 Leste - Ijuí/RS. Foto de uma casa de material, localizada numa esquina. A porta da frente está aberta, em frente um muro todo trabalhado. O grupo escolar foi inaugurado em 16/10/1936.

Eduardo Jaunsem

Neve, Eduardo Jaunsem (autor)

  • BR RSMADP CJ-I-0-CJ 0.3 0011 01200
  • Item
  • 20/08/1965
  • Part of Eduardo Jaunsem

Linha 11 Leste - Ijuí/RS. Em primeiro plano uma senhora e uma menina, mais atrás um senhor com uma criança no colo. Campos e arvoredo coberto de neve.

Eduardo Jaunsem

Vista Parcial da Praça da República, Eduardo Jaunsem (autor)

Praça da República, Rua Benjamin Constant - Ijuí/RS. Em primeiro plano parte da Praça da República em frente a Prefeitura e a esquina edifício Hocevar. Na praça aparecem hortênsias e ciprestes ornamentais e o monumento de Getúlio Vargas. A praça já havia sido reformada pelo jardineiro Sydow durante a 2º Guerra Mundial.
Nos fundos tem o prédio da prefeitura velha, onde na época funcionava o Fórum: Prefeitura, Clube Ijuí, edifício Firmino Lucchese. Foto tirada da Praça com enfoque para o lado oeste e parte lado norte.

Eduardo Jaunsem

Cascata das Andorinhas, Eduardo Jaunsem (autor).

Linha 10 Leste - Ijuí/RS. Aparece a queda d'água da cascata das Andorinhas, no rio Potiribu quando as águas eram limpas. Junto a queda aparece uns galhos de árvores. No fundo, mato.

Eduardo Jaunsem

Retrato fotográfico do casamento de Henrique Arthur Max Gieseler e Justina Ida Lausch. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos Henrique Arthur Max Gieseler e Justina Ida Lausch, que que posam para fotografia em frente à porta da residência da propriedade da família Gieseler. Primeiro Plano: os noivos estão no centro da imagem, posicionados no último degrau da escada em frente à posta residencial e ambos estão em posição de frente para o outro, em leve sentido diagonal, onde ela olha em direção à câmera e ele olha para a lateral. O vestido da noiva é na cor branca, no estilo que segue nos anos 1920, mais soltos e curtos, cortes mais retos com sapatos e parte das pernas a mostra, possui véu e ela segura um grande buquê de flores numa das mãos. Plano de detalhes: eles não estão sorrindo e preservam os braços relaxados, que não estão entrelaçados. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, o entorno da escada e porta está decorado com folhagens tropicais (palmeira leque) e um vaso no degrau. Henrique Arthur (14/09/1896-20/07/1978), também chamado apenas por Max era o filho mais velho dentre os rapazes, sendo Anna Emilia nascida primeiramente, ainda em Santa Cruz como ele.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e demais planos; nitidez III (iluminação) clara sem sombras.

Luiz Germano Gieseler

Vista Prefeitura Municipal, Família Beck (autor).

  • BR RSMADP CB-I-0-CB 0.2 0002 00011
  • Item
  • 1924
  • Part of Família Beck

Praça da República - Ijuí. Nesta aparece a montagem de uma barricada de defesa contra a Coluna Prestes também um carro sem tolda rodeado por homens armados e cavalos encilhados. No canto esquerdo observa-se uma bandeira da Cruz Vermelha.
Ataque da Coluna Prestes foi em 29 de outubro de 1924.

Família Beck

Vista Parcial de Ijuí

  • BR RSMADP CB-I-0-CB 0.2 0003 00012
  • Item
  • 1929
  • Part of Família Beck

Rua 21 de Abril/ José Gabriel - Ijuí. A foto de Ijuí, foi tirada do sentido periferia (sudoeste) Centro (Nordeste), cerca de arame, lavoura e casas. Quarteirões da Rua José Gabriel, onde hoje se localiza-se a IMASA e o Posto Oppermann. Na rua 21 de abril, na casa branca com três janelas, moravam os pais do Sr. Sadi Strapazzon.
No alto aparece a vista central de Ijuí, despontando a torre das duas igrejas.
Adiante aparece o campo do São Luiz.*

Família Beck

Retrato fotográfico do casamento de Estanislau Kaczmarek e Wadislava Angieski do distrito Santana. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: antigo Povoado Santana-distrito rural Santana, Ijuí, RS, Brasil. Casal Estanislau Kaczmarek e Wadislava Angieski da comunidade polonesa durante seu casamento. Primeiro plano: os noivos não estão no centro da imagem, um pouco ao lado direito, mas em evidência na fila da frente do grupo, a centralização está no agrupamento de retratados, supondo-se estar constituído pelos familiares e amigos próximos do casal. Ao lado dos noivos, o gaiteiro (tocando acordeom) é Inácio Nowaczyk. A noiva está sentada e usa vestido branco, véu e grinalda, meias claras com sapatos escuros (pode ser por causa do solo da propriedade), também segura um buquê, aparentemente formado por folhagens. O noivo sentado, veste terno escuro e gravata. Plano de detalhes: a noiva não está sorrindo, mas o noivo sorri. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, pelo costume do local, o solo e a claridade, ao fundo uma construção de madeira, que pode ser uma casa ou residência da família de um dos noivos. A existência de comunidade da etnia polonesa era expressiva nas redondezas da propriedade de Luiz Germano Gieseler. Frequentemente, Luiz Germano Gieseler realizava fotografias ao redor de sua propriedade, mas ainda não há informações que comprovem se o fotógrafo era pago para fotografar os eventos ou atividades locais. Há uma suposição de Alice Gerda de que o avô poderia ter realizado trabalhos fotográficos na comunidade e por isso, também recebido alguma quantia como pagamento, mas sem indícios, como registros ou outros membros, que confirmem o fato.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: horizontal; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: família e casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e plano de fundo; nitidez III (iluminação) claro, com mais exposição no lado esquerdo superior.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico do casamento de Gustavo Mohr e Ida Emilia Elisabeth Weber, confraternização. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: distrito rural Alto da União-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos Gustavo Mohr e Ida Emilia Elisabeth Weber e família posam para fotografia durante a confraternização de casamento. Primeiro plano: Os noivos aparecem no centro da imagem, sentado na ponta da mesa e os demais membros da família estão posicionados ao redor do casal, sendo adultos e crianças misturados, sem ordem aparente de pais e filhos. A noiva usa vestido todo escuro (provavelmente na cor preta), sobre usa cabeça, uma tiara, coroa ou arranjo composto de flores com folhas delicadas. O noivo usa terno escuro (provavelmente na cor preta). Plano de detalhes: Pelos gestos ou movimentos irreverentes dos retratados masculinos, o momento é alegre e descontraído. Um sujeito, usando máscara levanta a garrafa cheia de uma bebida escura, que pode estar sendo usada para o brinde dos noivos, pois há apenas três copos cheios sobre a mesa. A mãe da noiva, Henriqueta Helena (irmã de Luiz Germano Gieseler), na época, viúva de Henrique Weber, está sentada sobre a mesa no lado direito e segura um dos copos; Fritz Willy (irmão de Luiz Germano) de bigode, lenço no pescoço e boné de lado; Clara Helena Hedwig (irmã de Luiz Germano), casada com Frederico Germano Genz, próxima à noiva, no lado esquerdo. Plano de fundo: O ambiente da cena parece o interior de uma residência ou estabelecimento de madeira: ao fundo, um pano ou cortina escura para o registro fotográfico dos noivos e ao lado mostra a parede de madeira na cor clara com dois quadros pendurados. Ida Weber (23/07/1896-13/04/1963), sobrinha de Luiz Germano Gieseler. Gustavo Mohr (17/05/1894-20/10/1940). Ambos, quando faleceram foram sepultados no cemitério do distrito rural Alto da União-Ijuí, RS, Brasil.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: horizontal; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco, exceto a menina no canto esquerdo e crianças no fundo; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e no lado direito, já os demais planos estão com pouca definição ou esmaecidos; nitidez III (iluminação) clara sem sombras.
Série Prática Fotográfica, Subsérie relações familiares, Subsubsérie Confraternizações e Cerimônias, Dossiê Recordações de casamento.
ANOTAÇÕES: Este casamento está registrado numa das caixas/embalagens originais dos negativos de vidro que foram entregues à instituição de custódia. A anotação pertence à caixa 29, que continha os negativos 297 e 301, de mesmo contexto desta imagem descrita. Esta imagem, pertencente ao negativo 120, estava separado dos demais, na caixa nº12. Explicação sobre a notação do código de localização, ver item “regras e convenções”.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico do casamento de Gustavo Mohr e Ida Emilia Elisabeth Weber; Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: distrito rural Alto da União-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos Gustavo Mohr e Ida Emilia Elisabeth Weber posam para fotografia durante a confraternização de casamento. Primeiro plano: o casal está no centro da imagem. A noiva usa vestido todo escuro (provavelmente na cor preta) e longo, que cobre parte dos sapatos, sobre sua cabeça, uma tiara, coroa ou arranjo composto de flores com folhas delicadas. O noivo usa terno escuro (provavelmente na cor preta). Ao fundo, o que parece um pano ou cortina escura para o registro fotográfico dos noivos. Plano de detalhes: Ida e Gustavo estão com semblantes sérios, ela está com seu braço entrelaçado ao dele. Plano de fundo: o ambiente da cena é o interior de uma edificação de madeira, ao fundo, um pano ou cortina escura para o registro fotográfico. Ida Weber (23/07/1896-13/04/1963), sobrinha de Luiz Germano Gieseler, filha de Henriqueta Helena (irmã de Luiz Germano Gieseler) e Henrique Weber. Gustavo Mohr (17/05/1894-20/10/1940). Ambos, quando faleceram foram sepultados no cemitério do distrito rural Alto da União-Ijuí, RS, Brasil.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e no entorno; nitidez III (iluminação) clara sem sombras, mas pelo cenário escuro, a imagem tem pouca claridade.
ANOTAÇÕES: Este casamento está registrado numa das caixas/embalagens originais dos negativos de vidro que foram entregues à instituição de custódia. A anotação pertence à caixa 29, que continha os negativos 297 e 301, de mesmo contexto desta imagem descrita. Esta imagem, pertencente ao negativo 120, estava separado dos demais, na caixa nº12. Explicação sobre a notação do código de localização, ver item “regras e convenções”.

Luiz Germano Gieseler

Fotografia de viagem: retrato da família Hauth. Luiz Germano Gieseler (autor).

João Hauth e sua famíia eram vizinhos e amigos da família Gieseler e Niedesberg em Santa Cruz do Sul/RS. João foi padrinho de batismo em 06/08/1899 de Emílio Ernesto Gieseler (filho de Luiz Germano Gieseler).
Local: Residência da família Hauth, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Conforme legenda da embalagem traduzida do alemão: 6) 4 filhos de João Hauth". A fotografia foi tirada Santa Cruz do Sul/RS, local onde hoje é a Linha Travessa, em frente à casa onde residia Maria Emilie Niedesberg (esposa de Luiz Germano Gieseler) e sua família. No centro da imagem está o casal João Hauth e sua esposa.

Fotografia de viagem: retrato fotográfico da família Hauth. Luiz Germano Gieseler (autor).

João Hauth e sua famíia eram vizinhos e amigos da família Gieseler e Niedesberg em Santa Cruz do Sul/RS. João foi padrinho de batismo em 06/08/1899 de Emílio Ernesto Gieseler (filho de Luiz Germano Gieseler).
Local: Residência da família Hauth, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Conforme legenda da embalagem traduzida do alemão: 6) 4 filhos de João Hauth". A fotografia foi tirada Santa Cruz do Sul/RS, local onde hoje é a Linha Travessa, em frente à casa onde residia Maria Emilie Niedesberg (esposa de Luiz Germano Gieseler) e sua família. No centro da imagem está o casal João Hauth e sua esposa.

Fotografia de viagem: vista parcial da Praça da bandeira e Gruta da Coquinha em Santa Cruz do Sul – RS, com Sofia Klever e Emilie Anna Gieseler. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Local: Praça da bandeira e Gruta da Coquinha, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Praça da Gruta, na época poderia ser assim chamada, hoje, sua denominação oficial é Praça da Bandeira, e o nome da Gruta: Coquinha. A imagem mostra à direita Sofia Klever, nascidade Niedesberg, à esquerda é Emílie Anna Gieseler. Conforme legenda da embalagem traduzida do alemão: "12) Praça da Gruta S.Cruz.".

Paisagem fotográfica: vista parcial do moinho dos Gieseler. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Propriedade da Família Gieseler. Linha1, Leste, Ijuí, RS, Brasil. A imagem mostra o prédio do moinho colonial de Luiz Germano Gieseler, juntos à cascata do Rio Potiribu, Usina Velha. Na janela aparecem Maria Emilie com um dos filhos, na outra janela ao lado, outro filho e no andar de baixo, na escada da porta de entrada, mais um dos filhos em pé. Também, em torno do moinho estão alguns animais como porcos soltos no pátio.

Fotografia criativa: roda d´água do moinho dos Gieseler, vista parcial arquitetônica. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Propriedade da Família Gieseler. Linha1, Leste, Ijuí, RS, Brasil. Data da foto está relacionada à data da imagem do "lenhador" (LGG C29 305), devido à geada, em 22/07/1915. A imagem mostra a água congelada que vem da bica do rio, também no cocho de água para equinos, próximo à roda do moinho, instalado para os animais dos clientes que ali paravam. Fonte: texto aptado da pesquisa e relato feitos por Edgar Beno Gieseler, pasta 1.

Fotografia instantânea de crianças e adolescentes em momento de lazer e diversão no rio Potiribu. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Rio Potiribu, Linha 1, e seus amigos no rio Potiribu, Leste, Ijuí, RS, Brasil. A imagem mostra os filhos de Luiz Germano Gieseler com outras crianças e adolescentes (podem ser parentes) em momento de diversão e lazer no Rio Potiribu, com canoas. A cena mostra os momentos em que as canoas viram e todos pulam ou caem na água.

Retrato do bebê Ida Guilherme Gieseler. Luiz Germano Gieseler (autor).

Neta de Luiz Germano, Ida Erika Gieseler (07/01/1928, Ijuí-RS-13/06/2012, Tunas/Santa Rosa-RS), filha de Henrique Arthur Max e Justina Ida, nascida Lausch. Ida Erika foi casada com Gustavo Essenburg, alguns de seus filhos eram Helga e Conrado.
Local: Propriedade da Família Gieseler. Linha1, Leste, Ijuí, RS, Brasil. A imagem mostra Ida Erika Gieseler tomando banho numa banheira de metal, localizada na varanda da casa de seu pai, Luiz Germano. A residência ficou pronta em 1912.

Retrato fotográfico do casamento de Henrique Arthur Max Gieseler e Justina Ida Lausch. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos Henrique Arthur Max Gieseler e Justina Ida Lausch, que que posam para fotografia em frente à porta da residência da propriedade da família Gieseler. Primeiro Plano: os noivos estão no centro da imagem, posicionados no último degrau da escada em frente à posta residencial e ambos estão em posição de frente para o outro, em leve sentido diagonal, onde ela olha em direção à câmera e ele olha para a lateral. O vestido da noiva é na cor branca, no estilo que segue nos anos 1920, mais soltos e curtos, cortes mais retos com sapatos e parte das pernas a mostra, possui véu e ela segura um grande buquê de flores numa das mãos. Plano de detalhes: eles não estão sorrindo e preservam os braços relaxados, que não estão entrelaçados. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, o entorno da escada e porta está decorado com folhagens tropicais (palmeira leque) e um vaso no degrau. Henrique Arthur (14/09/1896-20/07/1978), também chamado apenas por Max era o filho mais velho dentre os rapazes, sendo Anna Emilia nascida primeiramente, ainda em Santa Cruz como ele.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e demais planos; nitidez III (iluminação) clara sem sombras.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico de infância dos filhos de Luiz Germano e Maria Emilia Giseler. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Propriedade da Família Gieseler. Linha1, Leste, Ijuí, RS, Brasil. A imagem mostra os filhos do casal Luiz Germano Gieseler (Ludwig Hermann Gieseler) e Emílie em frente à porta casa de tijolos à vista em Ijuí-RS, com data aproximada entre 1912 e 1914, "as roupas usadas eram sempre feitas em casa pela própria família". Da esquerda para a direita na fila de trás estão: Emílie Anna; Emílio Ernesto (Emil Ernst); Henrique Arthur Max (Heinrich Arthur Max, o tio Max); na fila da frente: Adolfo Ricardo Guilherme (Adolf Richard Wilhelm); Paulo Otto Germano. Fonte: adaptado do relato escrito de Edgar Gieseler, pasta 2.

Retrato fotográfico de família: mãe, pai e filhos da família Gieseler. Luiz Germano Gieseler (autor).

Emílio Ernesto (Emil Ernst) nascido em Santa Cruz/RS (20/03/1899) e falecido em Santa Rosa/RS (12/11/1980); Emílie Anna, nascida em Santa Cruz/RS (17/06/1894) e falecida em Ijuí/RS (18/11/1949) e Henrique Arthur Max (Heinrich Arthur Max, o tio Max) nascido em Santa Cruz/RS (14/09/1896) e falecido em Tunas, Giruá/RS (20/07/1978); Adolfo Ricardo Guilherme (Adolf Richard Wilhelm) nascido em Ijuí/RS (11/01/1911) e falecido em Ijuí/RS (24/10/1997); Paulo Otto Germano (Paul Otto Hermann, pai de Edgar Beno Gieseler) nascido em Ijuí/RS (16/04/1906) e falecido em Ijuí/RS (28/01/1992).
FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Bosque na propriedade da Família Gieseler. Linha1, Leste, Ijuí, RS, Brasil. A imagem mostra o casal Luiz Germano Gieseler (Ludwig Hermann Gieseler) e Maria Emilia com os filhos em fotografia externa, ao ar livre, que poderia ser as proximidades da residência e ou do Rio Potiribu. Da esquerda para a direita estão em pé, na fila de trás: Emílio Ernesto (Emil Ernst); Emílie Anna e Henrique Arthur Max (Heinrich Arthur Max, o tio Max). Da esquerda para a direita à frente estão: o pai Luiz germano Gieseler (Ludwig Hermann Gieseler); Adolfo Ricardo Guilherme (Adolf Richard Wilhelm); Paulo Otto Germano (Paul Otto Herman) e a mãe Maria Emílie.

Colheita do Trigo: fotomontagem; foto arte

Linha 11 Leste. Aparecem pessoas cortando trigo com foicinha. As pessoas são membros das famílias de João Strauts e Busanello. É uma foto montagem (as nuvens foram colocadas depois). A foto conseguiu o 1º lugar numa exposição Foto Arte, em Porto Alegre. Título da Exposição: "Homem e seu trabalho".

Colheita do Trigo: fotomontagem; foto arte

Linha 11 Leste. Aparecem pessoas cortando trigo com foicinha. As pessoas são membros das famílias de João Strauts e Busanello. É uma foto montagem (as nuvens foram colocadas depois). A foto conseguiu o 1º lugar numa exposição Foto Arte, em Porto Alegre. Título da Exposição: "Homem e seu trabalho".

Colheita do Trigo: fotomontagem; foto arte

Linha 11 Leste. Propriedade de João Strauts. Pessoas cortando trigo com foicinha. As pessoas são membros das famílias de João Strauts e Busanello. É uma foto montagem (nuvens colocadas depois). A imagem é uma das etapas de um processo de fotomontagem feito por Eduardo Jaunsem para participar da Exposição Foto Arte em Porto Alegre (e conseguiu o primeiro lugar). Título da Exposição: "Homem e seu trabalho".

Colheita do Trigo

Linha 11 Leste. Propriedade de João Strauts. Aparecem pessoas cortando trigo com foice, membros das famílias de João Strauts e Busanello.

Colheita do Trigo - Propriedade de João Strauts

Linha 11 Leste. Propriedade de João Strauts. Aparecem pessoas cortando trigo com foice, membros das famílias de João Strauts e Busanello.
Imagem usada para a fotomontagem/foto arte "Colheita do trigo" CJ 3.1 0307
de Eduardo Jaunsem para participar da Exposição Foto Arte em Porto Alegre (e conseguiu o primeiro lugar). Título da Exposição: "Homem e seu trabalho".

Criação de Gado

Santa Lúcia, Alto da união. Aparece um campo com algumas cabeças de gado. Céu com nuvens. O campo localiza-se perto do Stumm na Entrada Faxinal - Santa Lúcia - Alto da União

Colheita do Trigo

Linha 11 Leste. Na foto, aparece um trator (primeiro trator a entrar na linha 11 leste) com uma colheitadeira atrás (marca Bautz). Arnoldo Nazaroff dirige o tratar, e atrás, Alberto Daniel. A ceifadeira pertenceu a Jacob Nazaroff.

Cascata, Família Beck (autor)

  • BR RSMADP CB-I-0-CB 0.1 0002 00002
  • Item
  • 1941
  • Part of Família Beck

Usina Velha - Rio Potiribu - Ijuí; Nesta foto aparece a cascata da Usina Velha, do rio Potiribu, tirada em 1941, ano em que teve seca. Aparece muitas pedras com pouca água entre elas, nas laterais do leito do rio observamos muita vegetação.

Família Beck

Cascata, Família Beck (autor)

  • BR RSMADP CB-I-0-CB 0.1 0001 00001
  • Item
  • S.d
  • Part of Família Beck

(Local da imagem não identificado). Aparece um rio com queda d' água, formando uma pequena cascata. O rio é margeado por mata nos dois lados.

Família Beck

Fotografia fatos da atualidade: fotografia documental de evento esportivo em Ijuí-RS. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. Apresentação de um grupo de ginastas da época na Praça da República, lado sul, nota-se à esquerda os palanques da cerca que protegia a praça e a torre de madeira que abrigava o sino da primeira construção da Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, com os primeiros coqueiros plantados. Fonte: pesquisa feita por Edgar Beno Gieseler, conforme pasta 1.

Fotografia de fatos da atualidade evento esportivo em Ijuí. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Ijuí, Rio Grande do Sul, Brasil. O período aproximado pode ser entre 1910 e 1912. Na cena do evento esportivo aparecem um colchão sobre o chão para amaciar a queda, espectadores, juiz, etc. Ao fundo poucas casas, prevalece a mata, o local da apresentação deve ser nas imediações do atual (2018) colégio Ruizinho e Primeira Igreja Batista. No plano de fundo da imagem, onde aparece a mata, deve ser o local onde atualmente está sediada a Sociedade Ginástica Ijuí - SOGI. Fonte: adaptado da pesquisa feita por Edgar Beno Gieseler, conforme pasta 1.

Paisagem fotográfica de fatos da atualidade: seca do Rio Potiribu e a segunda ponte. Luiz Germano Gieseler (autor).

Próximo à propriedade da família Luiz Germano Gieseler, há a estrada que dá acesso à mesma, atualmente a rodovia RS-155, que passa sobre o rio Potiribu, antes denominado rio Conceição, também conhecido como rio “Da ponte”. Neste trecho da estrada existiram ao longo do tempo três pontes. A primeira ponte, toda em madeira, existiu antes de 1912, mas não foi localizada a data exata de sua construção, mas a partir desta que o rio passou a ser chamado de rio da Ponte. A segunda ponte, com estrutura composta de alvenaria e madeira, foi inaugurada em 1912. No Relatório dos Negócios de Obras Públicas da Comissão de Terras e Colonização do Ijuhy, ano de 1911, páginas 140 e 141, item Viação, arquivado junto ao Museu Antropológico Diretor Pestana consta: "Há em toda região 23 pontes e está em construção uma ponte sobre o Rio da Ponte, na Linha 1 Leste e está estudada a ponte sobre o Rio Conceição, mas infelizmente não tive ainda ordem para iniciar sua construção". Por fim, a terceira ponte, inteiramente de concreto, existente atualmente (2018) foi inaugurada na década de 1970.
FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Primeiro Plano: tem como objeto central, a ponte sobre o Rio Potiribu, todavia, tem destaque a seca rio. Plano de detalhes: as pedras vegetação no entorno da ponte. Plano de fundo: estrada que passa sobre a ponte e vegetação nativa.

Paisagem fotográfica de fatos da atualidade: cheia do Rio Potiribu e construção da segunda ponte.Luiz Germano Gieseler (autor).

A imagem mostra a cheia do rio Potiribu durante obras da construção da segunda ponte (esquerda da imagem), ainda com a presença da primeira toda em madeira (direita da imagem). Próximo à propriedade da família Luiz Germano Gieseler, há a estrada que dá acesso à mesma, atualmente a rodovia RS-155, que passa sobre o rio Potiribu, antes denominado rio Conceição, também conhecido como rio “Da ponte”. Neste trecho da estrada existiram ao longo do tempo três pontes. A primeira ponte, toda em madeira, existiu antes de 1912, mas não foi localizada a data exata de sua construção, mas a partir desta que o rio passou a ser chamado de rio da Ponte. A segunda ponte, com estrutura composta de alvenaria e madeira, foi inaugurada em 1912. No Relatório dos Negócios de Obras Públicas da Comissão de Terras e Colonização do Ijuhy, ano de 1911, páginas 140 e 141, item Viação, arquivado junto ao Museu Antropológico Diretor Pestana consta: "Há em toda região 23 pontes e está em construção uma ponte sobre o Rio da Ponte, na Linha 1 Leste e está estudada a ponte sobre o Rio Conceição, mas infelizmente não tive ainda ordem para iniciar sua construção". Por fim, a terceira ponte, inteiramente de concreto, existente atualmente (2018) foi inaugurada na década de 1970.
FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Primeiro Plano: tem como objeto central, obras da segunda ponte sobre o Rio Potiribu e ainda, a primeira ao lado, toda em madeira, todavia, tem destaque o elevado nível da água do rio. Plano de detalhes: nível da água que cobre a margem do rio e algumas habitações que aparecem no lado direito da imagem, as curvas da estrada. Plano de fundo: vegetação nativa.

Paisagem fotográfica de fatos da atualidade: vista arquitetônica das obras da Usina Hidrelétrica (Usina velha). Luiz Germano Gieseler (autor).

A imagem mostra as obras da Usina pela empresa Luchsinger e Cia, junto à cascata, cachoeira do Rio Potiribu num período que poderia ser a segunda década de XX. "Inicialmente foi instalada uma turbina hidráulica (movida à água) como mostra a foto. A queda dá água ao fundo, com 11,20 metros, de acordo com projeto da usina de 1920, do relatório de 1º/12/1919 a 30/11/1920, gera a força para mover a turbina, as tubulações da foto, em três partes, após montadas numa tubulação só, conduz a água a partir de um canal, bem acima à direita na foto, até a turbina. O prédio também em construção abriga até hoje o mecanismo gerador da energia elétrica. Foi inaugurada em 15 de novembro de 1923, recebida neste dia pelo então Intendente Municipal Coronel Antônio Soares de Barros, o Coronel Dico. Em junho de 1923, a título de experiência, começou a funcionar a iluminação pública de Ijuí, conforme Relatório da Intendência Municipal de Ijuí, 1º/12/1919 a 30/11/1920. Na época, sendo maior a geração de energia elétrica do que o consumo, o excedente era vendido para o município de Santo Ângelo, a partir de julho de 1924, cujo contrato tinha o prazo de 29 anos durante as 24 horas, do dia. A rede de alta tensão condutora da energia elétrica para o vizinho município de Santo Ângelo iniciava junto da Usina Velha, atravessando o rio Potiribu e na propriedade do meu avô Luiz Germano Gieseler tinha início a colocação dos postes de madeira para sustentação da mesma, seguindo até Santo Ângelo. Após o encerramento do contrato de fornecimento de energia a rede foi desativada e desmanchada, sendo que a sua contratação foi executada pelo engenheiro Luiz Carlos Prestes, o qual várias vezes almoçou e jantou na casa dos meus avós, posteriormente ele foi o líder da famosa "Coluna Prestes". A residência dos meus avós, na época, foi uma das primeiras moradias do município beneficiados com eletricidade. Posteriormente, na foto, no local onde estão depositadas as tubulações, foi construído o prédio para a instalação da segunda turbina, inaugurada em 1932. Não possuo a identificação das pessoas da foto. No lado esquerdo da foto, bem ao nível de cima da queda d´água nota-se o início da "bica" que conduzia a água para mover o moinho da nossa família, localizado no lado oposto da usina e do Rio Potiribu". Fonte: pesquisa feita por Edgar Beno Gieseler, conforme pasta 1.

Paisagem fotográfica de fatos da atualidade: vista arquitetônica das obras da Usina Hidrelétrica (Usina velha). Luiz Germano Gieseler (autor).

A imagem mostra as obras da Usina pela empresa Luchsinger e Cia, junto à cascata, cachoeira do Rio Potiribu num período que poderia ser a segunda década de XX. "Inicialmente foi instalada uma turbina hidráulica (movida à água) como mostra a foto. A queda dá água ao fundo, com 11,20 metros, de acordo com projeto da usina de 1920, do relatório de 1º/12/1919 a 30/11/1920, gera a força para mover a turbina, as tubulações da foto, em três partes, após montadas numa tubulação só, conduz a água a partir de um canal, bem acima à direita na foto, até a turbina. O prédio também em construção abriga até hoje o mecanismo gerador da energia elétrica. Foi inaugurada em 15 de novembro de 1923, recebida neste dia pelo então Intendente Municipal Coronel Antônio Soares de Barros, o Coronel Dico. Em junho de 1923, a título de experiência, começou a funcionar a iluminação pública de Ijuí, conforme Relatório da Intendência Municipal de Ijuí, 1º/12/1919 a 30/11/1920. Na época, sendo maior a geração de energia elétrica do que o consumo, o excedente era vendido para o município de Santo Ângelo, a partir de julho de 1924, cujo contrato tinha o prazo de 29 anos durante as 24 horas, do dia. A rede de alta tensão condutora da energia elétrica para o vizinho município de Santo Ângelo iniciava junto da Usina Velha, atravessando o rio Potiribu e na propriedade do meu avô Luiz Germano Gieseler tinha início a colocação dos postes de madeira para sustentação da mesma, seguindo até Santo Ângelo. Após o encerramento do contrato de fornecimento de energia a rede foi desativada e desmanchada, sendo que a sua contratação foi executada pelo engenheiro Luiz Carlos Prestes, o qual várias vezes almoçou e jantou na casa dos meus avós, posteriormente ele foi o líder da famosa "Coluna Prestes". A residência dos meus avós, na época, foi uma das primeiras moradias do município beneficiados com eletricidade. Posteriormente, na foto, no local onde estão depositadas as tubulações, foi construído o prédio para a instalação da segunda turbina, inaugurada em 1932. Não possuo a identificação das pessoas da foto. No lado esquerdo da foto, bem ao nível de cima da queda d´água nota-se o início da "bica" que conduzia a água para mover o moinho da nossa família, localizado no lado oposto da usina e do Rio Potiribu". Fonte: pesquisa feita por Edgar Beno Gieseler, conforme pasta 1.

Paisagem fotográfica de fatos da atualidade: enchente de 1928 e a cheia do rio próximo a Usina hidrelétrica de Ijuí (Usina velha). Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. "A grande enchente ocorrida em Ijuí/RS, a foto de 08/09/1928 retrata o Rio Potiribu junto a primeira Usina do Município, inaugurada em 1923, hoje 27/12/2014, chamada de "Usina Velha", aparecendo o prédio que na época abrigava a primeira turbina geradora de energia elétrica, a água tomou conta de todo entorno do prédio, ficando ilhado [...] contava sobre a foto de que esta foi a maior enchente havida até aquela data". Fonte: pesquisa feita por Edgar Beno Gieseler, conforme pasta 1

Casa residencial de Luiz Germano Gieseler, vista da lateral sul,

Paisagem fotográfica de fatos da atualidade da enchente 1928 e cheia do rio Potiribu próximo à Usina Hidrelétrica. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. "A grande enchente ocorrida em Ijuí/RS, a foto de 08/09/1928 retrata o Rio Potiribu junto a primeira Usina do Município, inaugurada em 1923, hoje 27/12/2014, chamada de "Usina Velha", aparecendo o prédio que na época abrigava a primeira turbina geradora de energia elétrica, a água tomou conta de todo entorno do prédio, ficando ilhado [...] contava sobre a foto de que esta foi a maior enchente havida até aquela data". Fonte: pesquisa feita por Edgar Beno Gieseler, conforme pasta 1.

Paisagem fotográfica de fatos da atualidade: enchente de 1928 e a cheia do rio próximo a Usina hidrelétrica de Ijuí (Usina velha) Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. "A grande enchente ocorrida em Ijuí/RS, a foto de 08/09/1928 retrata o Rio Potiribu junto a primeira Usina do Município, inaugurada em 1923, hoje 27/12/2014, chamada de "Usina Velha", aparecendo o prédio que na época abrigava a primeira turbina geradora de energia elétrica, a água tomou conta de todo entorno do prédio, ficando ilhado [...] contava sobre a foto de que esta foi a maior enchente havida até aquela data". Fonte: pesquisa feita por Edgar Beno Gieseler, conforme pasta 1.

Paisagem fotográfica de fatos da atualidade: enchente de 1928 e a cheia do rio próximo a Usina hidrelétrica de Ijuí (Usina velha). Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. "A grande enchente ocorrida em Ijuí/RS, a foto de 08/09/1928 retrata o Rio Potiribu junto a primeira Usina do Município, inaugurada em 1923, hoje 27/12/2014, chamada de "Usina Velha", aparecendo o prédio que na época abrigava a primeira turbina geradora de energia elétrica, a água tomou conta de todo entorno do prédio, ficando ilhado [...] contava sobre a foto de que esta foi a maior enchente havida até aquela data". Fonte: pesquisa feita por Edgar Beno Gieseler, conforme pasta 1.

Paisagem fotográfica: vista arquitetônica da praça da República de Ijuí. Luiz Germano Gieseler (autor).

O centro de Ijuí tem como espaços destacados, a primeira praça, a atual Praça da República, bem como as igrejas luterana e católica, que ficam neste local: de um lado a Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade (Católica Apostólica Romana), do outro, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), conhecida localmente como “Igreja do Relógio”.
FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Praça da República, Ijuí, RS, Brasil. Primeiro Plano: tem como objeto central, a praça, com a arborização terminada em 1913. Plano de detalhes: cercas de proteção em volta da praça, para bloquear a entrada de animais, principalmente o cavalo, que era muito utilizado na época como meio de transporte e estes eram amarrados nas cercas, enquanto seus proprietários estavam em seus compromissos no centro. Plano de fundo: aparece a Igreja Matriz Nossa Senhora da Natividade, com prédio da época e torre do sino em estrutura de madeira, bem como edificações ao lado.

Fotografia fatos da atualidade: vista parcial do evento da Escola Alemã. Luiz Germano Gieseler (autor).

A imagem, sem data registrada mostra o primeiro prédio próprio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), parece estar ocorrendo uma festa no local. O CEAP foi inaugurado em 18 de outubro de 1914, cujos terrenos foram doados pelo intendente provisório de Ijuí, ainda em 1912, engenheiro Augusto Pestana. A escola contava com duas salas de aula e uma sala para a secretaria, as paredes eram de madeira e as divisórias eram de alvenaria. Sua origem se deu com a fundação de Escola Alemã em 1899, porém em outro local, também conhecida como "Escolinha da Roça”. Nos dois primeiros anos funcionou na baixada da atual Avenida Coronel Dico em um casebre/galpão emprestado por Luiz Keller. A pequena escola fechou por dois anos e em 1903 reabriu como "Escola Paroquial" junto da Casa Paroquial da Comunidade Evangélica de Ijuí até 1914, local em que hoje está o Centro Evangélico de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O local da sede do CEAP que mostra a imagem, desde 1914 permanece em funcionamento, mas com edificação mais recente de alvenaria e funciona até hoje (2018). Fonte: Adaptado da pesquisa e relato de Edgar Beno Gieseler, pasta 1.

Fotografia fatos da atualidade: vista parcial do evento da Escola Alemã. Luiz Germano Gieseler (autor).

A imagem, sem data registrada mostra o primeiro prédio próprio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), parece estar ocorrendo uma festa no local. O CEAP foi inaugurado em 18 de outubro de 1914, cujos terrenos foram doados pelo intendente provisório de Ijuí, ainda em 1912, engenheiro Augusto Pestana. A escola contava com duas salas de aula e uma sala para a secretaria, as paredes eram de madeira e as divisórias eram de alvenaria. Sua origem se deu com a fundação de Escola Alemã em 1899, porém em outro local, também conhecida como "Escolinha da Roça”. Nos dois primeiros anos funcionou na baixada da atual Avenida Coronel Dico em um casebre/galpão emprestado por Luiz Keller. A pequena escola fechou por dois anos e em 1903 reabriu como "Escola Paroquial" junto da Casa Paroquial da Comunidade Evangélica de Ijuí até 1914, local em que hoje está o Centro Evangélico de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). O local da sede do CEAP que mostra a imagem, desde 1914 permanece em funcionamento, mas com edificação mais recente de alvenaria e funciona até hoje (2018). Fonte: Adaptado da pesquisa e relato de Edgar Beno Gieseler, pasta 1.

Fotografia de fatos da atualidade: vista parcial arquitetônica Igreja do Relógio (IECLB). Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Praça da república, ijuí, Rio Grande do Sul (RS), Brasil. A Igreja do Relógio, oficialmente Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), localizada na Praça da República, também foi conhecida por "Igreja da Cruz" pelo formato de construção em cruz, como das capelas em estilo gótico, cuja planta baixa mostra a forma de crucifixo. "A foto, sem data, provavelmente no dia de sua inauguração, o espaço frontal é a Praça da República, nota-se uma cerca que protegia a praça da entrada de cavalos a qual também servia para amarrá-los pelo lado da rua. A Comunidade Evangélica de Ijuí iniciou suas atividades oficialmente na então Colônia de Ijuhy no dia 19 de janeiro de 1895, em acordo com relatos encontrados nas buscas da pesquisa realizada. A igreja teve sua planta elaborada durante o ano de 1907 e inaugurada em 08 de maio de 1914, a pedra fundamental teve seu lançamento em 07 de janeiro de 1909. Os preparativos e o movimento para a construção do templo principal da igreja iniciaram na gestão do pastor Hermann Rosenfeld, de 1903 a 1912, porém este não presenciou a construção da obra pois voltou para sua pátria de origem Alemanha, de 1912 a 1913 foi substituído pelo pastor Hans Henn. Em março de 1913 Henn foi substituído pelo pastor Karl Gottschald, sendo a igreja inaugurada na gestão deste e Albino Brendler, cujo nome completo era Arthur Albino Brendlerfoi presidente da comissão de construção". Fonte: texto adaptado da pesquisa e relato feitos por Edgar Beno Gieseler, pasta 1

Retrato fotográfico de casamento no distrito Santana em Ijuí-RS. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Distrito Santana (Povoado Santana), Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos da comunidade de imigrantes poloneses em confraternização de casamento. Primeiro plano: os noivos ao centro da imagem, dividindo o destaque com o casal na fila da frente (possíveis integrantes da família respeitados, também mais idosos). A noiva usa vestido branco, véu e grinalda, o noivo veste terno escuro e gravata. Vários retratados, que podem ser familiares e ou amigos convidados dividem espaço na fotografia. Plano de detalhes: todos estão com os lábios cerrados, alguns aparentam leve sorriso. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, ao fundo, um pano ou cortina escura como parte do cenário. A existência de comunidade da etnia polonesa era expressiva nas redondezas da propriedade de Luiz Germano Gieseler. Frequentemente, Luiz Germano Gieseler realizava fotografias ao redor de sua propriedade, mas ainda não há informações que comprovem se ele era pago para fotografar os eventos ou atividades locais. Há uma suposição de Alice Gerda Hieck (neta) de que o avô poderia ter prestado serviços fotográficos na comunidade e por isso, também recebido alguma quantia como pagamento, mas sem indícios, como registros ou outros membros, que confirmem o fato.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) com pouco contraste (linhas razoavelmente definidas) no objeto central, um pouco esmaecido no plano de fundo (retratados do fundo e laterais); nitidez III (iluminação) claro, com pouca sombra na parte inferior da imagem.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico de casamento no distrito Santana em Ijuí-RS. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Distrito Santana (Povoado Santana), Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos da comunidade de imigrantes poloneses em confraternização de casamento. Primeiro plano: os noivos ao centro da imagem, onde a noiva usa vestido branco, véu e grinalda, com sapatos escuros (pode ser por causa do solo da propriedade), o noivo veste terno escuro e gravata. Plano de detalhes: a noiva não está sorrindo e o noivo sorri sutilmente, com os lábios cerrados. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, ao fundo, um pano ou cortina escura como parte do cenário, onde surge um menino que espia/acompanha o ato fotográfico. A existência de comunidade da etnia polonesa era expressiva nas redondezas da propriedade de Luiz Germano Gieseler. Frequentemente, Luiz Germano Gieseler realizava fotografias ao redor de sua propriedade, mas ainda não há informações que comprovem se ele era pago para fotografar os eventos ou atividades locais. Há uma suposição de Alice Gerda Hieck (neta) de que o avô poderia ter prestado serviços fotográficos na comunidade e por isso, também recebido alguma quantia como pagamento, mas sem indícios, como registros ou outros membros, que confirmem o fato.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central, um pouco esmaecido no plano de fundo; nitidez III (iluminação) escuro na parte inferior da imagem, com sombras.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico do casamento de Estanislau Kaczmarek e Wadislava Angieski do distrito Santana. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: antigo Povoado Santana-distrito rural Santana, Ijuí, RS, Brasil. Casal Estanislau Kaczmarek e Wadislava Angieski da comunidade polonesa durante seu casamento. Primeiro plano: os noivos ao centro da imagem, onde a noiva usa vestido branco, véu e grinalda, meias claras com sapatos escuros (pode ser por causa do solo da propriedade), também segura um buquê, aparentemente formado por folhagens. O noivo veste terno escuro e gravata. Plano de detalhes: a noiva não está sorrindo e o noivo sorri sutilmente, com os lábios cerrados. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, pelo costume do local, o solo e a claridade que reflete no pano ou cortina escura como parte do cenário. A existência de comunidade da etnia polonesa era expressiva nas redondezas da propriedade de Luiz Germano Gieseler. Frequentemente, Luiz Germano Gieseler realizava fotografias ao redor de sua propriedade, mas ainda não há informações que comprovem se o fotógrafo era pago para fotografar os eventos ou atividades locais. Há uma suposição de Alice Gerda de que o avô poderia ter realizado trabalhos fotográficos na comunidade e por isso, também recebido alguma quantia como pagamento, mas sem indícios, como registros ou outros membros, que confirmem o fato.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e plano de fundo; nitidez III (iluminação) claro, sem sombras.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico do casamento de Estanislau Kaczmarek e Wadislava Angieski do distrito Santana. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: antigo Povoado Santana-distrito rural Santana, Ijuí, RS, Brasil. Casal Estanislau Kaczmarek e Wadislava Angieski da comunidade polonesa durante seu casamento. Primeiro plano: os noivos ao centro da imagem, onde a noiva usa vestido branco, véu e grinalda, meias claras com sapatos escuros (pode ser por causa do solo da propriedade), também segura um buquê, aparentemente formado por folhagens. O noivo veste terno escuro e gravata. Plano de detalhes: a noiva não está sorrindo e o noivo sorri sutilmente, com os lábios cerrados. Plano de fundo: o ambiente da cena é externo, pelo costume do local, o solo e a claridade que reflete no pano ou cortina escura como parte do cenário. A existência de comunidade da etnia polonesa era expressiva nas redondezas da propriedade de Luiz Germano Gieseler. Frequentemente, Luiz Germano Gieseler realizava fotografias ao redor de sua propriedade, mas ainda não há informações que comprovem se o fotógrafo era pago para fotografar os eventos ou atividades locais. Há uma suposição de Alice Gerda de que o avô poderia ter realizado trabalhos fotográficos na comunidade e por isso, também recebido alguma quantia como pagamento, mas sem indícios, como registros ou outros membros, que confirmem o fato.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central e demais planos no foco; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e plano de fundo; nitidez III (iluminação) claro, sem sombras.

Luiz Germano Gieseler

Retrato fotográfico do casamento de Gustavo Mohr e Ida Emilia Elisabeth Weber. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: distrito rural Alto da União-Ijuí, RS, Brasil. Casal de noivos Gustavo Mohr e Ida Emilia Elisabeth Weber posam para fotografia durante a confraternização de casamento. Primeiro plano: o casal está no centro da imagem. A noiva usa vestido todo escuro (provavelmente na cor preta) e longo, que cobre parte dos sapatos, sobre sua cabeça, uma tiara, coroa ou arranjo composto de flores com folhas delicadas. O noivo usa terno escuro (provavelmente na cor preta). Ao fundo, o que parece um pano ou cortina escura para o registro fotográfico dos noivos. Plano de detalhes: Ida e Gustavo sorriem sutilmente, ela está com seu braço entrelaçado ao dele. Plano de fundo: o ambiente da cena é o interior de uma edificação de madeira, ao fundo, há um pano ou cortina escura para o registro fotográfico. Ida Weber (23/07/1896-13/04/1963), sobrinha de Luiz Germano Gieseler, filha de Henriqueta Helena (irmã de Luiz Germano Gieseler) e Henrique Weber. Gustavo Mohr (17/05/1894-20/10/1940). Ambos, quando faleceram foram sepultados no cemitério do distrito rural Alto da União-Ijuí, RS, Brasil.
FORMA DA EXPRESSÃO: fotografia posada; enquadramento I: vertical; enquadramento II: centro; enquadramento III: 3 planos; enquadramento IV: objeto central: casal de noivos; nitidez I (foco): objeto central; nitidez II (impressão visual) o contraste é suficiente (linhas definidas) no objeto central e no entorno; nitidez III (iluminação) clara sem sombras, mas pelo cenário escuro, a imagem tem pouca claridade.
ANOTAÇÕES: este casamento está registrado numa das caixas/embalagens originais dos negativos de vidro que foram entregues à instituição de custódia. A anotação pertence à caixa 29, que continha os negativos 297 e 301, de mesmo contexto desta imagem descrita. Esta imagem, pertencente ao negativo 120, estava separado dos demais, na caixa nº12. Explicação sobre a notação do código de localização, ver item “regras e convenções”.

Luiz Germano Gieseler

Paisagem fotográfica: residência da família Gieseler, vista arquitetônica. Luiz Germano Gieseler (autor).

FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Primeiro Plano: uma perspectiva da edificação, mas com destaque maior para os fundos da residência, posição ao norte, cuja porta dá acesso à cozinha, que mostra a chaminé que fica sobre a varanda, de frente para o Rio Potiribu. Plano de detalhes: no pátio estão as sobras dos materiais utilizados na construção da edificação e um cão que passeia no entorno, há uma figura masculina de chapéu, na entrada da cozinha e duas crianças na janela do sótão ou último andar da casa, todos podem ser os filhos de Luiz Germano Gieseler. Na lateral, com vistas para o oeste, está a fachada principal da residência, com porta de acesso principal, cercada com um gradil e pilares de tijolos à vista seguindo o mesmo acabamento da construção. Plano de fundo: palmeiras plantadas no lado oposto à entrada da cozinha, ao sentido sul. A casa, com três níveis: o porão no nível inferior; no nível intermediário, ficam as portas de acesso, janelas dos cômodos e a varanda; no nível superior, o sótão com janela. A cobertura da edificação possui telhas de madeira falquejada e a chaminé coberta com folhas de zinco. A construção da casa foi concluída em 1912.

Paisagem fotográfica: residência da família Gieseler, vista arquitetônica. Luiz Germano Gieseler (autor).

A casa família Gieseler foi projetada por Luiz Germano Gieseler e por ele construída com ajuda de um grupo de homens, que não há registro quem eram exatamente. A conclusão da obra foi em 1912 e a edificação existe até hoje (2018) e possui três níveis: o porão no nível inferior; no nível intermediário, ficam as portas de acesso, janelas dos cômodos e a varanda; no nível superior, o sótão com janela. A cobertura da edificação possui telhas de madeira falquejada e a chaminé coberta com folhas de zinco.
FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Primeiro Plano: uma perspectiva da construção com destaque a duas fachadas: uma em direção ao sul, com palmeira na lateral e apenas janelas; outra, em direção leste, com varanda e jardineira, que dá de frente para o rio Potiribu. Plano de detalhes: no pátio estão as sobras dos materiais utilizados na construção da edificação. Plano de fundo: uma segunda construção que fica para a fachada da cozinha da residência, onde está localizada a chaminé. A casa, com três níveis: o porão no nível inferior; no nível intermediário, ficam as portas de acesso, janelas dos cômodos e a varanda; no nível superior, o sótão com janela. A cobertura da edificação possui telhas de madeira falquejada e a chaminé coberta com folhas de zinco. A construção da casa foi concluída em 1912. Casa residencial de Luiz Germano Gieseler, vista da lateral sul.

Paisagem fotográfica: Obras da residência da família Gieseler, vista arquitetônica. Luiz Germano Gieseler (autor).

A casa família Gieseler foi projetada por Luiz Germano Gieseler e por ele construída com ajuda de um grupo de homens, que não há registro quem eram exatamente. A conclusão da obra foi em 1912 e a edificação existe até hoje (2018) e possui três níveis: o porão no nível inferior; no nível intermediário, ficam as portas de acesso, janelas dos cômodos e a varanda; no nível superior, o sótão com janela. A cobertura da edificação possui telhas de madeira falquejada e a chaminé coberta com folhas de zinco.
FORMA DO CONTEÚDO:
Local: Linha 1, Leste-Ijuí, RS, Brasil. Primeiro Plano: uma perspectiva da edificação, mas com destaque maior para os fundos da residência, posição ao norte, cuja porta dá acesso à cozinha, que mostra a chaminé que fica sobre a varanda, de frente para o Rio Potiribu. Plano de detalhes: no pátio estão as sobras dos materiais utilizados na construção da edificação e um cão que passeia no entorno, há uma figura masculina de chapéu, na entrada da cozinha e duas crianças na janela do sótão ou último andar da casa, todos podem ser os filhos de Luiz Germano Gieseler. Na lateral, com vistas para o oeste, está a fachada principal da residência, com porta de acesso principal, cercada com um gradil e pilares de tijolos à vista seguindo o mesmo acabamento da construção. Plano de fundo: palmeiras plantadas no lado oposto à entrada da cozinha, ao sentido sul. A casa, com três níveis: o porão no nível inferior; no nível intermediário, ficam as portas de acesso, janelas dos cômodos e a varanda; no nível superior, o sótão com janela. A cobertura da edificação possui telhas de madeira falquejada e a chaminé coberta com folhas de zinco. A construção da casa foi concluída em 1912.

Autorretrato fotográfico. Luiz Germano Gieseler (autor).

Autorretrato de Luiz Germano Gieseler utilizado em anúncio do moinho. Não há indícios, registros que mencionem ser um autorretrato, porém, na época já era possível realizar a própria imagem de forma autônoma controlando o tempo do obturador.

Paisagem fotográfica: vista da propriedade da família Gieseler, paisagem arquitetônica e natural. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Propriedade da Família Gieseler. Linha1, Leste, Ijuí, RS, Brasil. A imagem mostra o moinho, ao lado a residência da família Gieseler e os galpões. Ao lado oposto da propriedade está a cachoeira do Rio Potiribu e a Usina Hidrelétrica (hoje Usina Velha), com apenas a primeira turbina geradora de energia. A foto pode ser do período entre 1923 e 1932, cuja vista da imagem foi capturada da estrada que dá acesso à Usina. Fonte: adpatado da pesquisa e relato feitos por Edgar Beno Gieseler, pasta 1

Fotografia instantânea de Paulo Otto Germano Gieseler alimentando os animais. Luiz Germano Gieseler (autor).

Local: Propriedade da Família Gieseler. Linha1, Leste, Ijuí, RS, Brasil. O menino Paulo Otto Germano Gieseler alimentando os filhotes de patos e brincando com os cachorros. O espaço fica próximo à residência da família e ao fundo, um galpão chamado "ferraria" onde preparavam peças metálicas (ferro) usadas no moinho.

Documentos iconográficos (Fotografias)

As fotografias de Eduardo Jaunsem apresentam uma diversidade de temas e gêneros fotográficos, como as vistas e os retratos.
DESTAQUE DA COLEÇÃO
São destaques as imagens de vistas da natureza, o cotidiano do homem no campo ou meio rural (agricultura), fotografias artísticas.
O negativo de vidro, considerado um suporte fotográfico de alta qualidade da imagem e durabilidade, tem um volume expressivo no acervo. Entre 2005 e 2007, o Museu realizou a duplicação de segurança dos negativos para filmes, bem como a reprodução das imagens positivas, através do projeto "Preservação/Publicização da Coleção Eduardo Jaunsem", aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura Federal - PRONAC - MECENATO do Ministério da Cultura (MinC).

Eduardo Jaunsem

Ijuí

  • BR RSMADP AI
  • Collection
  • A partir de 1893

Contexto de Ijuí-RS; colonização; imigração; desenvolvimento. Documentação coletada e adquirida por doação da comunidade de Ijuí e destina-se à representação das funções dos diversos setores do município. Os documentos de diferentes gêneros têm relação com seguintes temas: administração pública, genealogia familiar, comunicação, setores da economia, educação, cultura, esporte e lazer, saúde, política e religião.

DESTAQUE DA COLEÇÃO:

Genealogia (Textual);
Cartório Eleitoral de Ijuí (Textual);
Comissão de Terras e Colonização do Arquivo Ijuí (Textual);
Prefeitura Municipal de Ijuí (Textual);
Fotografias (Iconográfico).

CONTEXTO HISTÓRICO DE IJUÍ:
A formação do atual município de Ijuí teve início em 1890, com a criação da Colônia Ijuhy, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, considerada oficialmente desse Estado e efetivada por orientação da Comissão de Terras e Colonização. A ocupação da área ocorreu com o incentivo à vinda de diversos grupos étnicos, que conforme Marques e Grzybowski (1990), basicamente eram constituídos por imigrantes europeus ou seus descendentes, provenientes das primeiras áreas de colonização do Rio Grande do Sul, a fim de exercerem atividades agrícolas. Considera-se como data de fundação de Ijuí, 19 de outubro de 1890 (o ano de criação da colônia),
que significou o início da ocupação das últimas áreas disponíveis do Rio Grande do Sul, para onde eram enviados imigrantes recém-chegados da Europa: alemães, teuto-russos, poloneses, italianos, letos, austríacos, húngaros, suecos, franceses, espanhóis e, pouco depois, uma geração moça, excedente das “colônias velhas”, isto é, das áreas ocupadas inicialmente por alemães e italianos a partir de São Leopoldo e Caxias do Sul (MARQUES; GRZYBOWSKI, 1990, p.9-10).

Canabarro (2011), entretanto, ressalta que o território da Colônia era ocupado anteriormente ao processo de colonização europeia, por luso-brasileiros, como os caboclos, mais tarde reconhecidos por “nacionais”, que praticavam a colheita da erva-mate e outros trabalhos agrícolas em pequenas lavouras. Conforme Callai (1987), os caboclos não eram proprietários de terra, suas áreas eram consideradas devolutas, ou sem donos, por isso, salienta-se a importância de recordar que a agricultura e o povoamento de Ijuí não iniciaram com os imigrantes, com esses últimos, apenas se constituiu um processo formal de ocupação, onde a terra passa a ser mercadoria:
Como a colônia era oficial, o governo vendia a terra em condições especiais. O prazo de pagamento da terra era de cinco anos. Ao custo da terra, em muitos casos, eram acrescidas as despesas havidas no transporte e alimentação do imigrante, no fornecimento de ferramentas, sementes, etc. (CALLAI, 1987, p.10-1).

O autor, portanto, explica que para o sucesso da ocupação e colonização, tanto colonos como luso-brasileiros que adquiriram terras para produzir, dependiam, não somente da obtenção de alimento para a própria subsistência, mas de garantir um futuro a longo prazo, como um excedente para pagar a terra adquirida, ter lucro e comprar novas terras. Lazzarotto (2002) afirma que Ijuí foi caracterizada, além da diversidade étnica, pelo trabalho e rápido desenvolvimento, em decorrência da policultura agrícola, posteriormente da mecanização, indústria e comércio, tendo a cidade recebido o codinome de "Colmeia do Trabalho" (IBID., p. 183). O autor explica o desenvolvimento econômico do município em três fases: fase de subsistência; fase de policultura para o mercado interno e exportação; fase de industrialização.

Diversos

Família Beck

  • BR RSMADP CB
  • Collection
  • 1982-1985

Autor (fotografias): Família Beck; contexto de Ijuí-RS; colonização; imigração. O conjunto documental reúne documentos fotográficos produzidos pela Família Beck e documentos textuais coletados e parte dos documentos coletados não procedem da Família Beck (Recortes de jornal).
DESTAQUE DA COLEÇÃO
Documentos fotográficos em diferentes suportes: fotografias em papel e negativo de vidro.

Família Beck

Eduardo Jaunsem

  • BR RSMADP CJ
  • Collection
  • 1978-1986

Autor (fotografias): Eduardo Jaunsem; contexto de Ijuí-RS; colonização; imigração. O conjunto documental reúne documentos fotográficos produzidos pelo fotógrafo e documentos textuais coletados e parte dos documentos textuais coletados não procedem de Eduardo Jaunsem (Recortes de jornal).

DESTAQUE DA COLEÇÃO
Documentos fotográficos em diferentes suportes: fotografias em papel e negativo de vidro.

Eduardo Jaunsem

Documentos iconográficos (Fotografias)

As fotografias da Família Beck apresentam uma diversidade de temas e gêneros fotográficos, como as vistas e os retratos.
DESTAQUE DA COLEÇÃO
Imagens de vistas urbanas, os retratos ao ar livre e em estúdio, as fotografias de família.
O negativo de vidro, considerado um suporte fotográfico de alta qualidade da imagem e durabilidade, tem um volume expressivo no acervo. A partir dos negativos foram feitas as imagens positivas através de cópias por contato em papel.

Família Beck

Protesto Agricultores

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0483 04206
  • Item
  • 22/03/1995
  • Part of Ijuí

Praça da República - Ijuí.
Mais de 200 máquinas foram levadas para o protesto, no centro de Ijuí.
Ver Jornal da Manhã 23/03/1995 pág. Capa

Gerson Atkinson

Concurso 1ª Prenda RS

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0449 03029
  • Item
  • maio 1991
  • Part of Ijuí

Ijuí/RS.No palco todas as vencedoras do Concurso 1ª Prenda do RS - Adulto, Juvenil e Mirim. Aparecem dois homens.

Concurso 1ª Prenda RS

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0448 03028
  • Item
  • maio 1991
  • Part of Ijuí

Ginásio Esportes - Ijuí. 1ª Prenda Mirim do RS, (no centro) Kelly Pavi da cidade de Arroio do Meio. De cada lado as demais prendas - 2ª e 3ª.
Reportagem Jornal Manhã 29/05/1991.

Concurso 1ªPrenda RS

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0447 03027
  • Item
  • maio 1991
  • Part of Ijuí

Ijuí/RS. Foto das 3 Primeiras Prendas do RS.
1- Daniela Aguiar Franzen - 1ª Prenda adulta
2- Cristiane Soares - 1ª Prenda Juvenil
3- Kelly Pavi - 1ª Prenda Mirin

Concurso 1ª Prenda RS

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0446 03026
  • Item
  • maio 1991
  • Part of Ijuí

Ijuí/RS. No centro, vestido branco, 1ª Prenda Juvenil - Cristiane Soares. A esquerda 2ª Prenda (vestido vermelho) e a direita 3ª Prenda Juvenil do RS.

Concurso 1ª Prenda RS

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0445 3025
  • Item
  • maio 1991
  • Part of Ijuí

Ijuí/RS. Recebendo a faixa a eleita 1ª Prenda Juvenil Cristiane Soares da cidade de Soledade.

Concurso 1ª Prenda RS

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0444 03024
  • Item
  • maio 1991
  • Part of Ijuí

Ginásio Esportes - Ijuí/RS. Candidatas vibrando por ocasião dos resultados do concurso.
1ª Daniela Aguiar Franzen.

Concurso 1ª Prenda RS

  • AI 3.6 0443 03023
  • Item
  • maio 1991

CTG Farroupilha - Ijuí.
ª Prenda do RS, recebendo a faixa da prenda 1990.

XIX ENESCOOP - Abertura

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0358 02938
  • Item
  • 1990
  • Part of Ijuí

Praça República - Ijuí. Banda municipal Carlos Gomes por ocasião da abertura do ENESCOOP.

Etnias

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0269 02849
  • Item
  • 1990
  • Part of Ijuí

Monumento Imigrante. Nove pessoas com trajes típicos de diferentes etnias em uma pose especial na frente do Monumento do Imigrante.

Desfile - Manequins

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0217 02797
  • Item
  • 1989
  • Part of Ijuí

Parque Assis Brasil - Ijuí. Uma jovem manequim desfilando na passarela. Não foi identificada. No fundo aparece um grande público prestigiando o evento. Somente muda a jovem manequim.

Manequins Desfile

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0214 02794
  • Item
  • 1989
  • Part of Ijuí

Parque Assis Brasil - Ijuí. na foto uma jovem loira com saia e blusa fazendo propaganda de uma loja de roupa.

Desfile - Manequins

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0213 02793
  • Item
  • 1989
  • Part of Ijuí

Parque Assis Brasil - Ijuí. A esquerda uma jovem, não identificada com vestido de gala vermelho. A direita com vestido de gala branca, aparece desfilando Elisa Bencke.

Etnia Afro - Herdeiros de Zumbi

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0147 02727
  • Item
  • 1989
  • Part of Ijuí

Parque Assis Brasil - Ijuí. Um grupo de pessoas com traje típico afro estão paradas na frente da Casa típica do grupo "Herdeiros de Zumbi".

Apresentação Artística - Austríacos

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0099 02679
  • Item
  • 1989
  • Part of Ijuí

Parque Assis Brasil - Ijuí. Foto da parte interior da casa típica dos Austríacos. Aparecem as crianças dançando.

Festa do Milho

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0045 01245
  • Item
  • 1952
  • Part of Ijuí

Praça da República. Foto tirada do desfinle da festa do Milho. Caminhões e camionetes no momento do desfile na Praça da República. No fundo: 1º Prédio Edifpicio Hocevar; 2º Igreja Evangélica; 3º Hotel do Comércio.

Glitz - 3° Convenção

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0024 01224
  • Item
  • s.d.
  • Part of Ijuí

Ijuí RS. Foto tirada por ocasião da 3° Convenção de vendedores - Glitz S/A. Na foto aparece Alfredo Glitz.

Festa do Milho

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0020 01220
  • Item
  • 1952
  • Part of Ijuí

Ijuí. Foto tirada por ocasião da Festa do Milho

Exposição Cinquentenário - Laticínios

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.6 0010 01210
  • Item
  • 1962
  • Part of Ijuí

Ijuí. Foto tirada por ocasião na Exposição dos 50 anos de emancipação do município de Ijuí. Carlos Franke S/A - indústria e comércio de Laticínios Ijuí - "Ijuí - Particular - Predileta. São as marcas da manteiga que, por si se recomendam". Na foto uma estante de caixa de manteiga.

Usina Velha - Cascata

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.5 0054 01897
  • Item
  • 06/08/1999
  • Part of Ijuí

Ijuí/RS. Foto da cascara da Usina Velha. Foto tirada por ocasião da inauguração do chafariz Natural e da apresentação do Locomóvel.

Iluminação Pública

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.5 0033 01603
  • Item
  • 23/08/1979
  • Part of Ijuí

Av. 21 de Abril - Ijuí. Foto tirada de um poste de concreto, localizado na Av. 21 de abril - Bairro Pindorama, mostrando o "roubo" da luminária completa (fluorescente).

SMECOM - Ijuí/RS

Usina Velha - Jardin

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.5 0017 01587
  • Item
  • 01/10/1997
  • Part of Ijuí

Ijuí/RS. Visita da Usina da Sede Velha com destaque para os jardins, pedras e canal.

Mauro Spinato - MINILAB - Ijuí/RS

Ervateira Mattioni

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.3 0119 03477
  • Item
  • 28/08/2001
  • Part of Ijuí

Rua 19 de Outubro - Ijuí/RS. Na rua 19 de Outubro - Bairro São José esta localizado o soque de erva bom como o ponto de distribuição.
Tudo pertence a Ervateira Mattioni. A erva fabricada recebe o nome de "D. Luiz".

Moinho Weinert

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.3 0064 01795
  • Item
  • s.d.
  • Part of Ijuí

Linha 3 Ijuí. Foto do moinho Weinert.

Caixeiros Viajantes

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.2 0052 03903
  • Item
  • 26/11/1941
  • Part of Ijuí

Rua Ernesto Alves / Rua 15 de Novembro. Diversos viajantes em seus carros, na frente do hotel Ijuí. 1º carro com homem ao lado esquerdo é o Sr. Gagliari.
2º carro com homem é o Sr. Schenck
3º carro com homem é o Sr. Lemos
4º carro com homem é o Sr. Vieire
6º carro com homem é o Sr. Theodorico Fricke
Carros que aparecem: Chevrolet Master 1938; Chevrolet Truck 1938; Chevrolet Pick-up 1922; Pickup Ford A 1928; Pick-up Ford 1940 e três ford Modelo A 1928.

Nelson Lanches - Viajantes

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.2 0051 01928
  • Item
  • Década 1960
  • Part of Ijuí

Rua do Comércio. Viajantes em frente a empresa. Informações - Edu Carlan. Carros que aparecem na foto: Ford F100 - 1963; Chevrolet C10 - 1968; Ford F100; No fundo, Dkw Belcar - 1963. Informação por Lucas Fagundes - Setembro de 2006.

Loja Nelson Lucchese

  • BR RSMADP AI-I-3-AI 3.2 0036 01875
  • Item
  • s.d.
  • Part of Ijuí

15 de Novembro / Rua do Comércio. Foto do edifício Lucchese. Neste prédio, funcionou a loja Nelson Lucchese e a Rádio Progresso. No seu interior, estavam localizados escritórios. Em 2000, na parte térrea, funciona a farmácia Panvel, loja Malefe e Optigrau.

Results 1 to 100 of 1924