Fundo AF - Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado

Zona de identificação

Código de referência

BR RSMADP AF

Título

Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado

Data(s)

  • 12/03/1994 (Acumulação)
  • A partir de 25/05/1969 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

O fundo documental Fidene é representado por 666,32 metros lineares de documentos textuais e bibliográficos, 1.279 documentos sonoros, 42.781 documentos iconográficos, 394 documentos audiovisuais.
O acervo de fitas cassete do Arquivo Fidene compreende 990 fitas cassetes recolhidas ao Arquivo Permanente da Fidene no Museu Antropológico Diretor Pestana.

Zona do contexto

História do arquivo

O contexto de instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí - FAFI vem da aspiração de uma camada da comunidade que pouco acesso tinha a educação pública, atendida predominantemente pela iniciativa privada, dando origem a um número expressivo de instituições de ensino superior privado no interior do Estado.
Em 1953 já havia uma organização chamada Centro de Estudos Pedagógicos Antônio Balbino, um espaço para capacitação de professores onde, através de cursos rápidos e trocas de experiências, buscavam o aperfeiçoamento para seu desempenho profissional.
Da Associação Ijuiense Pró-Ensino Superior, fundada em fevereiro de 1956 sob articulação da Sociedade Literária Boaventura, entidade civil da Ordem dos Capuchinhos, surgiu a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (FAFI), pioneira no ensino superior da Região Noroeste do Rio Grande do Sul.
A FAFI foi pioneira na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Instalada em 1957, nasceu dos interesses da Ordem dos Frades Menores Franciscanos, os Capuchinhos e das necessidades e anseios da comunidade de Ijuí e região em busca do ensino superior. Essas necessidades e aspirações caracterizam a marca da FAFI, da participação comunitária, acompanhando seus desdobramentos e os anseios do projeto de uma Universidade de Ijuí.
Em 1961 foram criados os centros, no sentido de departamentalizar as áreas da FAFI: Centro de Estudos e Pesquisas Filosóficas; Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais; Centro de Estudos e Pesquisas Psicológicas; e o Centro de Estudos e Pesquisas Sociais.
A presença marcante da FAFI na região, aguçada pelo Movimento Comunitário de Base, influenciou nas discussões para a criação de uma entidade regional, que fosse aberta e descentralizada, a fim de conduzir e respaldar a expansão do ensino superior da região.
Da ordem religiosa dos Capuchinhos para a comunidade regional, surge em julho de 1969 a FIDENE, com esse propósito de encaminhar a Universidade Regional, dando o suporte legal, patrimonial e econômico-financeiro ao desenvolvimento do ensino superior no noroeste do Estado.
Como mantenedora, a FIDENE cria em 1970 a Faculdade de Ciências Administrativas, Contábeis e Econômicas de Ijuí (FACACEI). Em 1976 é implantado o Centro de Ciências Agrárias (CeCA) e em 1980, a Escola de Enfermagem de Ijuí (EEI).
Com o passar dos anos, cada vez mais as atividades de extensão universitária foram assumindo a forma de programas e projetos específicos.
Em substituição às Faculdades da FIDENE, em 1981 foram criados os Centros Integrados de Ensino Superior de Ijuí que, em 1985, através do reconhecimento da Universidade de Ijuí (UNIJUÍ), consolidou a estrutura organizacional presente até hoje, com denominação renovada em 1994 para Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

A forma de entrada das fitas cassetes no Arquivo se dá pelo recolhimento através do Sistema de Arquivos Fidene ou através de doação registradas em Carta de Doação.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O fundo documental Fidene consiste em documentos sonoros relacionados às funções de Administração Geral, Extensão, Pesquisa, Organização e Funcionamento e Administração de Pessoal. Consiste em áudios de cerimônias, acordos, ajustes, contratos e convênios, solenidades, comemorações e homenagens, eventos de extensão, realização de palestras e conferencias, realização de exposições, elaboração de políticas, concepção, organização e funcionamento, coleta de dados, realização de pesquisa, aperfeiçoamento e desenvolvimento, atos públicos, posses, inaugurações, palestras, cursos, treinamentos, entrevistas, coleta de dados para a pesquisa, atos de reconhecimento.

Avaliação, seleção e eliminação

Não foram encontrados registros de eliminação.

Incorporações

Este acervo está em processo de organização, e poderão ser incorporados outros documentos sonoros recolhidos ao Museu no decorrer do processo.

Sistema de arranjo

Organizado em séries documentais, por ordenação cronológica, tendo por base a Portaria nº 1.224, de 18 de dezembro de 2013, e a Portaria n°1.261 de 23 de dezembro de 2013 do Ministério da Educação.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Devido ao seu caráter histórico a consulta é livre, através do software de descrição, acesso e difusão online ou pesquisa local.

Condiçoes de reprodução

Neste momento é desconhecida a restrição de acesso, caso tenha é informado.
As reproduções podem ser solicitadas via e-mail de pesquisa: madppesquisa@unijui.edu.br

Idioma do material

  • português

Sistema de escrita do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Pela especificidade dessa tipologia documental, perdas documentais podem ocorrer devidos a causas naturais, acarretando a sua deterioração, bem como da própria obsolescência tecnológica. Entretanto, durante a realização da pesquisa, esses fatos serão documentados.

    Instrumentos de descrição

    Existem índices de pesquisa por assunto e por autor para pesquisa local ou por e-mail institucional.

    Instrumento de pesquisa gerado

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Praticamente a totalidade do acervo foi recolhida ao Arquivo Permanente da Fidene localizado no prédio do Museu Antropológico Diretor Pestana.

    Existência e localização de cópias

    Não há conhecimento da existência de cópias em outro local.

    Unidades de descrição relacionadas

    Descrições relacionadas

    Zona das notas

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    FIDENE

    Identificador da instituição

    Museu Antropológico Diretor Pestaba

    Regras ou convenções utilizadas

    Conselho Internacional de Arquivos. ISDIAH: Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico/Conselho
    Internacional de Arquivos; tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009.

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    20 de novembro de 2015

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        BRUM, Argemiro J. Universidade Regional do Noroeste do estado do rio Grande do Sul: UNIJUí: uma experiência de universidade comunitária: sua história, suas idéias. 2. ed. rev. e atual. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1998.
        Disponível em: https://www.unijui.edu.br/fidene/historico. Acesso em 20 de nov. 2015.
        MARQUES, Mário Osório. Universidade emergente: o ensino superior brasileiro em Ijuí (RS) de 1957 a 1983. Ijuí, FIDENE, 1984.

        Nota do arquivista

        Elaboração da descrição: arquivista Sandra Schinwelski Maldaner (Organização dos documentos sonoros, constituídos por fitas cassete, produto de defesa da dissertação de sua autoria "Documento sonoro como patrimônio arquivístico documental: um ambiente de descrição, difusão e acesso para o Museu Antropológico Diretor Pestana", 2016).
        Atualização de informações do guia: arquivista Amanda Keiko Higashi.

        Área de ingresso